book_icon

AMD Instinct expande ecossistema e oferece tecnologia de classe Exascale

Iniciativa vem atender à crescente demanda por cargas de trabalho de Data Center aceleradas por computação para reduzir o tempo de insights e descobertas

AMD Instinct expande ecossistema e oferece tecnologia de classe Exascale

A AMD anunciou a disponibilidade do ecossistema AMD Instinct, incluindo o novo acelerador AMD Instinct MI210 e os recursos do software ROCm 5, com suporte de sistema expandido de parceiros, incluindo Asus, Dell Technologies, Gigabyte, HPE, Lenovo e Supermicro. Ao todo, o ecossistema AMD Instinct e ROCm está oferecendo tecnologia de classe exascale para uma ampla base de clientes de HPC e IA, atendendo à crescente demanda por cargas de trabalho de Data Center aceleradas por computação e reduzindo o tempo de insights e descobertas.

Por meio do AMD Infinity Hub, o local central para aplicativos de código aberto que são portados e otimizados em GPUs AMD, os usuários finais podem facilmente encontrar, baixar e instalar aplicativos HPC em contêiner e estruturas de ML

“Com o dobro das plataformas disponíveis em comparação com nossos aceleradores de geração anterior, crescente adoção de clientes em aplicativos HPC e IA e novo suporte de ISVs comerciais em cargas de trabalho importantes, continuamos a impulsionar a adoção dos aceleradores AMD Instinct MI200 e do ecossistema de software ROCm 5 ”, disse Brad McCredie, vice-presidente corporativo de GPU para Data Center e Processamento Acelerado da AMD. “Agora, com a disponibilidade do acelerador AMD Instinct MI210 para a família MI200, nossos clientes podem escolher o acelerador que funciona melhor para suas cargas de trabalho, quer precisem de processamento acelerado de Borda para cargas de trabalho de HPC e IA em grande escala, ou se quiserem acesso para a tecnologia de classe exascale em um formato comercial”, explicou.

“O supercomputador Lumi, equipado com processadores AMD EPYC e aceleradores AMD Instinct MI200, fornecerá um salto geracional no desempenho para simulações e modelagem em larga escala, bem como cargas de trabalho de IA e aprendizado profundo para resolver algumas das maiores questões em pesquisa”, disse Pekka Manninen, diretor do Lumi Leadership and Computing Facility. “Utilizamos os aceleradores AMD Instinct MI210 para obter experiência prática com a família Instinct MI200, preparando nossos cientistas para enfrentar os muitos projetos desafiadores e complexos que executarão quando o Lumi estiver totalmente implementado”, completou.

Impulsionando o futuro da HPC e da IA

Os aceleradores da série AMD Instinct MI200 são projetados para potencializar descobertas em sistemas exascale, permitindo que pesquisadores, cientistas e engenheiros enfrentem desafios mais prementes, desde mudanças climáticas até pesquisas de vacinas. Os aceleradores AMD Instinct MI210 habilitam especificamente tecnologias de classe exascale para clientes que precisam de desempenho fantástico de HPC e IA em um formato PCIe. Alimentados pela arquitetura AMD CDNA 2, os aceleradores AMD Instinct MI210 estendem a liderança de desempenho da AMD em computação de precisão dupla (FP64) em placas de formato PCIe. Eles também oferecem uma solução robusta para treinamento acelerado de aprendizado profundo, oferecendo uma ampla variedade de recursos de precisão mista com base na tecnologia AMD Matrix Core.

Aplicativos

Uma plataforma de software aberta que permite que pesquisadores, cientistas e engenheiros aproveitem o poder dos aceleradores AMD Instinct para impulsionar descobertas científicas, a plataforma AMD ROCm é construída com base em vários aplicativos e bibliotecas que alimentam os principais aplicativos de HPC e IA.

Com o ROCm 5, a AMD estende sua plataforma de software adicionando novo suporte de hardware para os aceleradores da série AMD Instinct MI200 e a placa de vídeo profissional AMD Radeon PRO W6800, além de suporte ao Red Hat Enterprise Linux 8.5, aumentando a acessibilidade do ROCm para desenvolvedores e permitindo excelente desempenho nas principais cargas de trabalho.

Além disso, por meio do AMD Infinity Hub, o local central para aplicativos de código aberto que são portados e otimizados em GPUs AMD, os usuários finais podem facilmente encontrar, baixar e instalar aplicativos HPC em contêiner e estruturas de ML. Os contêineres de aplicativos AMD Infinity Hub são projetados para reduzir o problema tradicionalmente difícil de obter e instalar versões de software, permitindo que os usuários aprendam com base em experiências compartilhadas e oportunidades de solução de problemas.

Ecossistema de parceiros e clientes

À medida que mais aplicativos específicos são otimizados para funcionar com os aceleradores ROCm e AMD Instinct, a AMD continua a aumentar seu ecossistema de software com a adição de ISVs comerciais, incluindo Ansys, Cascade Technologies e TempoQuest. Esses ISVs fornecem aplicativos para cargas de trabalho aceleradas, incluindo Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), previsão do tempo, Engenharia Auxiliada por Computador (CAE) e muito mais. Essas atualizações estão no topo do suporte a aplicativos existentes no ROCm, que inclui aplicativos HPC, IA e Machine Learning, AMBER, Chroma, CP2K, GRID, GROMACs, LAAMPS, MILC, Mini-HAAC, NAMD, NAMD 3.0, ONNX-RT, OpenMM, PyTorch, RELION, SPECFEM3D cartesiano, SPECFEM3D Globe e TensorFlow.

Serviço
www.amd.com

.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.