A Cigam é o novo parceiro tecnológico da American Cookies, que fabrica e comercializa cookies artesanais. A empresa iniciou operação em 2015, em Brasília (DF), no modelo delivery. A demanda cresceu e após 2 anos a companhia abriu sua primeira loja própria. Para apoiar esse processo constante de expansão, a American Cookies decidiu informatizar a gestão e automatizar processos críticos com o ERP da Cigam. O investimento inicial foi de R$ 48 mil.
Hoje a American Cookies tem uma rede de 40 lojas, 30 das quais franqueadas, além de um centro de distribuição em São Paulo, capital. São 60 colaboradores diretos entre fábrica, administração e lojas próprias, sem contar as franquias, localizadas em diferentes estados brasileiros, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. A empresa produz cerca de 2 milhões de cookies, ou 180 mil toneladas por ano.
Segundo o diretor de tecnologia da organização, Matheus Lopes Maia, até 2019 a gestão das operações era realizada de uma forma manual, com uso de planilhas e outros documentos offline, metodologia que se mostrou ineficiente no atual modelo de negócio, especialmente na área financeira, que vinha se tornando um gargalo no desenvolvimento da empresa, sendo a primeira área a utilizar o ERP.
Maia revela que o processo de escolha foi longo, envolvendo mais de 10 empresas fornecedoras de soluções de gestão empresarial, incluindo os principais players do mercado. Ele acrescenta que a flexibilidade e escalabilidade da solução, junto com um modelo ágil de implementação e armazenamento em nuvem foram decisivos na opção pela Cigam. Outro ponto importante foi a proximidade física com a unidade Cigam Brasília.
Aderência ao negócio
O diretor destaca que o sistema Cigam atendia de imediato as necessidades urgentes da American Cookies e que a empresa conseguiu fazer todas as adequações necessárias para o ERP ter total aderência ao negócio. “A integração com meios de pagamentos, sistemas bancários e open banking foram um grande diferencial oferecido pela Cigam”, comenta.
Outros pontos fortes na solução são o controle de estoque, insumos e apoio à produção. “Vamos automatizar a gestão de ponta a ponta, otimizando entregas e atendendo pedidos mais rapidamente, acelerando a área comercial”, diz o executivo. Ele acrescenta que a Cigam transmitiu confiança desde o início do projeto, com atendimento e suporte disponíveis e acessíveis.
De acordo com Maia, a empresa está se reestruturando, abrindo novas áreas internas e a ideia é ampliar as automações à medida em que os novos setores forem se consolidando. Os primeiros módulos da área financeira devem estar implementados em março e a equipe da área receberá treinamento da Cigam.
Na segunda fase, a solução será implementada no setor da produção, incluindo ferramentas analíticas e de BI capazes de gerar relatórios gerenciais com informações em tempo real, apoiando decisões estratégicas e comerciais.
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