book_icon

Design System: conheça as vantagens do recurso usado no Vale do Silício

Ferramenta utilizada por empresas do Vale do Silício como Google e Apple cria linguagem universal para time de designers e desenvolvedores de empresas de tecnologia

Design System: conheça as vantagens do recurso usado no Vale do Silício

Em um mercado cada vez mais competitivo, a agilidade tornou-se um componente indispensável para os negócios, especialmente para aqueles que envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse cenário, investir em um Design System, um sistema padronizado de design que cria uma linguagem universal para o time de desenvolvedores, pode ajudar os negócios a ganharem velocidade e eficiência na entrega de novos projetos.

Com a ferramenta, que é utilizada por grandes empresas do Vale do Silício como Google e a Apple, é possível gerar uma variedade maior de protótipos para experimentação, o que oferece insights e dados rapidamente, uma vez que para começar uma nova entrega não é preciso pensar em um novo produto “do zero”, já que é possível reutilizar alguns códigos na base. Entre as brasileiras que têm apostado neste recurso está a Escale Digital, scale-up brasileira de tecnologia, B2B2C, que tem levado grandes marcas de serviços essenciais a conquistarem novos clientes, por meio da digitalização da aquisição.

Entre as enterprises atendidas pela scale-up estão nomes como Itaú, Vivo e Claro. Com a novidade, a entrega de novos projetos será mais ágil  

“A reutilização de código pode produzir uma economia de tempo entre 40 e 80%, a depender do projeto. Desta forma, os designers focam no usuário e nas necessidades do negócio e os engenheiros em soluções tecnológicas uma vez que os padrões e componentes já foram codados”, explica Rodrigo Pires, Design Manager da Escale Digital. A empresa está trabalhando no desenvolvimento do Delta, seu modelo de Design System.

Entre as enterprises atendidas pela scale-up estão nomes como Itaú, Vivo e Claro. Com a novidade, a entrega de novos projetos será mais ágil. “Com o Delta, a Escale entra em outro nível na escalada de negócios. A partir de agora, gerar um novo produto para nossos clientes levará bem menos tempo porque não precisaremos mais pensar em cada mínimo detalhe. O que antes era feito em meses passará a ser feito em alguns dias ou semanas”, esclarece.

Pires acredita que o investimento em um Design System próprio libera o time de tecnologia para desenvolvimento em outras frentes. “Pela agilidade que traz na criação, a equipe passa a ter tempo para se dedicar à inovação. Quando pensamos em grandes corporações, isso faz todo sentido. Não à toa empresas do Vale do Silício já utilizam há muito tempo esse recurso. “Isso garante que toda a equipe de designers e desenvolvedores trabalhem em consonância, na mesma sintonia, permitindo que a operação tenha menos obstáculos, com decisões pré-definidas, utilizando recursos de design que não perdem a qualidade quando escaláveis” encerra.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.