book_icon

Eaton renova o conceito de “Everything as a Grid”, baseado em no-breaks inteligentes

Na medida em que as baterias são mais exigidas em ciclos de carga e descarga, foi necessário desenvolver softwares para assegurar que isso não impactasse em sua vida útil

Eaton renova o conceito de “Everything as a Grid”, baseado em no-breaks inteligentes

Estamos entrando em uma nova era onde a energia elétrica não é mais gerada de modo centralizado. Em vez disso, ela pode ser produzida localmente, utilizada, armazenada ou vendida. Nesse ambiente, podemos visualizar tais pontos de geração e armazenamento como componentes de um grid, incluindo uma casa, uma fábrica, um prédio de escritórios, um Data Center e muito mais.

A Eaton chama este modelo de “Everything as a Grid”, que é um dos principais focos das novas soluções lançadas pela empresa. Os no-breaks são grandes armazenadores de energia, e, portanto, desempenham um importante papel neste conceito.

Quando a energia for mais abundante e barata, eles irão armazená-la o máximo possível 

Por isso, a Eaton desenvolveu a tecnologia EnergyAware para permitir, através de seus no-breaks, que Data Centers e instalações críticas, por exemplo, monetizem ativos subutilizados, obtenham novas receitas, reduzam custos de energia e melhorem a sustentabilidade, enquanto continuam a fornecer funções vitais de qualidade de energia e backup. Com ela, os no-breaks ao invés de ficarem em stand-by na maior parte do tempo, passam a atuar constantemente, monitorando rede e baterias através de algoritmos inteligentes que avaliam os melhores momentos para armazenar ou descarregar.

Quando a energia for mais abundante e barata, eles irão armazená-la o máximo possível. Se o fornecimento for interrompido ou as tarifas estiverem altas, usarão a energia “barata” estocada para alimentar cargas críticas. E o que sobrar, poderá ser comercializado, sempre que for possível e oportuno.

Tudo isso requer muita inteligência embarcada e os no-breaks Eaton tradicionalmente sempre se destacaram por essa característica, através de sistemas e softwares de gestão e monitoramento. A evolução destas ferramentas para interagir com o grid de energia em “mão dupla” veio, portanto, como uma consequência natural.

Além do EnergyAware, a Eaton equipa sua nova geração de no-breaks com tecnologias que maximizam sua capacidade de armazenamento de energia, o que é essencial para atuarem no “Everything as a Grid”. Por exemplo, na medida em que as baterias são mais exigidas em ciclos de carga e descarga, foi necessário desenvolver softwares para assegurar que isso não impactasse em sua vida útil. Neste caso, uma nova solução equipa a nova geração de no-breaks Eaton. O Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) foi pensado especialmente para baterias de íons de lítio e fornece monitoramento contínuo da temperatura da célula, ciclos de bateria e vida útil restante.

Igualmente importante neste contexto é o balanceamento de cargas, para o qual a Eaton desenvolveu o sistema VMMS (Variable Module Management System). Como o próprio nome sugere, ele gerencia o sistema no-break em módulos de energia redundantes, ativando a transferência de carga entre tais módulos quando necessário. Desta forma ele otimiza tanto a eficiência quanto maximiza a vida útil. O VMMS está atualmente disponível para o no-break Power Xpert 9395P.

É interessante observar que muitas empresas utilizam grupos geradores para realizar a função de peak shaving e com as soluções para o “Everything as a Grid” da Eaton, seu uso também pode ser reduzido, economizando diesel, cujo custo não para de subir. Softwares como o Intelligent Power Manager da Eaton permitem monitorar todos os elementos da infraestrutura elétrica e desta forma integrar a gestão e sinergia entre no-breaks e geradores de energia.

A oportunidade que a abordagem “Everything as a Grid” da Eaton traz oferece novos paradigmas de resiliência energética, cortando custos, criando novos fluxos de receita e apoiando um mundo muito mais sustentável.

Serviço
www.eaton.com.br

Eaton

Everything as a Grid

no-breaks inteligentes

Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS)

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento