book_icon

Nova tecnologia facilita a realização de vestibulares no ensino à distância

Ferramenta de elaboração, aplicação e correção de vestibulares da plataforma JACAD, atende necessidades de instituições de ensino, professores e estudantes. Sistema de aplicação online de vestibular auxilia EAD

Nova tecnologia facilita a realização de vestibulares no ensino à distância

Um dos maiores desafios para as instituições de ensino, que se viram obrigadas a migrar as atividades educacionais para o ambiente remoto, foi o de estabelecer exames e outras avaliações que assegurassem lisura e justiça no processo. Afinal, como aplicar um teste a distância que pudesse inibir a famosa “cola”? Como transmitir ao estudante segurança e credibilidade necessárias?

Foi a partir dessa demanda que uma desenvolvedora de softwares voltados à educação, a SWA, com sede em Medianeira (PR) e atuação em 22 estados brasileiros, conseguiu aprimorar a plataforma, que é seu carro-chefe, e com marca reconhecida no mercado: a JACAD, criada há 15 anos. Agora em 2022, a solução passa a contar com a funcionalidade denominada “Prova On-line”, que começou a ser utilizada em fevereiro por instituições na aplicação de vestibulares.

A plataforma de gestão educacional JACAD é caracterizada por reunir tanto soluções no campo pedagógico como nas áreas administrativa e financeira das instituições 

“É uma ferramenta com design atualizado, muito simples de ser utilizada por professores e estudantes”, sublinha o fundador e CEO da SWA, Leandro Scalabrin. “Ela permite correções automáticas das questões de múltiplas escolhas, possibilitando que o professor se concentre na correção das dissertativas”, acrescenta.

A lisura e segurança são proporcionadas pela automação para o tempo da prova e para o embaralhamento das questões, de modo que cada teste seja único, o que dificulta a “cola”. Ainda como funcionalidade “anticola”, a prova é feita pelo estudante em tela cheia, ou seja, não é possível acessar outros programas (como ir à internet) e outros arquivos do computador.

Outros recursos do “Prova On-line” dizem respeito à gestão de todo o processo pela instituição: criação da prova, possibilidade de reutilização, acompanhamento das inscrições dos candidatos e divulgação dos resultados (notas). Para o professor, há autonomia para que ele defina e elabore as questões.

Os benefícios alcançam também os estudantes, assinala Scalabrin. “Por exemplo, a possibilidade de realizar o processo seletivo de qualquer lugar. E, antes do início da prova, o aluno tem acesso a informações quanto ao tempo, quantidade de questões e resultado imediato das questões objetivas”.

SOBRE O SISTEMA JACAD
A plataforma de gestão educacional JACAD é caracterizada por reunir tanto soluções no campo pedagógico como nas áreas administrativa e financeira das instituições. “A instituição não precisa de plataformas específicas para cada área e de uma ferramenta de integração entre elas. O JACAD já é uma plataforma integrada”, frisa o CEO.

Essa convergência é enaltecida pelo reitor José Carlos Barbieri, do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV), de Maringá (PR). “Nós, como gestores educacionais, precisamos ter em mãos um sistema que possa nos ajudar a trazer alunos, controle sobre disciplinas e controle financeiro. Nesses 16 anos de FCV passamos por diversos sistemas e há quase quatro conhecemos o JACAD. Ele conta com diversas ferramentas para ofertar aos nossos alunos. É um sistema completo, na palma da mão”.

O JACAD é utilizado por 40 mil professores e 500 mil estudantes, nos 22 estados brasileiros. A empresa foi fundada em 2006, depois de ser incubada pelo campus de Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pela qual Leandro Scalabrin se graduou. A SWA tem ainda como sócios Rafael Pagani e Lincoln Carrenho.

Serviço
www.swa.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.