book_icon

Radix se unem PUC-Rio e desenvolvem projeto de Transformação Digital para FURNAS

Solução tecnológica visa melhorar a disponibilidade da malha de transmissão da empresa de energia

Radix se unem PUC-Rio e desenvolvem projeto de Transformação Digital para FURNAS

Um projeto de Transformação Digital para FURNAS está sendo desenvolvido em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a empresa de engenharia e tecnologia Radix. Proposto pela área de Tecnologia da Informação de FURNAS e aprovado no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o projeto visa melhorar a disponibilidade do sistema de transmissão da estatal e, com isso, proporcionar uma redução nos gastos com manutenção, além de garantir mais segurança e estabilidade ao sistema.

A plataforma vai permitir analisar com antecedência possíveis falhas nos equipamentos e classificá-las para evitar danos futuros. Gerente do departamento de Transformação Digital de FURNAS, Ana Cláudia Rodrigues explica que se trata de um “sistema de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão, que permitirá melhor planejamento das manutenções e consequente redução de custos”. Segundo Ana Cláudia, o projeto utiliza tecnologias de inteligência artificial para desenvolvimento de uma plataforma que poderá beneficiar outras empresas do setor elétrico.

Com o projeto ambientado em Nuvem, FURNAS ganha em escalabilidade, podendo utilizar a solução em todas as suas subestações  

A PUC-Rio está desenvolvendo os modelos de Inteligência Artificial (Machine Learning) e a Radix é responsável pela especificação, desenvolvimento e implantação da plataforma computacional em Nuvem, além da construção de uma grande base de dados corporativos (Datalake) a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados dos sistemas pré-existentes na empresa.

Para que se torne amigável aos operadores, a Radix também está desenvolvendo dashboards para apresentação dos resultados da plataforma.

“Basicamente, é um projeto de dados para área de transmissão de Furnas. Vamos criar e manter o ambiente no qual os modelos criados pela PUC-RJ serão alimentados com as informações necessárias para funcionar de forma qualitativa, atendendo a todas as necessidades da empresa de energia”, afirma Flávio Loução, gerente de P&D ANEEL da Radix.

Com o projeto ambientado em Nuvem, FURNAS ganha em escalabilidade, podendo utilizar a solução em todas as suas subestações.

Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal. Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de cerca de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos, inovação e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.