book_icon

CLM conquista selo de transparência e ética CertiGov

Selo de compliance garante a integridade, a conformidade da empresa e a qualifica a vender ao governo com segurança

CLM conquista selo de transparência e ética CertiGov

A CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado especializada em infraestrutura de Data Centers, cibersegurança e Nuvem, acaba de conquistar a certificação de transparência e ética CertiGov. O certificado completa o Programa de Integridade da CLM, que havia sido certificada pela iniciativa multiassociações Uma Empresa Ética.

O selo atesta as ações de integridade da empresa em seus processos, política e cultura ética. Com o certificado, a CLM fomenta a prática da Ética, Legalidade e Moralidade, Concorrência Leal, em todo o seu ecossistema.

Os critérios de certificação são baseados em leis e padrões anticorrupção, nacionais e internacionais

As empresas que conquistam o CertiGov demonstram seu posicionamento contra a corrupção e contra o suborno, demonstrando que tem os conceitos disseminados em sua organização e colaboradores, e implantam boas práticas para reduzir os riscos de envolvimento em ações ilícitas. O processo de certificação da CLM incluiu uma avaliação detalhada dos processos, riscos e aderência a rigorosos padrões de integridade, cultura e treinamento do seu pessoal.

O CEO da CLM, Francisco Camargo, conta que para ser elegível para o processo de avaliação, a distribuidora precisou comprovar que tem políticas e diretrizes antissuborno e anticorrupção, ser atuante no fornecimento ao setor público e todo o processo de venda para governos foi exaustivamente analisado.

“O processo de certificação da CLM levou dois meses e meio e incluiu uma investigação minuciosa dos sócios, executivos e documentos, avaliação detalhada dos processos e riscos, aderência a rigorosos padrões de integridade, entrevistas e treinamentos. Os critérios de certificação são baseados em leis e padrões anticorrupção, nacionais e internacionais e isso foi importante na auditoria da nossa Governança”, explica Camargo.

As exigências do CertiGov, cumpridas pela CLM, baseiam-se nos requisitos da Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2013), da norma ISO 37.001:2016, da Foreign Corruption Pratics Acts (FCPA, a lei norte-americana anticorrupção no exterior), do Bribery Act (a versão do Reino Unido) e na Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, de combate à corrupção.

“O CertiGov é um selo importante não só para a empresa, mas também para todos os seus fornecedores, revendas, clientes e o próprio governo, bem como outros que fazem parte de seus relacionamentos no negócio. Ele traz mais segurança e reduz os riscos nas transações”, afirma Carolina Utida, diretora CertiGov.

A CLM explica que o selo CertiGov auxilia as empresas que participam de licitações para governos, fomentando uma cultura ética em canais, revendas e parceiros. As vantagens de poder contar com este certificado são várias: maior segurança de que os canais, revendas e parceiros estejam habilitados para participar de licitações públicas, redução do risco de envolvimento em situações ilícitas e fraudulentas, melhoria da governança empresarial, evitando a perda de recursos, aumento da credibilidade junto a órgãos públicos e opinião pública, implementação da prática de compliance de forma preventiva e não reativa, entre outras.

“Com a conquista do CertiGov, nossos clientes terão mais oportunidades de trabalhar com os governos nos seus três níveis, porque sabem que fomos cuidadosamente avaliados e atendemos aos elevados padrões de segurança e integridade”, finaliza o CEO da CLM.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.