book_icon

Por que os CIOs estão cada vez mais presentes na liderança geral das empresas?

A ascensão desses executivos ao comando das companhias virou tendência e pode estar relacionada aos objetivos de crescimento e planejamento para o futuro dos negócios.

São muitas as mudanças provocadas pelo avanço tecnológico na sociedade. Para além do espaço individual, no âmbito corporativo, as transformações também foram intensas. O desenvolvimento de recursos tecnológicos, assim como o surgimento de determinadas tendências, que visam a simplificação de processos no ambiente corporativo, tornou-se constante e, mais que isso, uma necessidade.

Neste cenário de intensa transformação no universo empresarial, a tecnologia consagrou-se como uma aliada indispensável. Seja para maximizar resultados ou mesmo para se destacar em um ambiente altamente competitivo, as empresas precisam de recursos tecnológicos. E isso ficou ainda mais evidente com a pandemia do coronavírus, que obrigou as companhias a mudarem drasticamente sua dinâmica de trabalho.

Com a tecnologia assumindo um papel crucial na evolução dos negócios, o aumento dos investimentos no digital foi percebido como uma movimentação natural nos negócios para se adaptarem às novas necessidades do mundo contemporâneo, em que o público demanda não apenas por produtos e serviços de qualidade, mas também que levem em conta questões ambientais e sociais.

Tecnologia avança de nível
Antes de tudo, é preciso compreender que o avanço tecnológico aconteceu por um conjunto de fatores, como, por exemplo, a mudança de mindset dentro das organizações. Antes, discussões sobre investimentos em inovação eram, por vezes, percebidas como custos adicionais para as empresas e acabavam sendo barradas pelo setor financeiro. No entanto, para atuar em um cenário cada vez mais instável e competitivo, o digital mostrou ser a melhor opção.

A ascensão de tecnologias disruptivas fez avançar a digitalização de muitas organizações, contribuindo não apenas com melhorias no espaço corporativo, mas também para o surgimento de oportunidades de negócios. Em meio a esse processo, a agenda de TI subiu de nível, tornando-se protagonista e trazendo maior destaque para os CIOs, que passaram a participar com mais frequência de decisões estratégicas das empresas, reportando-se, muitas vezes, diretamente ao presidente.

Todas essas mudanças contribuíram para que a ascensão dos gestores de TI fosse vista como uma evolução lógica na cadeia de comando. Para além da parte operacional, a tecnologia é um verdadeiro alicerce de sustentação de muitos negócios, sendo, assim, um ativo estratégico de grande valor. Neste sentido, se antes era inimaginável ver CIOs liderando grandes grupos corporativos, agora é uma tendência que deve seguir avançando, tendo em vista a importância da transformação digital para o crescimento dos negócios.

Crescimento e preparação para o futuro
Atualmente, as empresas têm enfrentado uma série de desafios em seus segmentos de atuação. Seja para se consolidar ou manter suas operações no azul, muitas empresas vêm implementando inúmeras ações que viabilizem a continuidade de suas operações e o seu futuro. Tendo a tecnologia como uma parte central desta estratégia, muitas companhias perceberam que é fundamental ter executivos que entendam do assunto à frente destes processos.

Em suma, é certo que a tecnologia seguirá apoiando as empresas em seus processos, mas a participação dela no espaço corporativo deve aumentar ainda mais nos próximos anos, principalmente em razão da necessidade dos negócios de se manterem relevantes. Assim, as organizações precisarão, cada vez mais, de executivos da área de TI liderando processos como a tomada de decisões, planejamento estratégico e investimento em inovação. Ter profissionais dessa área liderando as empresas pode ser um diferencial importante para ajudar as empresas a seguirem maximizando seus resultados.

Para finalizar, vale reforçar o cenário extremamente competitivo em que as empresas têm atuado. Além disso, as mudanças constantes no perfil do público exige das empresas uma atuação ativa na melhoria contínua de seus produtos, e contar com lideranças que entendam destas questões e apoiem-se na tecnologia para superar tais obstáculos é crucial para o sucesso do negócio.

Por Fernando Brolo, parceiro de vendas na logithink.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.