book_icon

Plataforma Mosaic da CommScope agiliza a implementação do 5G

Engenharia inovadora ajuda as operadoras de telecomunicações a capitalizar os bilhões gastos em infraestrutura e nos leilões do novo espectro

Plataforma Mosaic da CommScope agiliza a implementação do 5G

À medida que novas bandas de frequência se tornam disponíveis, as operadoras de telecomunicações são pressionadas no sentido de maximizar seus investimentos e implantar rapidamente o espectro. Para lidar com esse senso de urgência, a CommScope acaba de lançar a Mosaic, uma nova plataforma de antena ativa/passiva que ajuda as operadoras a simplificar e acelerar a implantação de torres relacionadas ao 5G.

O design agnóstico de hardware modular de rádio da Mosaic ajuda as operadoras de rede móvel a implementar a cobertura 5G e, ao mesmo tempo, oferece suporte para as estruturas de 4G herdadas, que ainda têm anos lucrativos pela frente. A adição de recursos de 5G geralmente impõe a necessidade de novos equipamentos de torre, entre os quais Active Antenna Systems (AAS) que suportam capacidades de massive MIMO. A plataforma Mosaic, da CommScope, permite que as operadoras combinem recursos de antena ativa e passiva de forma a simplificar as complexidades no topo da torre e a reduzir o espaço ocupado e a carga de vento, preservando o desempenho de todas as tecnologias.

A engenharia inteligente por trás da Mosaic oferece uma solução pragmática para adicionar capacidade e, ao mesmo tempo, maximiza os investimentos anteriores em espectro e localização de células 4G 

“Estima-se que as operadoras gastarão globalmente cerca de US$ 1 trilhão (2019-2025) em recursos para modernização ou expansão, Capex de redes, à medida que capturam o crescimento emergente do 5G. A engenharia inteligente por trás da Mosaic oferece uma solução pragmática para adicionar capacidade e, ao mesmo tempo, maximiza os investimentos anteriores em espectro e localização de células 4G”, explica Farid Firouzbakht, vice-presidente sênior da CommScope e presidente da área de redes wireless externas. “A CommScope está eliminando um desafio significativo na implementação do 5G, para que as operadoras possam priorizar formas de monetizar suas redes com a conectividade 5G super-rápida”, acrescentou.

Anteriormente, a utilização de diferentes tecnologias e gerações de tecnologia em um único local podiam causar interferência e afetar o desempenho da rede. O design compacto da Mosaic resolve esses entraves e garante que a infraestrutura ativa em 4G possa coexistir com novas antenas 5G.

A plataforma Mosaic reduz o espaço ocupado no topo da torre, fornecendo a capacidade de montar equipamentos MIMO AAS na parte traseira de uma antena passiva convencional, mediante o uso de tecnologia avançada e práticas de design modular. A variedade de contagem e comprimento de portas disponível no módulo de antena passiva também facilita a atualização para 5G mMIMO, além de oferecer suporte a todas as bandas sub-6 GHz já existentes.

À medida que as operadoras aumentam a cobertura 5G em suas redes, os consumidores continuarão a investir em smartphones com esse espectro. Além de velocidades móveis mais rápidas, o setor testará novas formas de uso em carros autônomos, experiências personalizadas em eventos esportivos e entretenimento, colares de gado com conexão 5G em fazendas, exames de ultrassom controlados a distância, cirurgias remotas e muito mais. O espectro utilizado para esses novos serviços exigirá densificação e inovações em engenharia. A plataforma Mosaic foi projetada para ajudar as operadoras a acelerar essa demanda e, ao mesmo tempo em que suportam as redes 4G já existentes.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.