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Apesar da queda, vendas de PCs continuam nas alturas, diz IDC

Nos três primeiros meses do ano as vendas ultrapassaram 80 milhões de unidades, uma retração de 5% em comparação ao mesmo período de 2021

Apesar da queda, vendas de PCs continuam nas alturas, diz IDC

As remessas globais de PCs tradicionais, incluindo desktops, notebooks e estações de trabalho, caíram 5,1% no primeiro trimestre de 2022 (1T22), mas superaram as previsões anteriores, de acordo com resultados preliminares do relatório Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. O mercado de PCs está saindo de dois anos de crescimento de dois dígitos, portanto, embora o declínio do primeiro trimestre seja uma mudança nesse momento, isso não significa que o setor esteja em uma espiral descendente. Apesar dos desafios contínuos da cadeia de suprimentos e logística, os fornecedores ainda enviaram 80,5 milhões de PCs durante o trimestre, ante 84,8 milhões de unidades do primeiro trimestre de 2021. O volume do 1T22 marca o sétimo trimestre consecutivo em que os embarques globais ultrapassaram 80 milhões, um feito não visto desde 2012.

Além dos gastos comerciais em PCs, ainda existem mercados emergentes onde a demanda foi negligenciada nos períodos anteriores da pandemia, e a demanda do consumidor final também se manteve

Como resultado da escassez contínua da cadeia de suprimentos e uma comparação desafiadora com um forte 1T21, os notebooks tiveram um declínio ano a ano, enquanto os desktops cresceram ligeiramente.

“O foco não deve estar no declínio ano após ano nos volumes de PCs, porque isso era esperado. O foco deve ser na indústria de PCs, que consegue enviar mais de 80 milhões de PCs em um momento em que a logística e a cadeia de suprimentos estão ainda uma bagunça, acompanhada por vários desafios geopolíticos e relacionados à pandemia”, disse Ryan Reith, vice-presidente do Grupo Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. “Tivemos alguma desaceleração tanto no mercado educacional quanto no mercado consumidor, mas todos os indicadores mostram que a demanda por PCs comerciais continua muito forte. Também acreditamos que o mercado consumidor voltará a se recuperar em um futuro próximo. O destaque do 1T22 foi o volume de embarques de PCs, que ficaram perto de níveis recordes para um primeiro trimestre”, completou.

As classificações entre os principais fornecedores permaneceram inalteradas no 1T22 em comparação com o quarto trimestre de 2021. A Lenovo permaneceu como a principal empresa com 22,7% de participação de mercado, comercializando 18,3 milhões de unidades no período, seguida pela HP, com 19,7% do market share (15,8 milhões). A Dell aparece na terceira colocação, com 13,7 milhões de unidades vendidas (17,1%), seguida da Apple, com vendas de 7,2 milhões (8,9%). Asus (5,5 milhões) e Acer (5,4 milhões) dividem a quinta colocação, com 6,9% e 6,8% de market share, respectivamente.

“Mesmo com partes do mercado desacelerando devido à saturação da demanda e custos crescentes, ainda vemos alguns lados positivos em um mercado que atingiu um ponto de inflexão em direção a um ritmo mais lento de crescimento”, disse Jay Chou, gerente de Pesquisa do Quarterly PC Monitor Tracker da IDC. “Além dos gastos comerciais em PCs, ainda existem mercados emergentes onde a demanda foi negligenciada nos períodos anteriores da pandemia, e a demanda do consumidor final também se manteve”, observou.

Serviço
www.idc.com

 

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