book_icon

i3C lança solução para controle de estoque em altura

O Smart Pallet foi idealizado para contar o estoque de um centro de distribuição com a passagem da empilhadeira pelo corredor

i3C lança solução para controle de estoque em altura

Imagine conseguir contar o estoque de um centro de distribuição com uma simples passagem da empilhadeira pelo corredor. Pois esta solução já está disponível no Brasil, desenvolvida com exclusividade pela empresa de tecnologia i3C. O desafio partiu do problema registrado em muitas indústrias: a mão de obra que dá, literalmente, para manter o inventário atualizado, ainda mais em locais de armazenagem de difícil acesso, como volumes empilhados a mais de 12 metros do chão.

“Nossa engenheira de produção voltava das fábricas com essa inquietação, então, em uma das conversas decidimos criar a solução, pois este é nosso lema, quando a solução não está disponível no mercado, nós desenvolvemos”, explica o CTO da i3C, Maikon Ulrich, responsável pelo projeto.

O foco da inovação é facilitar a contagem de estoque, ou seja, melhorar inventários compulsórios, sem detalhar a localização de cada item  

O Smart Pallet, como foi batizado, é composto por uma base semelhante à de um pallet, com encaixe para empilhadeiras. As laterais formam uma espécie de caixa, com quatro antenas instaladas em duas faces, abertas para as laterais. Essa estrutura atua como coletor de Dados, fazendo a leitura das etiquetas inteligentes RFID, instaladas nas mercadorias.

Além do dispositivo, um software próprio, em versão beta, também foi desenvolvido. O foco da inovação é facilitar a contagem de estoque, ou seja, melhorar inventários compulsórios, sem detalhar a localização de cada item.

Os testes demonstraram que um único trajeto, de ida e volta, é suficiente para coletar os Dados, transmitidos em tempo real para o dashboard do computador.

“A grande vantagem do Smart Pallet é a agilidade. Sem ele, um operador precisa ficar subindo e descendo a diferentes alturas com o coletor de dados à mão para ler as etiquetas RFID das mercadorias. Comparado a estoques que nem tem RFID, a agilidade é ainda maior, pois com código de barras, uma pessoa tem que passar o leitor de caixa por caixa”, enfatiza Evandro Eckile, CEO da i3C.

“Com esta inovação, estamos conferindo um novo papel às empilhadeiras. Se até agora facilitaram o transporte, com aporte tecnológico podem evoluir para coletores de dados também. Agora calcule a velocidade de uma empilhadeira em relação à velocidade de uma pessoa caminhando e note o ganho”, conclui o CEO.

Inicialmente a entrega é de um protótipo que já foi aprovado em diversos testes, mas aberto a próximas etapas com o lançamento ao mercado.

 

                                                                                  Foto: Smart pallet: software em versão beta acompanha o protótipo / Divulgação

contar o estoque de um centro de distribuição

Evandro Eckile

I3C

Maikon Ulrich

Smart Pallet

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento