book_icon

Relatório da IBM e Celonis revela as prioridades dos líderes de Supply Chain

Os resultados indicam que as organizações estão procurando maneiras de modernizar suas cadeias de suprimentos, adotando dados e estratégias de Nuvem híbrida, além de priorizar a sustentabilidade

Relatório da IBM e Celonis revela as prioridades dos líderes de Supply Chain

De acordo com os resultados de um novo estudo da IBM e da Celonis sobre resiliência da cadeia de suprimentos, os Chief Supply Chain Officers (CSCOs) reconhecem que a Nuvem híbrida, IA, mineração de processos e gerenciamento de execução ajudaram a superar as interrupções que eles enfrentaram nos últimos dois anos. Na verdade, 72% dos CSCOs pesquisados ​​esperam que seus processos e fluxos de trabalho sejam automatizados nos próximos três a cinco anos, e 69% planejam acelerar a adoção da Nuvem para aprimorar o acesso a dados em tempo real.

O estudo, “The resilient digital supply chain: How intelligent workflows balance efficiency and sustainability”, conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em cooperação com Celonis e Oxford Economics, pesquisou quase 500 CSCOs em 10 setores, incluindo bancos, produtos de consumo, manufatura e automotivo. Os resultados do estudo indicam que as organizações estão procurando maneiras de modernizar suas cadeias de suprimentos, adotando dados e estratégias de Nuvem híbrida, além de priorizar a sustentabilidade.

Os diretores da cadeia de suprimentos sabem que precisam se adaptar, e em muitos casos são, mas muitas vezes não têm a visão necessária para realmente entender onde as mudanças precisam ser feitas

“A confluência dos desafios pós-Covid-19, questões de inflação e fornecimento, segurança e sustentabilidade levou ao ambiente operacional mais complexo dos negócios modernos. Isso forçou as organizações a repensar e reconstruir suas cadeias de suprimentos para serem mais ágeis, eficientes e e sustentável”, disse Jonathan Wright, sócio-gerente de Finanças e Transformação da Cadeia de Suprimentos da IBM Consulting. “Tecnologia e automação e inteligência alimentadas por dados são fundamentais não apenas para avaliar os fluxos de trabalho e ineficiências atuais, mas também para identificar novas oportunidades”, completou.

A pesquisa de CSCOs reforçou as seguintes questões:

Os principais desafios que as CSCOs estão enfrentando

– 80% dos CSCOs disseram que a volatilidade da demanda é um grande desafio, enquanto 77% mencionaram o aumento do custo de transporte e logística.
– Custos à parte, 76% citaram a disponibilidade de transporte e logística como um dos principais desafios.
– Esses desafios levam a oportunidades perdidas: 71% disseram que estoques mais baixos de matérias-primas e produtos acabados levaram a rupturas de estoque e vendas perdidas. E 60% tiveram que agilizar os produtos para os clientes, levando a maiores custos de transporte.

Nuvem híbrida, gerenciamento de execução, IA e automação podem ajudar os CSCOs a aproveitar as oportunidades

Os CSCOs estão buscando estratégias agressivas baseadas em dados para construir cadeias de suprimentos mais inteligentes e ágeis que possam ajudar a melhorar a resiliência e a sustentabilidade. Na verdade:

– Quase nove em cada dez (87%) CSCOs estão implementando o gerenciamento de execução e 77% estão implementando a mineração de processos e tarefas para modernizar suas operações.
– Até 2025, 83% dos CSCOs planejam introduzir o gerenciamento de inventário em tempo real habilitado para IA.
– 74% dos CSCOs dizem que a integração de nuvem híbrida é crucial para acelerar e permitir a Transformação Digital das cadeias de suprimentos.
– 81% estão buscando processos e fluxos de trabalho habilitados para IA para detecção de demanda em tempo real.
– Cerca de 72% esperam que a maioria de seus processos e fluxos de trabalho sejam automatizados nos próximos três a cinco anos, enquanto 27% esperam que seus fluxos de trabalho sejam habilitados para IA no mesmo período – aumentando para 33% até 2030.

Colocando a sustentabilidade acima do lucro

66% dos CSCOs pesquisados ​​disseram que a sustentabilidade é um elemento central do valor geral do negócio. Mais da metade (51%) dos CSCOs pesquisados ​​disseram que estariam dispostos a sacrificar o lucro – em média 5% para melhorar os resultados de sustentabilidade – o que equivale a US$ 22 bilhões para empresas da Fortune 500 nos EUA em um ano.

Para esse fim, os CSCOs identificam várias ações específicas que planejam realizar nos próximos três anos em busca dos objetivos da economia circular:

– 47% estão iniciando o projeto de ciclo de vida completo de seus materiais e produtos para expandir a reutilização de materiais e reduzir o desperdício.
– 44% planejam melhorar a eficiência energética de seus produtos e serviços.
– 35% planejam desenvolver novos produtos e serviços baseados em componentes de energia renovável e 30% esperam projetar novos produtos e serviços com zero desperdício.

Os três principais benefícios esperados das iniciativas de sustentabilidade foram: cumprir a regulamentação ambiental, reduzir o risco de reputação e impulsionar novas áreas de inovação. Esses ganhos não podem ser realizados sem um processo meticuloso de monitoramento de um conjunto distinto de metas de sustentabilidade. Cerca de 55% dos CSCOs disseram que nos próximos três anos esperam incorporar monitoramento e relatórios em tempo real sobre sustentabilidade ambiental e social.

“Eliminar as ineficiências dos principais processos da cadeia de suprimentos representa uma enorme oportunidade para reduzir as emissões de carbono em escala”, disse Janina Nakladal, diretora global de Sustentabilidade da Celonis. “Os diretores da cadeia de suprimentos sabem que precisam se adaptar, e em muitos casos são, mas muitas vezes não têm a visão necessária para realmente entender onde as mudanças precisam ser feitas – e não têm o conjunto de ferramentas para conduzir a mudança. Nossa pesquisa mostra que a tecnologia atualmente disponível – mineração de processos e nuvens híbridas – pode dar aos CSCOs essa visão para transformar completamente suas cadeias de suprimentos”, observou.

Recomendações

O estudo revelou que as CSCOs podem tomar medidas acionáveis ​​para desenvolver e operar cadeias de suprimentos sustentáveis ​​e informadas por dados. Essas etapas incluem:

– Explore novos modelos de negócios que amplificam a resiliência – implemente IA e aprendizado de máquina para permitir melhor reconhecimento de padrões, otimização de fluxo de trabalho e coleta de soluções. Conte também com um modelo de Nuvem híbrida, aberta e segura para suavizar e acelerar fluxos de trabalho inteligentes estendidos.
– Invista consistentemente no potencial de automação de curto e longo prazo – desenvolva recursos robustos de IA e automação para acelerar insights e tomada de decisões. Aproveite a cocriação, a coexecução e a cooperação para acelerar o desenvolvimento de ideias.
– Faça da sustentabilidade uma das suas prioridades de negócios mais importantes – operacionalize um conjunto completo de iniciativas ESG e extraia dados em todos os processos da sua cadeia de suprimentos.

Serviço
www.ibm.com

cadeia de suprimentos

Celonis

CSCO

ESG

IA

IBM

IBV

Nuvem híbrida

SupplynChain

Sustentabilidade

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento