book_icon

Com apoio da AX4B, Edifício Acaiaca acelera levantamento adotando BIM Revit, da Autodesk

BIM 360 / Revit permite maior controle e exatidão em projetar, construir e operar edifícios

Com apoio da AX4B, Edifício Acaiaca acelera levantamento adotando BIM Revit, da Autodesk

Sendo Gold Partner Autodesk e com time técnico especializado em projetos de Engenharia e Construção, a AX4B, dentro das funcionalidades que a Autodesk oferece, conta com modelo BIM em projeto do Edifício Acaiaca, em Belo Horizonte.

O arquiteto responsável pelo projeto Acaiaca, Alexandre E. Fraga Coelho, explica que toda a modelagem do projeto foi feita no REVIT, diferencial esse que pode contemplar os dois modelos, tanto o existente quanto às modificações que foram aprovadas, a serem executadas, o que garante a precisão e especificidade de cada detalhe.

Por ser um edifício tombado, o desafio se tornou ainda maior pois toda a fachada da construção não pode ser removida ou sofrer qualquer tipo de alteração

Se tratando de um projeto icônico, o responsável diz que através da modelagem precisa, foi possível o aproveitamento de parte da estrutura do telhado do edifício existente, na utilização da estrutura de um café que fará parte do plano futuro, o que deixa o conceito do edifício especial e único.

PROJETO APROVADO
Revitalização do Edifício Acaiaca, em Belo Horizonte.
Edifício Acaiaca – Patrimônio Cultural Brasileiro
O edifício Acaiaca, de Belo Horizonte, foi construído na década de 1940, com cerca de 130 metros de altura, e 30 andares, faz parte do patrimônio cultural brasileiro, e encontra-se atualmente em fase de revitalização, na cidade.

Alexandre destaca que tanto o REVIT e quanto o BIM, foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. Inicialmente a ideia era fazer o levantamento BIM do edifício existente. “Foi sugerido que se fizesse o levantamento da fachada por Drone’’, aponta.

Por ser um edifício tombado, o desafio se tornou ainda maior pois toda a fachada da construção não pode ser removida ou sofrer qualquer tipo de alteração.

De acordo com ele, o projeto inicial era fazer o levantamento pelos processos tradicionais, mas ao longo do tempo, identificou-se que levaria muito tempo para a conclusão do mesmo, então foi inserida a utilização de laser scan. Alexandre relata que com o levantamento manual com trena laser, foi possível fazer cinco pavimentos em dois dias, já com o levantamento laser scan, 31 pavimentos em um dia e meio.

O arquiteto destaca que o modelo BIM, permite estudar o projeto de uma maneira muito mais realista, e com isso o resultado é mais rápido com muito mais precisão. Ainda de acordo com ele:” Hoje tem-se o modelo federado VIVO HBIM do Acaiaca, onde todas as intervenções que são feitas passam por este modelo ficam registradas nos modelos e na documentação adicionada ao BIM 360’’, conclui.

Com o projeto arquitetônico desenvolvido e aprovado, a obra teria previsão para ser entregue em meados de 2023, porém aguarda incentivo financeiro para a execução final.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.