book_icon

Paessler e Moxa se unem para ampliar controle sobre ambientes convergentes OT e IT

Aliança entre Moxa e Paessler oferece soluções “White Label” de gerenciamento, com suporte a múltiplos protocolos e ênfase em segurança

Paessler e Moxa se unem para ampliar controle sobre ambientes convergentes OT e IT

A Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, está cooperando com a Moxa, um dos fornecedores de soluções de automação para redes industriais. As duas organizações fazem parte da UpTime Alliance. Juntas, as empresas permitem uma visibilidade de 360 graus sobre redes TI e OT. Gerenciamento e monitoramento centralizados podem assegurar a continuidade das operações industriais. A soma das ofertas das duas empresas cria uma visão geral transparente das instalações de produção, melhor resiliência cibernética, além de reduzir custos e tempo gasto em segurança cibernética.

A Moxa é um fornecedor mundialmente conhecido de Gerenciamento de Redes OT. “A empresa tem uma forte presença na América Latina e no Brasil – mantém seu escritório regional em São Paulo”, destaca David Montoya, desenvolvimento de negócios global IoT da Paessler. Estudo da Market Data Forecast divulgado em 2021 informa que, até 2025, esse mercado poderá valer US$ 43 bilhões – o mesmo relatório lista a Moxa como uma das líderes do segmento de soluções de gerenciamento industriais. As especialidades da Moxa estão nas áreas de Manufatura, Ferrovias, Óleo e Gás, Navegação e Transportes.

Para Montoya, o nível de maturidade digital dos ambientes industriais está avançando na América Latina e no Brasil  

Para Montoya, o nível de maturidade digital dos ambientes industriais está avançando na América Latina e no Brasil. Estima-se que, ao redor do mundo, haja 35 bilhões de dispositivos IoT instalados; na América Latina como um todo, em 2020 havia 713 milhões de dispositivos conectados. Espera-se que o Brasil tenha 100 milhões de dispositivos IoT até 2025 (estudo da teleco.com.br). “Esses dados podem ser extrapolados para a IoT Industrial – há uma crescente modernização nas fábricas da América Latina”.

Uma das razões para isso é a necessidade de adaptar tecnologias que permanecem em uso nas indústrias, mesmo após décadas de operação. A pandemia acelerou a Transformação Digital em várias frentes, e o setor industrial não foi exceção, com a IIoT trazendo a promessa de tomada de decisões com base em dados para aumentar a eficiência e reduzir custos. “Atualmente, ouvimos falar em vários projetos de digitalização avançando da fase piloto para a de implementação, para adaptar fábricas e capacitá-las a uma melhor coleta de dados”, diz Montoya.

Um dos motores dessa transformação é a necessidade de vencer os desafios de segurança cibernética trazidos pela conexão do chão de fábrica aos ambientes de TI. É essencial tentar nivelar os padrões e processos de segurança das redes industriais aos padrões já adotados no mundo da TI. “Mas ainda há muito a ser feito”, reflete Montoya. IIoT e TI/OT precisam continuar entregando benefícios tangíveis para as empresas. “À medida que mais empresas ousarem implementar projetos que demonstrem a eficiência trazida por decisões com base em dados, avançaremos de uma fase de desbravamento para outra na qual até mesmo os adotantes tardios terão implementado dispositivos de melhor qualidade, ampliarão a conectividade e reduzirão seus custos”.

Paessler e Moxa têm muita experiência em seus campos de especialização e são consideradas importantes players e líderes da indústria. “Unindo forças, fornecemos aos usuários uma experiência aprimorada de conectividade e coleta de dados para redes industriais. Por um lado, o cliente usufruirá a abordagem independente de fornecedor e altamente segura da Moxa; por outro, poderá explorar as capacidades de monitoramento, visualização e alertas precoces da plataforma White Label e de fácil uso da Paessler. A meta é fechar as lacunas criadas pela convergência de TI/OT, tendência que tem causado uma real dor de cabeça para as equipes de TI e de Operações que lidam com redes industriais”.

Identificação de paralisações da produção em um estágio precoce
A Moxa oferece dispositivos e soluções para conectividade multiprotocolo para integrar dispositivos de campo de diferentes fabricantes, bem como para conectividade Ethernet aberta. A plataforma Moxa conta com recursos de autocorreção e é altamente segura, podendo ser utilizada desde redes de dispositivos de campo até sistemas MES/SCADA. Com seu software de gerenciamento de redes MXview, dispositivos da Moxa podem ser configurados e monitorados em redes industriais, podendo ser efetuados diagnósticos de dispositivos. A solução permite um gerenciamento central de dispositivos da Moxa, bem como relatórios de estoque ou uma visualização dinâmica da topologia. A oferta Moxa exibe rapidamente o status de conexões wireless e mudanças de conexão, e visualiza automaticamente dispositivos de rede e conexões físicas.

Resolver a lacuna de segurança em TI e OT é essencial para uma produção operacional. Apenas uma colaboração dos dois ambientes ajuda a proteger redes industriais contra ameaças cibernéticas. Com o apoio de protocolos de indústria e de TI, como SNMP, MQTT, OPC-UA ou Modbus, o PRTG permite a convergência de TI e OT. A solução de monitoramento coleta dados, exibe-os em painéis de controle centrais e, com base em valores limites pré-definidos, alerta as partes responsáveis em caso de anomalias. Dessa maneira, os problemas em ambientes de TI e OT podem ser identificados em um estágio precoce, permitindo a tomada de medidas adequadas.

MXview Security View e PRTG trabalham juntos para entregar maior segurança
O MXview da Moxa fornece uma API RESTful e widgets web que permitem a fácil integração com o PRTG, compartilhando dados coletados pelo MXview. Isso permite o monitoramento centralizado e transdepartamental de TI e OT com uma única solução. As informações coletadas pelo MXview são combinadas com os dados de infraestrutura monitorada do PRTG – assegurando um alerta centralizado que garante uma resposta em tempo oportuno às mensagens de erro.

“Com a Moxa como parceiro experiente no ambiente de IIoT, estamos criando juntas a base para as empresas convergirem com sucesso seus ambientes de TI e OT”, diz Felix Berndt, gerente de desenvolvimento de negócios de IIoT e Data Centers EMEA da Paessler. “Usando o sistema de papéis e direitos do PRTG, painéis de controle, relatórios e alertas podem ser facilmente criados para os funcionários responsáveis. Devido ao MXview também oferecer diversas funções de gerenciamento, capacitamos nossos clientes a ter uma estratégia de monitoramento com uma visão geral central.”

Serviço
www.paessler.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.