book_icon

Para celebrar o Dia da Terra, Dell anuncia notebooks mais sustentáveis

Projetar e fabricar equipamentos com material sustentável é somente metade da história da economia circular — reduzir os resíduos eletrônicos ao manter os produtos e materiais em uso por tanto tempo quanto possível por meio de reparo, reutilização e reciclagem é essencial 

Para celebrar o Dia da Terra, Dell anuncia notebooks mais sustentáveis

Em comemoração ao Dia da Terra, a Dell, líder no mercado brasileiro de PCs (desktops, notebooks e workstations) segundo o último relatório do IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker CY21Q4, anuncia o lançamento de novos produtos da série de notebooks corporativos Latitude 5000, que passam ser os mais sustentáveis de sua história, para ajudar a resolver os problemas crescentes de geração de resíduos e limitações de recursos no planeta.

Os lançamentos da série Latitude 5000 estão conectados também ao Conceito Luna, anunciado recentemente pela Dell. O projeto explora ideias de design revolucionárias para reduzir o uso de recursos e manter ainda mais materiais circulando na economia. As novidades reforçam o progresso da Dell em relação a suas ambiciosas metas de sustentabilidade e ainda trazem mais opções para os consumidores que cada vez mais priorizam o meio ambiente ao tomar decisões de compra.

Na última década, a Dell introduziu uma forte linha de inovações no uso de materiais sustentáveis, incluindo algumas implementações pioneiras na indústria 

“O objetivo da Dell é criar tecnologias que impulsionem o progresso humano. Somos inspirados pela oportunidade de mudar as coisas para melhor para nossas gerações futuras. Isso fica claro nas novas maneiras que projetamos e embalamos nossos produtos para ajudar a reduzir o impacto ambiental, os resíduos e as emissões”, afirma Rahul Tikoo, vice-presidente sênior de Client Produt Group da Dell Technologies. “Conforme construímos nossa liderança circular, damos um passo além, ao examinar, reexaminar e reconsiderar continuamente todas as etapas do ciclo de vida do produto para entregar produtos ainda mais sustentáveis no futuro.”

Latitude Série 5000: o uso de materiais sustentáveis mais inovador do mundo.
A série de notebooks corporativos Latitude 5000 é uma das mais completas do portfólio da empresa. Investir na sustentabilidade destes produtos ajuda a garantir que a Dell efetivamente entregue um impacto positivo ao meio ambiente em uma escala considerável. Os lançamentos da linha ainda contam com opções de design para aumentar o uso de conteúdo reciclado e reaproveitado, e incluem:

 A tampa do laptop, que passa a ser 71% constituída de material reciclável e renovável, incluindo bioplástico de árvores de upcycling da indústria do papel (21%), fibra de carbono recuperada (20%) e plástico reciclado pós-consumo (30%). Ao focar na segunda parte mais pesada do dispositivo — a tampa — a Dell garante um maior impacto de sustentabilidade, ajudando a reduzir o carbono, a água e a energia gastos na produção dos equipamentos.

 A base do sistema é criada com fibra de carbono recuperada (20%) e pés de borracha novos de base biológica feitos de óleo de mamona (39%). Esse elemento renovável reduz o uso de materiais baseados em petróleo.

 Essa série também é um marco importante no uso de plástico recolhido do oceano, que está sendo expandido da embalagem para os produtos. A série Latitude 5000 conta com plástico oceânico na carcaça do ventilador (28%).

Para proteger o produto, a série Latitude 5000 usa embalagem 100% feita de materiais reciclados ou renováveis, tudo completamente reciclável.

Trazendo materiais sustentáveis para mais plataformas e produtos
Na última década, a Dell introduziu uma forte linha de inovações no uso de materiais sustentáveis, incluindo algumas implementações pioneiras na indústria. Agora, a companhia está aumentando seus esforços e parcerias com a expansão de novos materiais sustentáveis e renováveis em mais produtos e plataformas.

Com a crescente conscientização sobre os problemas ambientais causados pelos plásticos depositados nos oceanos a cada ano, em 2017 a Dell lançou o primeiro projeto do setor de tecnologia a usar plásticos oceânicos em embalagens em escala comercial, com o objetivo de coletar esses resíduos antes que eles entrassem para as hidrovias e transformá-los em recursos. Desde então, a Dell aumentou drasticamente o uso, consumindo mais de 227.000 libras de plásticos oceânicos em mais de 5,1 milhões de bandejas e tampas para embalagens.

Além de expandir os plásticos oceânicos para a série Latitude 5000, eles também podem ser encontrados na carcaça do ventilador dos notebooks Precision da série 3000, e no ventilador e na carcaça do ventilador dos desktops Dell OptiPlex Micro, bem como nas workstations Precision. Além disso, a Dell também ampliou o uso deste material na série EcoLoop Pro de mochilas, cases e pastas que contam com 100% de plástico marinho no tecido principal externo.

A borracha de base biológica dos notebooks é derivada de mamona também pode ser encontrada no acolchoamento inferior do Latitude 7430 e 7530 e nas estações de trabalho móveis Precision série 3000 — aumentando a combinação de materiais renováveis da Dell.

Esses lançamentos se unem ao portfólio de materiais sustentáveis da Dell, que incluem plástico de upcycling e reciclado, fibra de carbono recuperada, alumínio produzido com energia hidro, plástico de base biológica e alumínio de ciclo fechado e ímãs de terras raras. Esses esforços foram recentemente reconhecidos pelo prêmio Sustainable Materials Management Awards da Agência de Proteção Ambiental (EPA), onde o uso da Dell de plástico de base biológica recebeu um troféu de “Cutting Edge Champion”, o piloto de alumínio de ciclo fechado recebeu o Sustained Excellence Award e os serviços de reciclagem receberam um Gold Recycling Award. Esses reconhecimentos marcam oito anos consecutivos em que a Dell foi premiada pela EPA por seu comprometimento com o uso de materiais sustentáveis e a reciclagem responsável de eletrônicos.

Projetar e fabricar equipamentos com material sustentável é somente metade da história da economia circular — reduzir os resíduos eletrônicos ao manter os produtos e materiais em uso por tanto tempo quanto possível por meio de reparo, reutilização e reciclagem é tão essencial quanto isso. Para este desafio, a Dell lançou recentemente novos programas baseados em seus mais de 20 anos de serviços globais de reciclagem para que possa repensar, redesenhar, reutilizar e reciclar — adaptando-se para acompanhar as demandas do mundo e dos consumidores de hoje.

Os modelos da série Latitude 5000 estarão disponíveis ao mercado corporativo no Brasil em breve.

borracha de base biológica

Dell Technologies

Dia da Terra

Economia circular

Rahul Tikoo

série Latitude 5000

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento