book_icon

First Tech em parceria com a Visa, amplia seu portfólio de produtos e inaugura o Hop Dts

A proposta é facilitar e ampliar a Segurança dos atuais e potenciais clientes, e atender desde o pequeno até os grandes estabelecimentos comerciais e as plataformas de comércio eletrônico

First Tech em parceria com a Visa, amplia seu portfólio de produtos e inaugura o Hop Dts

O mercado de comércio eletrônico, assim como o comércio de uma forma geral, sempre sofreu com a falta de segurança na transação de pagamentos. Com o aumento das chamadas transações de cartão não presente, houve um avanço na quantidade de fraudes e roubo de Dados, o que resulta em prejuízo tanto para quem compra quanto para o estabelecimento, já que quando comprovado tal fato, o próprio comércio ou loja é responsável por arcar com o prejuízo.

Ao perceber o aumento no número dessas ocorrências e a necessidade de se ter mais Segurança nos processos de transações com cartões não presentes, as redes de cartões de crédito desenvolveram um serviço chamado de tokenização, onde é feita a substituição do dado do cartão, por um token. Este, é validado e autenticado pela bandeira e também pelo banco no momento de sua criação, ou, de acordo com a empresa, mais segurança para o estabelecimento comercial e o usuário na ponta, seja na aquisição de serviços em plataformas de streaming ou na compra de outros bens.

O sistema está pronto, o serviço já está conectado com as bandeiras, podendo usufruir de todos os benefícios, como Segurança e índices de aceitação das transações

Tokenização
Criado pelas bandeiras de rede de cartão, o token é um código equivalente ao número de cartão e que protege as transações financeiras de qualquer espécie, com a vantagem de armazenamento do token pelas instituições que estão promovendo o serviço ou a venda do produto.

O diretor de Negócios, Segurança e proteção de Dados da First Tech, Edmar Siqueira, comenta que “a tokenização habilita a Segurança no processo de cadastramento de dados de cartão e uso em carteiras digitais e aplicativos mobile“.

Na prática as empresas solicitam o token junto às redes de cartão e também ao banco que são assistidos. Após a requisição, é feita uma série de validações para confirmar a identidade do solicitante e é gerada assim o token, via API. “Este processo é o meio eficaz para prover a Segurança dos Dados armazenados e do processo de pagamento por meio dos canais digitais”, defende o executivo .

Hop Dts desponta no mercado
Ao entender as necessidades do mercado e as demandas impostas pelas próprias bandeiras, a First Tech, desenvolveu em parceria com as marcas, a plataforma Hop Dts. Com o intuito de facilitar e ampliar a Segurança de empresas nacionais. Podendo atender desde o pequeno até os grandes estabelecimentos comerciais e as plataformas de comércio eletrônico.

O Hop Dts que vem do termo digital token service, chega ao mercado trazendo o serviço de tokenização, onde permite a comunicação vinculado às bandeiras provendo todo o serviços de tokenização de dados de cartões das marcas, para os estabelecimentos comerciais.

Para exemplificar, imagine uma loja ou um comércio eletrônico onde há necessidade ou desejo de se trabalhar com a tokenização; para tanto, é preciso passar por uma série de APIs e pela certificação. No caso do Hop Dts o sistema está pronto, o serviço já está conectado com as bandeiras, podendo usufruir de todos os benefícios, como Segurança e índices de aceitação das transações.

Edmar, conta que “os comerciantes registrados podem solicitar tokens e se beneficiar da conectividade com os emissores Mastercard ou Visa, facilitando a tokenização dos cartões quando usados em um site de e-commerce, aplicativo móvel ou armazenado em uma plataforma”. Ele pontua que os emissores, seja comerciantes ou outros estabelecimentos possuem a propriedade de relacionamento com o titular do cartão, assim como a autorização e responsabilidades contínuas de gerenciamento de riscos.

Além de todas as vantagens e serviços tradicionais, os emissores podem oferecer e suportar seus próprios aplicativos móveis, com soluções e recursos diversos de pagamento, seja com transações em carteira digital com QR code entre outros

Processo de certificação
No que diz respeito ao processo de certificação Visa, o diretor explica que o processo leva alguns meses, além do tempo empregado pela equipe de desenvolvimento dedicado a implementar as APIs, reuniões semanais com a Visa para testar e validar todo processo e segurança estabelecida pela bandeira.

E uma vez que todo o conjunto é apresentado à empresa responsável, que irá validar com os testes finais para a certificação. Tendo comprovada as exigências, a First Tech passa a ter todo o produto constituído, com chaves de produção, e que a partir desse momento pode-se fornecer essa solução ao mercado.

Atuação
A First Tech atua no mercado nacional há 25 anos, com soluções de Segurança de pagamentos, proteção de Dados e comunicação empresarial, contribuindo para a implementação de projetos customizados para infraestrutura de Colaboração e Segurança da Informação e é especializada em consultoria, implementação e manutenção de ambientes críticos.

A empresa promove um ambiente de crescimento e evolução profissional com os parceiros, garantindo a qualidade da entrega com confiabilidade. Atualmente possui um “sala cofre” para suporte às soluções de Segurança e proteção de transações financeiras. Oferece, assim soluções completas, incluindo modalidades Como Serviço, Nuvem, consultoria, treinamento, monitoramento e desenvolvimento de aplicações dedicadas ao negócio do cliente.

Edmar Siqueira

First Tech

Hop Dts

Segurança nos processos de transações com cartões não presentes

tokenização

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento