book_icon

Fujitsu lança vRAN 5G que proporciona reduções potenciais na emissão de CO2 em mais de 50%

No futuro, a Fujitsu planeja implementar a tecnologia vRAN globalmente, oferecendo suporte robusto e inovador às operadoras de telecomunicações que trabalham para reduzir o uso de CO2 e contribuir para uma sociedade mais sustentável

Fujitsu lança vRAN 5G que proporciona reduções potenciais na emissão de CO2 em mais de 50%

A Fujitsu – empresa japonesa que atua em tecnologia da informação e comunicação (TIC) – anuncia o desenvolvimento de uma nova tecnologia de rede de acesso via rádio virtualizada (vRAN)¹ de software com suporte para 5G Standalone (SA) e irá oferecê-la para verificação por operadoras de telecomunicações a partir de março de 2022.

Da mesma forma como “Digital Annealer”² serve para otimizar recursos de computação, a tecnologia vRAN recém-desenvolvida aborda um dos principais desafios das vRANs convencionais, entregando alto desempenho com baixo consumo de energia. A Fujitsu estima que esta abordagem oferece alto potencial para reduzir as emissões globais de CO2 do sistema em 50% ou mais em comparação com os sistemas convencionais de estações base até 2025, ao mesmo tempo em que oferece aos utilizadores comunicações estáveis e de alta qualidade.

No futuro, a Fujitsu planeja implementar esta tecnologia vRAN globalmente, oferecendo suporte robusto e inovador às operadoras de telecomunicações que trabalham para reduzir as emissões de CO2 e contribuir para uma sociedade mais sustentável.

“Nos últimos anos tivemos muitos avanços. Desde melhorias de desempenho em CPUs de uso geral e a virtualização de tecnologia de controle, até o processamento de sinal, que abriram uma ampla gama de novas possibilidades de inovação tecnológica em comunicações, incluindo o surgimento da tecnologia vRAN. A introdução de vRANs compostas por servidores de uso geral, que não exigem o desenvolvimento dispendioso de hardware especializado, é alternativa atraente às estações base convencionais”, avalia Alex Takaoka, diretor de Vendas da Fujitsu Brasil.

Apesar de sua promessa, a tecnologia vRAN existente no mercado hoje continua enfrentando barreiras para uma adoção mais ampla. Por exemplo, vRANs que não são configuradas com equipamentos dedicados tendem a ter menor eficiência de desempenho do que as estações base convencionais. Para manter o mesmo desempenho, mais hardware deve ser integrado, resultando em cargas ambientais mais altas em áreas como consumo de energia. Em termos de estabilidade e redundância, também há casos em que as vRANs convencionais não podem garantir suficientemente a qualidade da comunicação de nível de operadora.

Características do vRAN da Fujitsu
A nova tecnologia vRAN da Fujitsu suporta 5G SA e está em conformidade com as especificações O-RAN, ao mesmo tempo que aproveita as seguintes tecnologias proprietárias para resolver com sucesso alguns dos desafios que envolvem as vRANs convencionais. Ao otimizar toda a rede sem fio 5G e reduzir a quantidade de equipamentos e consumo de energia, a vRAN da Fujitsu oferece o potencial de contribuir para reduções significativas nas emissões totais de CO2 em todos os sistemas sem fio 5G das operadoras.

A abordagem de personalização da Fujitsu para comunicações de alto desempenho e alta capacidade
Métodos de controle de software aprimorados para alto desempenho e capacidade nas comunicações. Aumentando a velocidade de comunicação e a área de cobertura de comunicação de duas para quatro vezes.

Além de usar a IA para prever futuras flutuações de tráfego, este sistema aproveita a tecnologia de computação Digital Annealer de inspiração quântica, para permitir a alocação ideal de recursos de computação, resolvendo rapidamente problemas difíceis de resolver com os computadores de uso geral atuais 

Tecnologia de alocação dinâmica de recursos
A Fujitsu desenvolveu a sua própria tecnologia de alocação dinâmica de recursos que reduz o excesso de recursos e consumo de energia, tornando possível ajustar de forma flexível os recursos computacionais dos servidores necessários para as operações de acordo com o estado de utilização (volume de tráfego) das estações base, que varia com a região e o tempo do dia. Ao vincular a unidade de controle inteligente RAN (RIC)³ , e o SMO4 que orquestra e gerencia toda a rede, com essa tecnologia, os movimentos dos usuários de telefones celulares e o uso de aplicativos são estimados e a alocação ideal de recursos é alcançada.

Tecnologia de redesenho automático de células
Além de usar a IA para prever futuras flutuações de tráfego, este sistema aproveita a tecnologia de computação Digital Annealer de inspiração quântica, para permitir a alocação ideal de recursos de computação, resolvendo rapidamente problemas difíceis de resolver com os computadores de uso geral atuais. Usando os recursos de otimização combinatória superior do Digital Annealer, é possível derivar os destinos de conexão ideais das várias combinações de unidades de rádio (RU) e vRANs (Unidade Central / Unidade Distribuída) em ambientes onde as ondas de rádio de muitas estações base se sobrepõem.

Planos futuros
Em março de 2022, a Fujitsu começará a fornecer software que roda em servidores de uso geral para verificação de operadoras e oferecerá suporte a vários tipos de verificação, incluindo testes de campo. Até o final do ano fiscal de 2022, a companhia planeja começar a oferecer essa tecnologia como serviço em uma base global, com o objetivo de expandi-la para as redes de serviços comerciais de cada operadora. Seu objetivo é reduzir as emissões totais de CO2 em 50% ou mais até 2025, em comparação com os sistemas convencionais de estação base, atualizando sucessivamente as funções do software e melhorando ainda mais as tecnologias para reduzir o impacto ambiental.

[1] rede de acesso de rádio virtualizada (vRAN): uma estação base virtualizada criada usando software especializado que habilita a função de controle de estação base hospedado em um servidor de uso geral;
[2] Digital Annealer: a arquitetura de computador de domínio específico da Fujitsu é especializada na resolução de problemas de otimização combinatória que são difíceis de resolver com computadores de uso geral devido à enorme complexidade computacional.
[3] Unidade de controle inteligente RAN (RIC): uma unidade de controle RAN que pode otimizar o gerenciamento de recursos sem fio e automatizar as operações;
[4] SMO: abreviação de Service Management and Orchestration. Uma estrutura que integra orquestração em toda a rede (configuração, automação de compilação) e funções de gerenciamento;
[5] A tecnologia para este produto utiliza parte dos resultados da “Pesquisa e Desenvolvimento de Infraestruturas Aprimoradas para Sistemas de Comunicação de Informação Pós-5G (c1)”: “Desenvolvimento de Tecnologia para Melhorar o Desempenho de uma Unidade de Controle de Estação Base Virtualizada” do Novo Organização de Desenvolvimento de Energia e Tecnologia Industrial (NEDO).

Serviço
www.fujitsu.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.