book_icon

Rakuten Symworld entrega às operadoras brasileiras a inteligência F5 para redes 5G

Aliança entre a operadora japonesa e a F5 iniciou-se há três anos, com foco na segurança da rede 5G da Rakuten e nesse momento, a Rakuten integra em sua rede 5G e em seu Markteplace a solução BIG-IP Next Cloud-Native Network Functions (CNFs). Essa tecnologia reduz de meses para minutos a configuração das funções de segurança e de rede nativas da Nuvem 5G

Rakuten Symworld entrega às operadoras brasileiras a inteligência F5 para redes 5G

Oferta pode acelerar o avanço das operadoras de Telecomunicações brasileiras em direção a uma rede 5G segura e com os desafios inerentes da configuração CNFs plenamente resolvidos. Soma dos serviços F5 e Rakuten suporta, de forma flexível, a inovação e os negócios de cada provedor de serviços.

A Rakuten Symphony e a F5 anunciaram o novo avanço que a aliança entre as duas empresas traz para o mercado global de Telecomunicações. Trata-se de um relacionamento em que o que há de mais avançado em redes nativas 5G – a Nuvem das Nuvens – é protegido por meio das soluções de segurança da F5. “A japonesa Rakuten é reconhecida pela inovação e disrupção de sua proposta de rede 5G”, explica Maurício Ribeiro, diretor de vendas para da F5 Brasil para o segmento de services providers. “Com a implementação da solução BIG-IP Next Cloud-Native Network Functions (CNFs) na rede Rakuten e a disponibilização da inteligência F5 para o mercado global por meio do marketplace Rakuten Symphony’s Symworld, ficará mais fácil para as operadoras brasileiras de Telecom implementar funções de segurança e rede totalmente nativas da Nuvem em seus ambientes”. A meta é acelerar a cultura de inovação e o crescimento dos negócios dos provedores de serviços locais.

A simplicidade fornecida pela colaboração entre a Rakuten e a F5 permitirá maior rapidez de implementação, mais participação e mais inovação a operadoras de Telecom de todo o mundo 

Para isso, a inteligência da plataforma BIG-IP Next Cloud-Native Network Functions (CNFs) integra-se Marketplace Rakuten Symphony´s Symworld. As CNFs da F5 oferecem um conjunto de capacidades, elasticidade dinâmica e escala, ao mesmo tempo em que suportam contínua implementação e automação, com pequena pegada. Essa solução reduz de meses para minutos a configuração das funções de segurança e rede do ambiente 5G.

Para Tareq Amin, CEO da Rakuten Symphony, a F5 tem sido um parceiro chave na jornada da Rakuten para tornar-se uma operadora móvel. “Os produtos recém-desenvolvidos pela F5 serão implementados pela Rakuten Mobile e oferecidos por intermédio do Symworld. A simplicidade fornecida pela colaboração entre a Rakuten e a F5 permitirá maior rapidez de implementação, mais participação e mais inovação a operadoras de Telecom de todo o mundo.”

Na visão de Ahmed Guetari, VP de Produtos para Provedores de Serviços da F5, essa evolução na aliança entre a F5 e a Rakuten é um fator de aceleração de negócios para as operadoras. “É hora de os provedores de serviços aproveitarem tecnologias nativas da nuvem em seus próprios termos, antecipando um futuro brilhante”.

O fato de que o novo software nativo da nuvem da F5 será implementado tanto na rede Rakuten Mobile no Japão quanto no Marketplace Symworld aumenta as garantias das operadoras que desejam sair na frente da concorrência. “Trata-se de uma solução plenamente testada e certificada que enriquece e protege as redes e ofertas 5G da operadora”.

Amplamente disponíveis mais adiante no decorrer deste ano, as funções incluirão BIG-IP Next Edge Firewall CNF, BIG-IP Next Policy Enforcer CNF, BIG-IP Next DNS CNF e BIG-IP Next CGNAT CNF

Tempo de implementação das CNFs baixa de meses a minutos
Tradicionalmente, a implementação de aplicações de software em uma rede móvel requer teste e instalação manuais em um processo que pode durar meses, quando não anos. E, uma vez na rede, a gestão do ciclo de vida dessas aplicações pode ser lenta e exigir recursos substanciais. Com a disponibilidade das CNFs da F5 no Marketplace Symworld, a Rakuten Symphony e a F5 estão trabalhando para acelerar e simplificar esse processo para as operadoras de telecom. Isso é feito por meio de funções nativas da nuvem e um modelo de entrega que reduz a implementação das aplicações de meses e anos para minutos e horas. Isso dá à F5 acesso mais rápido ao mercado e oferece às operadoras de telecom uma cadência de atualização da rede grandemente aprimorada, crítica para garantir a segurança.

As BIG-IP Next CNFs da F5 serão também implementadas pela Rakuten Mobile em sua rede 5G no Japão. Essa implementação é o resultado de três anos de colaboração entre a Rakuten e a F5, que incluiu o lançamento da primeira rede 5G ponta-a-ponta totalmente virtualizada do mundo. Juntas, a F5 e a Rakuten tiraram partido dessa experiência para simplificar as operações e fortalecer a segurança e a otimização de tráfego para a implementação do 5G nativo da Nuvem da Rakuten Mobile.

O marketplace Symworld foi criado para simplificar o processo de integração de aplicações de telecom e disponibilizar amplamente as aplicações aprovadas a todos os clientes Symworld. A plataforma Symworld digitaliza todos os processos de telecom para planejamento, implementação, segurança e monitoramento de software em redes de telecom ativas, e coloca as aplicações do marketplace Symworld a um clique de distância da implementação.

Amplamente disponíveis mais adiante no decorrer deste ano, as funções incluirão BIG-IP Next Edge Firewall CNF, BIG-IP Next Policy Enforcer CNF, BIG-IP Next DNS CNF e BIG-IP Next CGNAT CNF. Elas suportarão uma variedade de casos de uso que poderão ser implementados de maneira simples e automatizada para conferir segurança e aprimoramentos às implementações de 5G.

A Rakuten Symphony está reimaginando a telecom, alterando as normas de Supply Chain e acabando com o pensamento ultrapassado que ameaça a busca da indústria por inovação e crescimento rápidos. Com base em práticas de infraestrutura modernas comprovadas, suas plataformas abertas de interface possibilitam lançar e operar serviços móveis avançados em uma fração do tempo e custo de abordagens convencionais, sem fazer concessões quanto à qualidade ou segurança da rede. A Rakuten Symphony é sediada no Japão e tem presença local nos EUA, Singapura, Índia, Europa e na região Oriente Médio-África.

Serviço
symphony.rakuten.com
corp.mobile.rakuten.co.jp/english

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.