Estamos entrando em uma nova era onde a energia elétrica não é mais gerada de modo centralizado. Em vez disso, ela pode ser produzida localmente, utilizada, armazenada ou vendida. Nesse ambiente, podemos visualizar tais pontos de geração e armazenamento como componentes de um grid, incluindo uma casa, uma fábrica, um prédio de escritórios, um Data Center e muito mais.
A Eaton chama este modelo de “Everything as a Grid”, que é um dos principais focos das novas soluções lançadas pela empresa. Os no-breaks são grandes armazenadores de energia, e, portanto, desempenham um importante papel neste conceito.
Por isso, a Eaton desenvolveu a tecnologia EnergyAware para permitir, através de seus no-breaks, que Data Centers e instalações críticas, por exemplo, monetizem ativos subutilizados, obtenham novas receitas, reduzam custos de energia e melhorem a sustentabilidade, enquanto continuam a fornecer funções vitais de qualidade de energia e backup. Com ela, os no-breaks ao invés de ficarem em stand-by na maior parte do tempo, passam a atuar constantemente, monitorando rede e baterias através de algoritmos inteligentes que avaliam os melhores momentos para armazenar ou descarregar.
Quando a energia for mais abundante e barata, eles irão armazená-la o máximo possível. Se o fornecimento for interrompido ou as tarifas estiverem altas, usarão a energia “barata” estocada para alimentar cargas críticas. E o que sobrar, poderá ser comercializado, sempre que for possível e oportuno.
Tudo isso requer muita inteligência embarcada e os no-breaks Eaton tradicionalmente sempre se destacaram por essa característica, através de sistemas e softwares de gestão e monitoramento. A evolução destas ferramentas para interagir com o grid de energia em “mão dupla” veio, portanto, como uma consequência natural.
Além do EnergyAware, a Eaton equipa sua nova geração de no-breaks com tecnologias que maximizam sua capacidade de armazenamento de energia, o que é essencial para atuarem no “Everything as a Grid”. Por exemplo, na medida em que as baterias são mais exigidas em ciclos de carga e descarga, foi necessário desenvolver softwares para assegurar que isso não impactasse em sua vida útil. Neste caso, uma nova solução equipa a nova geração de no-breaks Eaton. O Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) foi pensado especialmente para baterias de íons de lítio e fornece monitoramento contínuo da temperatura da célula, ciclos de bateria e vida útil restante.
Igualmente importante neste contexto é o balanceamento de cargas, para o qual a Eaton desenvolveu o sistema VMMS (Variable Module Management System). Como o próprio nome sugere, ele gerencia o sistema no-break em módulos de energia redundantes, ativando a transferência de carga entre tais módulos quando necessário. Desta forma ele otimiza tanto a eficiência quanto maximiza a vida útil. O VMMS está atualmente disponível para o no-break Power Xpert 9395P.
É interessante observar que muitas empresas utilizam grupos geradores para realizar a função de peak shaving e com as soluções para o “Everything as a Grid” da Eaton, seu uso também pode ser reduzido, economizando diesel, cujo custo não para de subir. Softwares como o Intelligent Power Manager da Eaton permitem monitorar todos os elementos da infraestrutura elétrica e desta forma integrar a gestão e sinergia entre no-breaks e geradores de energia.
A oportunidade que a abordagem “Everything as a Grid” da Eaton traz oferece novos paradigmas de resiliência energética, cortando custos, criando novos fluxos de receita e apoiando um mundo muito mais sustentável.
Serviço
www.eaton.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo