A PlayPen | ECJ, escola que é mais do que referência em ensino bilíngue da Educação Infantil ao Ensino Médio e que se consagrou como uma escola global, ou seja, com currículo brasileiro integrado ao internacional, implementou uma ferramenta exclusiva que permite identificar possíveis riscos escondidos à saúde emocional dos adolescentes com antecedência. Conhecida como AS Tracking (Affective Social Tracking), o recurso foi criado por psicólogos que estudam o tema há mais de 25 anos.
Para Sean Quinn, Diretor Geral da PlayPen | ECJ, a adoção da ferramenta pela equipe pedagógica reforça o compromisso da instituição com o bem-estar social dos alunos. “A saúde mental é um dos temas mais relevantes da atualidade, principalmente quando pensamos em crianças e adolescentes. Por isso, ter o apoio de um recurso que ajuda a identificar potenciais riscos à saúde dos estudantes é muito importante”, explica.
A AS Tracking é uma ferramenta de avaliação em que os alunos respondem algumas perguntas sobre assuntos socioemocionais, sempre com o apoio dos professores. O objetivo da avaliação é entender como eles demonstram e lidam com seus sentimentos, como autoconfiança, adaptação a mudanças e habilidade de confiar nos outros. Após a realização do teste, se algum possível risco for identificado, a equipe pedagógica, junto com o psicólogo, cria um plano de ação para tratá-lo dentro do ambiente escolar, com o apoio de todo o corpo técnico.
“Com a identificação antecipada de tais ameaças, é possível desenvolver ações para eliminar desde o início os riscos para o coorte ou individual. Dessa forma, a equipe tem uma atuação essencialmente preventiva na identificação e cuidado das crianças. A avaliação ocorre duas vezes por ano e, na maioria das vezes, tudo é tratado dentro da escola. Todavia, dependendo do caso, pode haver intervenção dos pais”, afirma Sean.
O cuidado e a atenção destinados às crianças se inserem entre as ações prioritárias realizadas pela PlayPen | ECJ, que integra o grupo britânico Cognita Schools Group, que fazem auditorias anuais e presenciais de inspeção. Por isso, a adoção da ferramenta AS Tracking soma-se a outras ações realizadas pela escola, como o programa Salvaguarda – que adota políticas e governança baseadas na legislação brasileira, seguindo normas de boas práticas do Reino Unido. Treinamentos, avaliação de riscos e código de conduta das equipes são algumas das medidas deste projeto para proporcionar maior proteção aos estudantes. “Por meio do Salvaguarda, garantimos um ambiente seguro e acolhedor para os alunos, com profissionais qualificados e capacitações periódicas”, afirma.
A adoção de programa Salvaguarda, juntamente à ferramenta AS Tracking, faz parte dos resultados de constantes investimentos em políticas de proteção à criança, sendo considerados, portanto, ações essenciais para o desenvolvimento pleno dos adolescentes. “Os estudantes passam grande parte do seu dia na escola. Por isso, manter um ambiente de aprendizado, cuidado e proteção contínua é fundamental”, conclui.
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