book_icon

WSO2 divulga disponibilização geral do Choreo, Plataforma Digital como Serviço

Choreo ajuda equipes a produzirem aplicações digitais em dias; inclui edição lado a lado de VS Code e edição de fluxo gráfico, Gerenciamento de Identidade e Acesso de Cliente, marketplace, integração profunda com o GitHub e muito mais

WSO2 divulga disponibilização geral do Choreo, Plataforma Digital como Serviço

Mais do que nunca, a habilidade de criar novos produtos e serviços digitais é fundamental para as estratégias de negócios na diferenciação de mercado, crescimento e rentabilidade. No entanto, essas iniciativas por vezes são pausadas devido à complexidade de construir uma plataforma digital e pela falta de desenvolvedores com a experiência necessária. A WSO2 derruba essas barreiras para inovação ao disponibilizar ao público o Choreo, plataforma digital como serviço (PaaS digital).

O Choreo permite que as companhias entreguem novas experiências digitais ao criar e implementar serviços, integrações e APIs em horas ou dias, ao invés das semanas ou meses que a maioria dos projetos leva atualmente. A plataforma com tudo incluso exclui toda a complexidade da infraestrutura nativa em Nuvem (Cloud Native) para que as equipes de desenvolvimento possam, pela primeira vez, criar, compor, colaborar, reutilizar e entregar lógica de negócio focada em API rapidamente. Entre as principais vantagens estão:

Aumento de produtividade do desenvolvedor. Sendo a primeira solução comercial criada em Ballerina, linguagem de programação e de execução nativa em Nuvem e de código aberto, o Choreo é a única plataforma que permite que os desenvolvedores de diversos níveis de conhecimento criem aplicações usando diagramas de fluxo gráfico e visualização de código lado a lado com total sincronia. Os profissionais podem focar no que é essencial em um ambiente simplificado, com desenvolvimento assistido por Inteligência Artificial para alcançar mais produtividade e acelerar a comercialização.

Choreo também tem governança integrada e flexível que ajuda a automatizar o gerenciamento do ciclo de vida das APIs 

DevOps e implementação simplificados. O Choreo, que é executado na plataforma em nuvem Microsoft Azure, substitui o script e as ferramentas personalizadas por uma solução integrada de múltiplos estágios, integração e entrega contínuas (CI/CD) e observação profunda para a automação de criação, teste e implementação de aplicações em Kubernetes. Isto possibilita que as equipes se concentrem na criação de aplicações prontas para produção em vez de se preocuparem com a infraestrutura base.

Segurança e governança por padrão. Com o Choreo, serviços, integrações e APIs têm segurança e governança por padrão. A plataforma possui um gateway de APIs baseado em padrões abertos de cibersegurança e controle de quantidade de chamadas com limitações de segurança e avaliação, uma forte autenticação, autorização e criptografia para todas as mensagens. Choreo também tem governança integrada e flexível que ajuda a automatizar o gerenciamento do ciclo de vida das APIs.

“A habilidade de entregar rapidamente novos produtos e serviços digitais está distanciando os líderes de mercado dos que apenas seguem as inovações em todos os segmentos”, afirma Eric Newcomer, Chief Technology Officer da WSO2. “A plataforma digital como serviço Choreo democratiza as competências necessárias para criar aplicações e serviços nativos em Nuvem. Agora, os desenvolvedores podem colaborar imediatamente na criação, implantação, segurança e monetização das APIs, integrações e serviços que entregam valor ao negócios e ótimas experiências ao consumidor”, completa.

“Uma PaaS digital moderna deve dissipar as separações entre o desenvolvimento de aplicações, integração e segurança, e democratizar a participação nas entregas de experiências digitais sem que haja uma sobrecarga técnica. O Choreo da WSO2 oferece uma plataforma para que tanto desenvolvedores quanto profissionais de negócio não tenham que se preocupar com a complexidade de criar e implementar aplicações focadas em API nativas em nuvem”, diz Jason English, analista da Intellyx.

O que há de novo no lançamento da versão Disponibilização Geral (GA) do Choreo
A versão beta do Choreo foi lançada em junho de 2021 e foi usada por cerca de dez mil desenvolvedores em todo o mundo. A versão Disponibilização Geral do Choreo, acessível a partir de hoje, tem novos recursos adicionados desde o lançamento do beta.

Integração com o Microsoft Visual Studio Code (VS Code) permite que desenvolvedores usem o já tradicional editor de código-fonte VS Code em um navegador enquanto trabalham no Choreo para uma experiência de pro-code contínua, lado a lado e de edição gráfica low-code.

Um novo marketplace do Choreo permite que os desenvolvedores encontrem e reutilizem facilmente integrações, serviços e outras APIs; publiquem seu próprio trabalho como APIs em poucos cliques; e compartilhem e colaborem com desenvolvedores internos e externos. O marketplace também possui centenas de conectores pré-criados para sistemas muito usados para ajudar no início de várias integrações.

Integração aprimorada com o GitHub facilita o desenvolvimento colaborativo de código, revisões, commits, entre outros, já que qualquer código criado no Choreo é armazenado em um repositório privado e exclusivo do GitHub para cada componente. As equipes de desenvolvimento podem ainda importar e trabalhar no seu próprio repositório do GitHub ao mesmo tempo que aproveitam as vantagens do Choreo. As empresas podem usar o código sem restrições armazenado no GitHub e executá-lo quando quiserem.

Assegurado pelo IDaaS Asgardeo da WSO2, o Choreo expande suas capacidades de gerenciamento integrado de identidade e acesso (IAM), segurança e governança, permitindo que as companhias ofereçam experiências digitais seguras, intuitivas e personalizadas por meio do consumidor IAM (CIAM).

Funcionalidades de novos projetos e componentes de grupo do Choreo permite que os desenvolvedores organizem seus componentes em projetos para facilitar a manutenção. Um ou mais desses componentes podem ser agrupados em um projeto no Choreo, o que é muito útil quando há vários projetos.

“Entregar aplicações nativas em Nuvem é um processo desafiador e demorado”, afirma Kanchana Wickremasinghe, vice-presidente e gerente-geral da Unidade de Negócios de Integrações da WSO2. “Nosso PaaS digital Choreo esconde essa complexidade para que desenvolvedores, equipes de DevOps, e engenheiros de confiabilidade de sites possam trabalhar em conjunto para criar, implementar, observar, proteger e gerenciar aplicações, APIs e integrações que impulsionam sua inovação digital”, finaliza.

No dia 21 de abril, a WSO2 irá realizar um webinar para discutir como as equipes de desenvolvimento e operação podem aproveitar as funcionalidades do Choreo para criar rapidamente novos serviços, integrações e APIs. O webinar será conduzido por Nuwan Dias, vice-presidente e deputy CTO de Gerenciamento de API e Integração.

Serviço
wso2.com
wso2.com/choreo

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.