book_icon

AMD apresenta combinações de CPUs e GPUs para diferentes tipos de consumidor

O mercado de desktops tem experienciado uma franca expansão nos últimos anos. De acordo com pesquisa do IDC Brasil, no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 19.7% nas vendas em comparação ao mesmo período em 2020, ano cujo crescimento também foi expressivo

AMD apresenta combinações de CPUs e GPUs para diferentes tipos de consumidor

O mercado de desktops tem experienciado uma franca expansão nos últimos anos. De acordo com pesquisa do IDC Brasil, no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 19.7% nas vendas em comparação ao mesmo período em 2020, ano cujo crescimento também foi expressivo. A possibilidade de personalização, fácil montagem e grande quantidade de entusiastas podem explicar a sua permanência no mercado de máquinas. “Muitas pessoas acreditavam que o desktop seria substituído pelos notebooks. No entanto, vemos cada vez mais o interesse por computadores.”, comenta Artur de Oliveira, gerente de vendas de CPUs.

Para montar um PC sem gargalos, é preciso atenção a alguns detalhes essenciais, como a compatibilidade dos componentes e dos periféricos. “Não há por que investir em uma placa de vídeo top de linha se o seu processador formar um gargalo, por exemplo, a menos que seja um plano de upgrade futuro. Por isso, recomendamos checar todas as especificações e compatibilidade de todos os componentes antes de realizar a compra”, alerta Patrícia Lenny, Head da unidade de negócios de GPUs na AMD.

É necessário, também, ter em mente qual será a finalidade do desktop para escolher a melhor combinação e custo/benefício 

É necessário, também, ter em mente qual será a finalidade do desktop para escolher a melhor combinação e custo/benefício. Na AMD, existe uma gama de opções para cada tipo de consumidor, desde os usuários que utilizam apenas o pacote Office e a internet aos competidores de e-sports e profissionais de criação. Confira algumas combinações de CPUs e GPUs para extrair a melhor performance de cada produto:

Ryzen 5000G: Para os gamers e usuários casuais, uma opção com menor custo de aquisição são processadores com gráficos integrados. Os processadores Ryzen com placa de vídeo Radeon integrada dispensam a necessidade de investir em uma placa de vídeo dedicada, entregando uma ótima performance. O Ryzen 5700G e o Ryzen 5600G são capazes de rodar games triple A com ótima qualidade, principalmente em jogos competitivos, além de ter performance excelente para cargas de trabalho menos demandantes.

Ryzen 5 5600X+ Radeon RX 6600: A combinação desses componentes é ideal para aqueles que gostam de jogar em full HD. A placa de vídeo possui 32 MB de Infinity Cache e suporte a Raytracing e ao FidelityFX Super Resolution, tecnologias que garantem mais qualidade nas imagens. Já o Ryzen 5 5600X possui 32MB de L3 cache, 12 threads e 6 cores, numa combinação que também tem excelente performance para multitarefas ou realizar streaming em qualidade menos demandante.

Ryzen 9 5950X + RX 6900 XT: Para maior qualidade esta combinação permite altas taxas de FPS a uma temperatura extremamente baixa. O Ryzen 9 5950 X possui 16 cores e 32 threads e pode ser utilizado tanto para games como para a criação e produção de vídeos, streaming e edição de imagens com alta performance em softwares mais demandantes. A placa de vídeo 6900XT, por sua vez, é alimentada pela arquitetura AMD RDNA 2, oferecendo 128 MB do mais novo AMD Infinity Cache e 16GB de memória GDDR6 dedicada. Ela é capaz de oferecer taxas de quadro ultra altas e jogos em resolução 4K de alto nível.

Ryzen Threadripper + AMD Radeon PRO W6400: Nessa combinação, temos uma máquina super poderosa com grande capacidade de renderização para que produtores de conteúdo, engenheiros e artistas obtenham um resultado mais real da sua visão. Considerado o processador para desktop mais poderoso do mundo, o AMD Ryzen Threadripper possui 64 núcleos e 128 threads. Atualmente grandes empresas de jogos, como a EPIC Games, utilizam o processador para a criação de seus games mais famosos reduzindo seu tempo de produção.

Além do processador e da placa de vídeo integrada ou dedicada, deve-se levar em consideração outros produtos para montar um setup com desempenho como uma placa-mãe, memória RAM, fonte de alimentação, case e cooler.

Serviço
amd.com.br.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.