O profissional que atua na área de TI precisa ser dinâmico e estar sempre atualizado com as novidades do mercado. Para isso, um grande diferencial na carreira de quem busca as melhores oportunidades são as certificações. Com testes teóricos e/ou práticos, as certificações têm como objetivo reconhecer e validar as habilidades que o profissional possui para atuação em determinada área e vão desde o nível básico até o mais avançado.
Por esse motivo, obter uma certificação requer grande investimento de tempo e dinheiro, além de ser uma forma de desenvolvimento da carreira e ter destaque no mercado de trabalho.
Os programas de certificações contêm um ciclo específico de treinamento, que visam instruir os alunos para o progresso das competências exigidas pela profissão. Para muitas empresas de TI, as certificações são mais importantes que uma graduação, por exemplo, já que tem como objetivo deixar o profissional preparado para desempenhar papéis específicos em determinadas áreas.
Acredito que por mais completa e atualizada que sejam as grades curriculares das faculdades, é quase impossível se manter em dia com as práticas do mercado de trabalho, já que as estratégias estão em constante atualizações dentro das organizações. Portanto, uma certificação é uma excelente forma de atestar o conhecimento do profissional.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), no Brasil, serão criados quase 800 mil postos de trabalho no mercado de TI até 2025. Porém, mesmo com muitas vagas disponíveis na área, ter graduação e o inglês fluente não garante vantagem na hora das entrevistas de empregos. As empresas exigem cada vez mais conhecimento prático das tecnologias que serão usadas e um profissional credenciado é a garantia que ele domina a atividade proposta para aquela função específica.
Os conhecimentos adquiridos nos programas de certificações fazem com que empresas e profissionais saiam da zona de conforto, além de estimular novos aprendizados dentro da companhia, já que é possível gerar resultados práticos à curto prazo. Vale mencionar que algumas certificações exigem renovação periódica e são condições para manter as credenciais do profissional com atualizações e melhorias em tecnologias, plataformas e ferramentas.
Portanto, as certificações podem ajudar os profissionais a se tornarem especialistas em determinado assunto. Ela ajuda no aprendizado de novas tecnologias e habilidades para uma possível promoção dentro da empresa, por exemplo. Assim sendo, obter uma nova certificação ou uma certificação avançada em uma área específica pode ajudar no avanço da carreira profissional.
Vale ressaltar ainda que a certificação profissional por si só não garante um bom cargo e nem um salário elevado. Vantagens como essas são consequências de todo um planejamento ao decorrer da carreira. O ideal é tirar uma certificação básica para ingressar no mercado de trabalho para depois avançar nos níveis, se tornar especialista e alcançar as melhores colocações dentro da empresa.
Por Nadia Guimarães, diretora executiva e coordenadora geral acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista – IDESP.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo