book_icon

Oracle apresenta o Java 18 com diversas novidades para os desenvolvedores

Nova versão oferece milhares de melhorias de desempenho, estabilidade e segurança, incluindo nove melhorias na plataforma que impulsionarão ainda mais a produtividade

Oracle apresenta o Java 18 com diversas novidades para os desenvolvedores

A Oracle anunciou nesta terça-feira (22/3) a disponibilidade do Java 18, a versão mais recente da plataforma de desenvolvimento e linguagem de programação número um do mundo. Segundo a empresa, o Java 18 (Oracle JDK 18) oferece milhares de melhorias de desempenho, estabilidade e segurança, incluindo nove melhorias na plataforma que impulsionarão ainda mais a produtividade do desenvolvedor.

O Java Development Kit (JDK) mais recente fornece atualizações e melhorias com nove JDK Enhancement Proposals (JEPs). Isso inclui a capacidade de adicionar trechos de código na documentação da API Java (JEP 413), que simplifica a adição de código-fonte de amostra na documentação da API, e o Simple Web Server (JEP 408) para prototipagem e teste. Os desenvolvedores podem explorar dois módulos de incubação: o Vector API (JEP 417) e o Foreign Function and Memory API (JEP 419), bem como um recurso de visualização: Pattern Matching for Switch (JEP 420).

O Oracle Java SE Subscription é uma oferta previsível de pagamento conforme o uso, oferece aos clientes o melhor suporte da categoria, direito ao GraalVM Enterprise, acesso ao Java Management Service e flexibilidade para atualizar no ritmo de seus negócios

“O lançamento do Java 18 demonstra o compromisso contínuo da Oracle em fornecer às empresas e desenvolvedores acesso mais rápido a aprimoramentos com a cadência de lançamento de recursos de seis meses”, disse Georges Saab, vice-presidente de Desenvolvimento do Java Platform Group da Oracle. “Continuamos a fazer investimentos técnicos que melhoram o desempenho, a estabilidade e a segurança das implementações da plataforma Java SE, bem como do Java Development Kit”, afirmou.

A Oracle introduziu recentemente o Java Management Service (JMS), um novo serviço nativo do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para ajudar a gerenciar os tempos de execução e aplicativos Java no local ou em qualquer Nuvem. O JMS fornece as informações necessárias para gerenciar implementações Java em toda a empresa. O Java Management Service está incluído para cargas de trabalho OCI e para assinantes Java SE.

O Java 18 é a versão mais recente sob a cadência de lançamento de seis meses do Java e é o resultado de uma extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java por meio do Projeto OpenJDK e do Java Community Process (JCP). Isso fornece um fluxo constante de inovações, ao mesmo tempo em que oferece melhorias contínuas de desempenho, estabilidade e segurança que aumentarão a difusão do Java em organizações e setores de todos os tamanhos. As maiores mudanças entregues no Java 18 são:

Atualizações e melhorias nas bibliotecas

JEP 400: UTF-8 por padrão – Define UTF-8 como o conjunto de caracteres padrão das APIs Java padrão. Com essa alteração, as APIs que dependem do conjunto de caracteres padrão se comportarão de forma consistente em todas as implementações, sistemas operacionais, localidades e configurações.
JEP 408: Simple Web Server – Uma ferramenta de linha de comando e API para iniciar um servidor web mínimo que serve apenas arquivos estáticos. Esta ferramenta será útil para prototipagem, codificação ad-hoc e propósitos de teste, particularmente em contextos educacionais.
JEP 416: Reimplementar Core Reflection com Method Handles – Reimplementa java.lang.reflect.Method, Constructor e Field sobre os handles de método java.lang.invoke. Ao tornar o método manipula o mecanismo subjacente para reflexão, ele reduz o custo de manutenção e desenvolvimento das APIs java.lang.reflect e java.lang.invoke.
JEP 418: Resolução de endereço de Internet SPI – Define uma interface de provedor de serviço (SPI) para resolução de nome e endereço de host, para que java.net.InetAddress possa usar resolvedores diferentes do resolvedor integrado da plataforma.

Ferramentas

JEP 413: Trechos de código JEP na documentação da API Java – Introduz a tag @snippet para o Doclet padrão do JavaDoc para simplificar a inclusão de código-fonte de exemplo na documentação da API.

Visualização e incubadoras para versões posteriores do JDK

JEP 417: Vector API (Terceira Incubadora) – Fornece uma API para desenvolvedores alavancarem de forma confiável arquiteturas de CPU que fornecem extensões vetoriais escaláveis. Isso levará a um desempenho superior em comparação com cálculos equivalentes em processadores não estendidos.
JEP 419: Função Estrangeira e API de Memória (Segunda Incubadora) – Permite que programas Java interoperem com código e dados fora do tempo de execução Java. Ao invocar eficientemente funções externas (ou seja, código fora da JVM) e ao acessar com segurança a memória externa (ou seja, memória não gerenciada pela JVM), a API permite que programas Java chamem bibliotecas nativas e processem dados nativos sem a fragilidade e as armadilhas de JNI.
JEP 420: Correspondência de padrões para switch (segunda visualização) – Aprimora a linguagem de programação Java com correspondência de padrões para expressões e instruções de switch, juntamente com extensões para a linguagem de padrões. Estender a correspondência de padrões para switch permite que uma expressão seja testada em vários padrões, cada um com uma ação específica, para que consultas complexas orientadas a dados possam ser expressas de forma concisa e segura.

Programas Java à prova de futuro

JEP 421: Finalização obsoleta para remoção – A finalização permanece habilitada por padrão por enquanto, mas pode ser desabilitada para facilitar o teste. Em uma versão futura, ela será desabilitada por padrão e, em uma versão posterior, será removida. Os mantenedores de bibliotecas e aplicativos que dependem da finalização devem considerar a migração para outras técnicas de gerenciamento de recursos, como a instrução try-with-resources e limpadores .

Suporte a clientes Java

O Oracle Java SE Subscription é uma oferta previsível de pagamento conforme o uso, oferece aos clientes o melhor suporte da categoria, direito ao GraalVM Enterprise, acesso ao Java Management Service e flexibilidade para atualizar no ritmo de seus negócios. Isso ajuda as organizações de TI a gerenciar a complexidade, conter custos e mitigar os riscos de segurança.

Serviço
www.oracle.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.