book_icon

Adotar SD-WAN é uma escolha inteligente e de menor custo para os negócios

Com a adoção de sistemas híbridos de trabalho e arquiteturas de rede nativas da Nuvem, é importante garantir um acesso rápido, seguro, flexível e com um orçamento otimizado. Nesse cenário, a infraestrutura de rede SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) tornou-se uma tecnologia importante por oferecer alta performance, disponibilidade e segurança.

O mercado mundial de SD-WAN já ultrapassou US$ 1 bilhão em 2019 e deve crescer 60% até 2026, segundo pesquisa da Global Marketing Insights, chegando a uma projeção de valor de mercado superior a US$ 30 bilhões. Devido à sua alta capacidade e escala, esse modelo de rede tornou-se uma opção mais vantajosa para suprir as necessidades atuais das empresas, que passaram a utilizar também outras soluções como Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

Uma pesquisa do IDC identificou que aproximadamente 43% das empresas pretendem levar algum de seus sistemas de gestão para a nuvem nos próximos dois anos. Para 31%, substituir uma aplicação atual por uma utilizando serviços regidos por software (SaaS) é a abordagem preferida para a modernização das operações. Em se tratando de conectividade, para mais de 70% das empresas, os modelos operacionais serão ativados digitalmente, com mais automação, colaboração e compartilhamento de conteúdo.

Uma característica ao se optar pela migração para uma rede SD-WAN é de que ela permite unir soluções de software e hardware para virtualizar as conexões WAN em um só ambiente. Diferente do modelo tradicional, com uma gerência pontual e individual de cada equipamento, ela trabalha com múltiplos links IP’s de diversos provedores e passa a ser centralizada em uma única plataforma, com um modelo de gestão mais assertivo e inteligente. Isso facilita o dia-a-dia do time de TI na hora de atualizar equipamentos, ajustar a largura de banda, ou disponibilizar recursos aos usuários.

A infraestrutura pode ser monitorada e configurada de forma unificada, otimizando o tempo de resposta a qualquer mudança no ambiente e ganhando performance na operação. Isso simplifica os processos de governança e dá maior visibilidade às aplicações. Além disso, reduz falhas operacionais e divergências entre redes diferentes.

Estima-se alcançar uma economia de cerca de 25% nos budgets de TI das organizações quando é feita a troca de poucos links MPLS/Ponto-a-Ponto de alto custo, por uma rede SD-WAN. Esse percentual aumenta quanto maior a quantidade de localidades que a organização opera.

Outra questão que preocupa os gestores é com relação à segurança das informações trocadas. O modelo de rede SD-WAN permite a criação de um ambiente diversificado sem comprometer a integridade das informações. As redes mais modernas já oferecem a criptografia dos dados, reduzindo as chances de serem interceptados e acessados por terceiros. A gestão centralizada ajuda a eliminar eventuais vulnerabilidades, permite avaliar o comportamento dos usuários, rastrear problemas e garantir um alto nível de segurança.

Também é importante entender como a solução de SD-WAN irá conversar com a rede interna atual de cada um dos pontos existentes. Isso fará com que o ambiente se torne extremamente padronizado e de fácil gestão. Lembrando que, é possível trabalhar com um link remoto, que garantirá a estabilidade da conexão.

Para tirar o máximo de aproveitamento das redes SD-WAN, as empresas precisam adotar estratégias muito bem definidas e elaborar infraestruturas de TI adequadas para suportar essa nova tecnologia. Dessa forma, entregará aos seus usuários uma conexão flexível, ágil, segura, melhorando sua performance operacional.

 Por Artur Araujo, CPO da Pinpoint.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.