book_icon

Ibema destaca: ESG é rastreável com o Relatório de Sustentabilidade GRI

A empresa encara o desafio de seguir padrões internacionais de diagnóstico e mostra como é importante ouvir o cliente, colaborador, fornecedor, comunidade e consumidor

Ibema destaca: ESG é rastreável com o Relatório de Sustentabilidade GRI

Falar a língua do mundo é fundamental ao se adotar critérios internacionais de mensuração e controle, e isso é ainda mais verdade em relação ao ESG (meio ambiente, social e governança). Para isso, é importante investir num Relatório de Sustentabilidade aos moldes do GRI Standards – Global Reporting Initiative, organização não governamental e multistakeholder.

“É uma metodologia que permite entender exatamente as áreas robustas da empresa, aquelas em que ela opera de forma aceitável e em que pode ir além, além daquelas que precisam melhorar”, explica a gerente de SGI, Risco e Meio Ambiente da Ibema, Andrea Pegorini.

Os critérios ESG são uma forma de mensurar o valor da empresa aos olhos do mercado 

O processo é profundo e começa na própria seleção de temas a serem investigados ao longo do projeto, pois ajuda a compreender as fortalezas e fraquezas da corporação – já o primeiro passo ruma ao aperfeiçoamento é reconhecer as falhas e enxergar as possibilidades de melhoria. Para isso, os stakeholders da empresa, desde os colaboradores até acionistas, passando pelos clientes, parceiros, fornecedores e consumidor final são consultados para apontarem situações a serem trabalhadas.

“É uma experiência que literalmente provoca a organização da empresa, e isso para o mercado financeiro é muito importante”, lembra Andrea, pois os critérios ESG são uma forma de mensurar o valor da empresa aos olhos do mercado. No caso da Ibema, foi comprovada a posição de liderança em questões ambientais, como é o caso da gestão de água, com níveis de excelência no mercado, e o status de aterro zero, alcançado na totalidade das fábricas em 2021.

Além dos fatores internos e da gestão de meio ambiente, o Relatório de Sustentabilidade leva em conta o relacionamento com os diferentes públicos externos, com destaque ao atendimento do cliente em sua jornada de compra.

Outros quesitos de extrema importância no diagnóstico aos moldes GRI são a organização financeira, habilidade para mensurar indicadores e a ação social da empresa. Aqui entram a conduta ética e governança, gestão da cadeia de valor e o desenvolvimento social de seu entorno.

“Ficamos satisfeitos em saber que a metodologia usada na produção de nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade é a mais avançada do mercado. Estamos ansiosos para nos aprimorarmos gradativamente em todos os quesitos do nosso propósito de embalar um futuro cada vez melhor.”

#Ibema #ESG #Sustentabilidade #RelatórioGRI

Serviço
www.ibema.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.