book_icon

Intel apresenta família de sistemas gráficos Arc A-Series para dispositivos móveis

Isso incluirá duas ofertas iniciais: o A350M para designs ultrafinos e o A370M para melhor performance e design finos e leves

Intel apresenta família de sistemas gráficos Arc A-Series para dispositivos móveis

A Intel lançou no dia 30 de março a família de sistemas gráficos Intel Arc para dispositivos móveis. Essas são as primeiras GPUs discretas a fazer parte do portfólio gráfico Intel Arc A-Series que abrangerá notebooks, desktops e estações de trabalho este ano. A Intel apresentou a família de sistemas gráficos Intel Arc A-Series para dispositivos portáteis, os primeiros notebooks com GPUs Arc e a plataforma gráfica Arc de hardware, software e serviços que proporcionarão experiências de alto desempenho para jogadores e criadores de conteúdo em todo o mundo.

Family Família de sistemas gráficos Intel Arc A-Series para dispositivos móveis
O sistema gráfico Intel Arc A-Series estará presente uma ampla variedade de designs de dispositivos móveis, com muitos dos primeiros produtos Arc 3 chegando aos dispositivos Intel Evo. Isso incluirá duas ofertas iniciais: o A350M para designs ultrafinos e o A370M para melhor performance e design finos e leves.

Sistemas gráficos Intel Arc 3 poderão ser usados em jogos mais avançados em 1080p e ferramentas de ponta para criação de conteúdo avançada. Notebooks com Arc A370M poderão apresentar mais de 60 quadros por segundo em 1080p em uma variedade de títulos populares.

Todos os produtos com GPUs Intel Arc A-Series são construídos sobre a nova microarquitetura gráfica Xe de alto desempenho da Intel, ou Xe HPG, projetada do zero para jogadores e criadores de conteúdo  

Sistemas gráficos Intel Arc 5 e Arc 7 vão oferecer os mesmos recursos avançados para criação de conteúdo, juntamente com alto desempenho gráfico e computacional. Essas GPUs terão mais Xe-cores, mais unidades Ray Tracing e mais memória GDDR6 em comparação com os produtos Arc 3.

Os primeiros notebooks com sistema gráfico Arc 3 já estão disponíveis para pré-venda;, os notebooks com Arc 5 e Arc 7 chegarão em meados do ano. Os sistemas gráficos Intel Arc para desktops e placas complementares serão lançados no segundo trimestre. ²

Os primeiros notebooks com sistemas gráficos Intel Arc
Muitos dos primeiros notebooks com sistemas gráficos Intel Arc terão designs Intel Evo com os mais recentes processadores Intel Core de 12ª geração, para que os usuários possam tirar o máximo proveito dos equipamentos finos e leves com Wi-Fi 6, capacidade de resposta e duração da bateria incríveis. A capacidade de processamento adicional dos sistemas gráficos Intel Arc garantirá mais recursos de criação de conteúdo e jogos em formatos portáteis. Assista ao vídeo de lançamento para obter mais informações sobre sistemas de parceiros OEM.

Microarquitetura gráfica Xe de alto desempenho
Todos os produtos com GPUs Intel Arc A-Series são construídos sobre a nova microarquitetura gráfica Xe de alto desempenho da Intel, ou Xe HPG, projetada do zero para jogadores e criadores de conteúdo. As tecnologias Xe HPG permitem que os sistemas gráficos Intel Arc forneçam alto desempenho, eficiência e escalabilidade em um nível avançado. Entre as características estão:

Poderosos Xe-cores com mecanismos de Inteligência Artificial Intel Xe Matrix Extensions (XMX) integrados para aumentar o poder computacional em 16 vezes na realização de operações de inferência em comparação com unidades GPU vetoriais tradicionais. Esse ganho computacional pode ajudar a elevar a produtividade, o desempenho de jogos e de tarefas de criação de conteúdo.

Xe Media Engine oferece aceleração ao mais amplo conjunto de codecs e padrões de vídeo e inclui recursos AV1 de codificação e decodificação acelerados por hardwares inéditos no setor. AV1 é até 50% mais eficiente do que o codec mais comum atualmente, H.264, e 30% mais eficiente do que H.265.3
Xe Display Engine está preparado para trabalhar com telas HDR de alta resolução e alta taxa de atualização, sendo compatíveis com os padrões mais recentes, entre eles Display Port 2.0 10G para 4K a 120 Hz sem compactação.

Tecnologias e parcerias para jogos
As tecnologias DirectX 12 Ultimate incluem a técnica Ray Tracing, sombreamento de taxa variável, sombreamento de malha e recurso sampler feedback.

A tecnologia XeSS da Intel de upscaling de imagens baseada em IA será usada para melhorar significativamente o desempenho dos jogos e permitir, por exemplo, que um jogo seja executado em resolução 4K com desempenho comparável ao da resolução 1080p nativa.

A Intel trabalha para fornecer drivers prontos para jogos logo no início e mantém parcerias com estúdios de jogos em todo o mundo para garantir que os títulos de última geração sejam otimizados para GPUs Intel Arc e tecnologias como XeSS.

XeSS será lançado em meados do ano com compatibilidade com mais de 20 jogos. A Intel planeja abrir o SDK XeSS e ferramentas para permitir que todos o implementem – garantindo a adoção por todo o setor em uma ampla variedade de software e hardware.

Intel Deep Link
Os sistemas gráficos Intel Arc para dispositivos portáteis são compatíveis com a tecnologia Intel Deep Link, permitindo que GPUs Arc funcionem perfeitamente com CPUs da Intel com sistemas gráficos integrados e elevem o desempenho de jogos, ferramentas de criação de conteúdo e streaming com os seguintes recursos:

Hyper Encode – Combina mecanismos de mídia de toda a plataforma para acelerar as cargas de trabalho de codificação de vídeo em até 60% em comparação com o Iris Xe Graphics1.
Hyper Compute – Da mesma forma, usa o poder combinado dos mecanismos computacionais e de IA encontrados em toda a plataforma Intel, entre eles o de processadores Intel Core, Iris Xe Graphics e GPUs Intel Arc, para acelerar diversas novas cargas de trabalho.
Dynamic Power Share – Prioriza de forma inteligente e automática o desempenho, dependendo da carga de trabalho, direcionando mais energia para o processador Intel Core ou sistema gráfico Intel Arc, conforme necessário, elevando assim o desempenho em até 30% em aplicações de criação e computação intensiva1.

Experiência da comunidade
A Intel está trabalhando com a comunidade e parceiros para desenvolver um portfólio de jogos e aplicações multimídia otimizados que estarão disponíveis para usuários de sistemas gráficos Intel Arc por meio de pacotes especiais.

Os pacotes vão variar de acordo com o sistema e a região, mas o primeiro voltado para jogadores e criadores de conteúdo será lançado em abril com o lançamento dos produtos portáteis A-Series.

A Intel vai oferecer à comunidade Arc um fluxo contínuo de concursos e promoções, como loot drops mensais e eventos de jogos.

Além disso, a Intel vai oferecer o aplicativo Intel Arc Control, uma interface e um hub tudo-em-um que coloca os usuários no controle total da experiência de jogo. Possui perfis personalizados, streaming integrado, uma câmera virtual, download integrado do Game ON Driver, captura automática de jogos e muito mais. O Intel Arc Control é compatível com Intel Iris Xe, Intel Iris Xe MAX e GPUs Arc para proporcionar uma experiência de software unificada.

Recursos para desenvolvedores
A Intel fornece ferramentas avançadas de arquitetura cruzada oneAPI para ajudar os desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo a oferecer recursos exclusivos para CPUs Intel e GPUs Arc – e otimizar os aplicativos para que tenham o máximo desempenho visual.

 Analisar e otimizar gargalos de sistemas gráficos. Use os Intel Graphics Performance Analyzers para criar perfis gráficos e de jogos e incrementar as habilidades de criação de perfis com a técnica de Ray Tracing, definição de perfis no nível do sistema e recursos XeSS.

Acelerar o processamento de mídia e streaming de jogos na Nuvem. A Intel oneAPI Video Processing Library (oneVPL) oferece compatibilidade com codificação e decodificação AV1 por hardware e Deep Link Hyper Encode, oferecendo transcodificação rápida ao usar vários aceleradores da Intel em uma plataforma..

 Acelerar as tarefas de computação intensiva. Com o Intel VTune Profiler, os desenvolvedores podem identificar as partes com mais código de CPU e GPU, visualizar comportamentos de threads e encontrar rapidamente problemas de simultaneidade e muito mais.

 Integrar IA e aprendizado de máquina em jogos. O Intel Game Dev AI Toolkit oferece vários recursos de IA, desde criação imersiva do universo até visualizações de transferência em estilo de objetos de jogo em tempo real.

Mais recursos estão disponíveis via Intel Game Dev Program e Intel Create.

Serviço
newsroom.intel.com.br e intel.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.