O mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes cresceu quase 12% em 2021 em comparação com 2020, com remessas de mais de 895 milhões de dispositivos, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker da IDC. Apesar da volatilidade do mercado devido à pandemia de Covid-19 e seu impacto nas cadeias de suprimentos, bem como nos choques do lado da demanda, a IDC antecipa que o mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes verá um crescimento constante nos próximos cinco anos, à medida que os usuários domésticos expandem seus ecossistemas domésticos inteligentes e buscam experiências conectadas mais sofisticadas. O crescimento do mercado também será impulsionado pela alta penetração da banda larga e pelo número crescente de redes domésticas sem fio, embora as preocupações dos consumidores com privacidade, segurança, custos e interoperabilidade irão restringir o desenvolvimento do mercado no futuro próximo.
“A noção de casa inteligente é bem e verdadeiramente dominante em muitas partes do mundo agora. Os dispositivos domésticos inteligentes provaram seu mérito durante a pandemia global por agregar valor significativo à vida das pessoas em casa, como facilitar o isolamento social, aumentar a segurança doméstica e oferecer conveniência e entretenimento, entre outros benefícios. O mercado está pronto para um crescimento sólido, apesar das interrupções contínuas das cadeias de suprimentos, logística e economias desiguais em todo o mundo.” disse Adam Wright, analista sênior de Pesquisa da Internet das Coisas da IDC.
A América do Norte deteve a maior parte dos embarques de unidades em 2021 e cresceu 11,4% ano a ano. A região Ásia/Pacífico foi o segundo maior segmento em volume de embarques com 31% dos embarques e teve uma taxa de crescimento ano a ano de 10,8%. A Europa Ocidental e a América Latina apresentaram crescimento sólido de 14,8% e 11,2%, respectivamente.
“Embora haja muito crescimento no mercado doméstico inteligente, ainda há desafios à frente, pois a falta de interoperabilidade e a longevidade de OEMs menores são problemas que afetarão negativamente o mercado”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Embora o próximo padrão Matter ajude a negar algumas dessas preocupações, os OEMs ainda precisarão oferecer um componente de serviços robusto além do hardware para permanecerem relevantes”, afirmou.
Dispositivos de entretenimento de vídeo em rede – como Smart TVs, streaming sticks e decodificadores conectados à Internet – detiveram o maior volume de remessas com 34,7% de participação e cresceram 4,8% ano a ano em 2021. É a categoria de dispositivos com crescimento mais rápido, com taxa anual composta (CAGR) de 23,6% em cinco anos. Conduzir o crescimento do mercado em nível global está aumentando a penetração da banda larga, aumentando a renda disponível e aumentando a conscientização do consumidor sobre dispositivos domésticos inteligentes e a economia de custos, conveniência e eficiência energética que eles podem oferecer.
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