book_icon

GitHub divulga suporte aprimorado para projetos múltiplos repositórios e monorepo no Codespaces

O GitHub está lançando melhorias que simplificarão a experiência no Codespaces ao trabalhar com projetos de múltiplos repositórios e monorepos (um repositório que armazena vários projetos)

GitHub divulga suporte aprimorado para projetos múltiplos repositórios e monorepo no Codespaces

O GitHub está lançando melhorias que simplificarão a experiência no Codespaces ao trabalhar com projetos de múltiplos repositórios e monorepos (um repositório que armazena vários projetos). Os Codespaces são ambientes de desenvolvimento instantâneos baseados em Nuvem que visam maximizar a produtividade, eliminando os tempos de configuração, independentemente do tipo, tamanho e complexidade de seus projetos.

Com nossa versão inicial, queríamos abordar o tipo mais comum de projetos hospedados no GitHub: aplicativos nativos da Nuvem hospedados em um repositório único. À medida que a adoção da organização começou a aumentar, percebemos rapidamente que precisávamos oferecer suporte a tipos adicionais de projetos que exigiam soluções alternativas extensas. Com esta atualização mais recente, estamos empolgados em lançar suporte aprimorado para projetos de múltiplos repositórios e monorepos.

Configuração do Codespaces para microsserviços
Muitos de vocês nos disseram que costumam trabalhar com vários repositórios entrelaçados para seus projetos. Talvez haja um serviço de cobrança, um serviço de eventos, um serviço de autorização, e todos eles dependem um do outro. Ao desenvolver um recurso que abrange muitos desses serviços, convém clonar e interagir com cada repositório em seu Codespace.

Com esse cenário em mente, adicionamos a capacidade de os usuários configurarem quais permissões seu codespace deve ter na criação. Isso significa que os usuários não precisarão mais configurar um token de acesso pessoal dentro de seu codespace para clonar ou criar pull requests para outros repositórios.

Ainda melhor, agora você pode especificar essas permissões de repositório em seu contêiner de desenvolvimento, sob a chave: customizations.codespaces.repositories assim possibilitando que cada desenvolvedor forneça o conjunto correto de permissões enquanto trabalha no projeto.

No futuro, planejamos tornar ainda mais simples trabalhar com microsserviços no Codespaces, clonando automaticamente em vários serviços e permitindo que você configure como seu ambiente é inicializado para executar cada repositório.

Configuração do Codespaces para monorepos
Se você faz parte de uma organização maior e tem muitas equipes trabalhando em um repositório, pode ter desejado que houvesse uma maneira fácil de ter uma configuração de codespace diferente para cada equipe. O GitHub ouviu você em alto e bom som e estamos felizes em anunciar que o Codespaces agora suporta múltiplos arquivos `devcontainer.json` dentro de seu diretório `.devcontainer`, desde que sigam o padrão de .devcontainer/${DIR}/devcontainer.json. Se existirem várias configurações, os usuários poderão selecionar uma configuração específica no momento da criação do Codespace, permitindo uma melhor personalização e entendimento das necessidades das equipes.

Por exemplo, imagine que sua equipe de documentos trabalhe principalmente em alguns diretórios e precisa apenas de uma configuração leve para atualizar os arquivos Markdown. Com a atualização do Codespaces para monorepos, é possível ter um devcontainer.json específico para configurar o ambiente de documentos e obter um repositório linter, que é uma ferramenta útil ao escrever e editar documentação.

Criação avançada
À medida que crescemos para lidar com tipos e cenários de projetos mais diversos, também queremos garantir que continuemos a fornecer a facilidade de criação de ambientes por meio de experiências simples de um clique que não exigem que você gaste tempo entendendo várias opções de configuração.

No entanto, se você precisar de mais flexibilidade, criamos um novo fluxo de criação avançado para o Codespaces que permite selecionar várias opções, como ramificação, região, tipo de máquina e configuração de contêiner de desenvolvimento ao criar seu Codespace.

Se você quiser pular o fluxo de criação avançada, basta selecionar “Criar espaço de código em <nome da ramificação>” e um espaço de código com a configuração padrão será criado, explica Gabe Dominguez, engenheiro de software, GitHub.

Se você quiser pular o fluxo de criação avançada, basta selecionar “Criar espaço de código em <nome da ramificação>” e ele criará um espaço de código com a configuração padrão.

Como começar?
Acreditamos que esses três novos recursos permitirão que organizações maiores tenham uma experiência mais tranquila à medida que integram e escalam com o Codespaces. Administradores de repositório podem criar vários contêineres de desenvolvimento, cada um com conjuntos de permissões, scripts de configuração e uma configuração de codespace específica para determinadas equipes. E, os desenvolvedores poderão selecionar o contêiner de desenvolvimento ideal, tipo de máquina e região durante a criação do codespace com o fluxo de criação avançado conforme necessário. Há algo para todos com o Codespaces!

Codespaces

Gabe Dominguez

GitHub

projetos múltiplos repositórios e monorepo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento