book_icon

Lumen comemora forte crescimento na América Latina

No ano passado, dobrou o número de clientes latino-americanos que adquiriram os serviços de Edge Computing e intensificou a expansão de Data Centers na região

Em 2021, o número de clientes latino-americanos que adquiriram os serviços de Edge Computing da Lumen dobrou em relação ao ano anterior. “Percebemos um interesse crescente em diferentes setores, principalmente naqueles onde a latência é crítica, como entretenimento, criação de conteúdo, e-commerce e provedores de serviços de Nuvem pública”, disse Leonardo Barbero, vice-presidente sênior de Produtos e Acesso da Lumen Latin America.

Além disso, a empresa afirma que manteve seu plano de investimentos antecipados e contínuos para expandir suas redes e entregar a melhor experiência possível ao cliente, mesmo diante de picos de demanda devido à aceleração da Transformação Digital.

Nosso objetivo é fornecer serviços robustos, de alta qualidade e segurança máxima que permitam que nossos clientes se beneficiem de um crescimento ilimitado

Durante 2021, intensificou-se a expansão dos Data Centers regionais – incluindo instalações em São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Cali (Colômbia) e Lima (Peru) – e houve aproximadamente 12% de aumento da capacidade instalada em toda a América Latina.

A capacidade da rede de distribuição de conteúdo (CDN) da Lumen para atender às crescentes demandas de empresas de transmissão globais, plataformas de streaming de vídeo over-the-top (OTT) e empresas de videogame que fornecem aplicativos da Web de alto desempenho, vídeo de ultra-alta definição (UHD) streaming e downloads de jogos, já chega a 10 Tb/s. Isso equivale ao dobro da capacidade do registro de pico de tráfego registrado, garantindo o máximo desempenho.

Além disso, foram adicionados nós à rede da Lumen em 15 cidades da América Latina para oferecer mais serviços a mais usuários (cada novo nó representa um novo mercado), enquanto foram implementados 878 quilômetros de fibra óptica, adicionando 10 Tb/s de capacidade à sua rede óptica terrestre, e duplicando a capacidade de peering, permitindo mais de 17 Tb/s de trocas com outros provedores.

Em relação à conectividade direta com a Nuvem, a empresa informou que foram interligados quatro novos Data Centers de provedores de computação em Nuvem (CSP), posicionando a Lumen como a única empresa a alcançar todos os Data Centers dos quatro principais CSPs globais da região.

Todos esses esforços são respaldados pelo reconhecimento do mercado: pelo segundo ano consecutivo, a Lumen foi nomeada Líder no Quadrante Mágico do Gartner para serviços de rede, global.

Outras conquistas

Em termos de produtos, o foco na segurança foi enfatizado em 2021. “A aumentamos os níveis de segurança nas soluções SD-WAN, implementamos a estratégia SASE (arquitetura Secure Access Service Edge), aumentamos os recursos de Correlação de Eventos para melhor monitoramento de eventos e foram reforçados a aplicação e o serviço de proteção com soluções WAF (Web Application Firewall)”, afirmou Barbero.

Além disso, para garantir o mais alto nível de qualidade e conformidade com padrões internacionais rigorosos, os Data Centers regionais da empresa concluíram com sucesso quatro novos processos de certificação e receberam 33 recertificações ao longo do ano .

Para os serviços de Voz, a Lumen ampliou a cobertura de seus serviços de Voz 2 Vias e Substituição PSTN, que agora alcançam sete mercados on-net na região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru). Desta forma, os clientes têm acesso a mais de 300 cidades e a serviços de numeração geográfica e gratuita, originação/terminação de chamadas, serviços de emergência, entre outros.

Outro dos principais objetivos da Lumen é conduzir um mundo mais sustentável, razão pela qual todos os Data Centers são projetados, construídos e operados de acordo com os principais padrões de eficiência energética. Para tanto, a Elera Renewables, empresa de geração de energia do grupo canadense Brookfield Asset Management, vendeu 100 mil certificados de energia renovável (I-REC) para a Lumen Technologies, validando que a energia elétrica consumida pelos Data Centers no Brasil é fornecida integralmente por fontes renováveis.

“Nosso objetivo é fornecer serviços robustos, de alta qualidade e segurança máxima que permitam que nossos clientes se beneficiem de um crescimento ilimitado”, disse Leonardo Barbero, da Lumen. “Estamos constantemente atentos às tendências para antecipar necessidades e oferecer soluções de ponta”, conclui.

Serviço

www.lumen.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.