A Nuvemshop, provedora de plataforma de e-commerce, em parceria com o portal E-commerce Brasil, desenvolveu um estudo sobre as principais tendências do e-commerce, com apoio da ABComm e a empresa de logística Mandaê. A pesquisa “Futuro do E-commerce” revela o nível de conhecimento dos lojistas sobre novas tecnologias e estratégias de vendas. O estudo também aponta quais as soluções são mais utilizadas e, por outro lado, quais são as novas ferramentas menos exploradas no mercado. Além disso, mostra quão preparados os empreendedores se sentem em relação ao futuro de seus negócios no meio digital.
De acordo com o estudo, 87% dos empreendedores não se sentem totalmente preparados para o futuro. As pessoas que se sentem preparadas (apenas 11%) conhecem, em média, 60% das tecnologias e modelos de vendas citados na pesquisa, como suporte automatizado e reconhecimento facial, para desenvolver e modernizar suas lojas online, mas utilizam apenas 20% dessas tecnologias nos seus negócios. Por outro lado, as pessoas não-preparadas conhecem bem menos tecnologias, somente 32% das mapeadas, e apenas 8% delas são aplicadas no cotidiano. A tendência é que, quanto maior o conhecimento desses empreendedores em relação às novidades e tecnologias para vendas online, mais preparados eles costumam se sentir para o futuro.
“Mesmo com diferenças entre os empreendedores no que diz respeito à confiança no futuro, a capacitação tecnológica já é um fator catalisador para a modernização das estratégias de negócios. Sem dúvidas, mesmo diante de desafios que já são parte da jornada empreendedora, o futuro para os empreendedores que buscam e aderem às inovações será promissor”, comenta Luiz Natal, especialista em e-commerce e gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
Tecnologias e estratégias do e-commerce mais conhecidas pelas PMEs:
• Venda direta pelas redes sociais (92%)
• Uso de aplicativos (84%)
• Vendas B2B (84%)
• Logística reversa (78%)
Tecnologias mais utilizadas atualmente:
• Compras diretas em redes sociais (64%)
• Sites otimizados para dispositivos móveis (50%)
• Logística reversa (43%)
• Produtos personalizados (34%)
Diante desses dados, é possível verificar que a adaptabilidade dos lojistas para dispositivos móveis, seja por meio de sites responsivos ou pela venda em redes sociais, já é uma realidade e uma demanda dos consumidores no ambiente digital. Este fato, inclusive, já tinha aparecido no levantamento NuvemCommerce 2022, que mostrou que 80% das visitas e 71% das vendas feitas por lojas cadastradas na Nuvemshop aconteceram pelo celular em 2021.
Entre as oportunidades conhecidas, porém ainda pouco utilizadas, a principal é o live commerce, modalidade que combina transmissões de vídeo ao vivo com vendas de produtos, muitas vezes com a participação de influenciadores. Nesse caso, 66% dos entrevistados conhecem esta modalidade de vendas, mas apenas 10% a utilizam. O suporte automatizado ao cliente ocupa o segundo lugar: 55% dos lojistas conhecem a solução, mas apenas 13% a utilizam.
Apostas para o futuro
A maioria dos empreendedores no digital deve investir em compras diretas em rede social (65%), logística reversa (56%) e produtos com marca própria (54%). O formato de vendas multicanal, que possibilita que o consumidor compre online e retire presencialmente e vice-versa, também é uma das tendências que deve ser adotada por 44% dos lojistas. Outro dado relevante mostra que 68% dos empreendedores possuem conhecimento sobre comércio sustentável e produtos verdes e 35% pretendem trazer estas realidades para seus pequenos e médios negócios.
Em relação ao segmento de pagamentos, a modalidade de compras parceladas, bastante comum no varejo brasileiro graças, principalmente, ao uso de cartões de crédito, está ganhando novas possibilidades no e-commerce. O estudo também aponta que alguns empreendedores permitem, inclusive, que o consumidor só pague pelo produto após recebê-lo em sua residência (5% dos entrevistados já adotam essa estratégia). “Além do cartão e do boleto, já há lojas online que possibilitam o parcelamento via Pix. Esse novo recurso vem ganhando espaço no e-commerce e é uma alternativa bacana para os clientes que não querem comprometer a fatura do cartão com parcelas de compras ou que não têm acesso a um cartão de crédito. Essa é uma das possibilidades da tendência ‘compre agora, pague depois’, que deve crescer no futuro”, explica Natal.
Tecnologias como Realidade Virtual, reconhecimento facial e o uso de criptomoedas estão ganhando espaço. No entanto, apesar de bastante conhecidas entre os lojistas, ainda estão distantes de se tornarem parte do cotidiano dos varejistas de e-commerce devido à falta de aplicabilidade no meio digital.
Serviço
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