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Executivo da CM.com lista três tecnologias que irão remodelar os negócios em 2022

Três tendências tecnológicas emergentes que mudarão o desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas

Executivo da CM.com lista três tecnologias que irão remodelar os negócios em 2022

Para que o negócio esteja em constante crescimento, é preciso estar atento às últimas tendências do setor, e isso inclui a tecnologia utilizada. Pequenas e médias empresas e até as líderes de mercado devem estar atentas às novas plataformas e soluções que possam melhorar os resultados e fluxo de trabalho.

Com tantas novas ferramentas e aplicativos disponíveis, pode ser um desafio escolher quais trarão melhores resultados a curto, médio e longo prazo. É por isso que Ronald Bragarbyk, gerente nacional da CM.com, empresa holandesa de comércio conversacional (ConvComm), preparou uma lista de tecnologias emergentes que vão auxiliar na comunicação com os clientes e na oferta de produtos e serviços.

Deixando de ser um dispositivo apenas para fazer e receber chamadas, os telefones celulares se tornaram responsáveis também pelas compras do dia a dia  

Uma única plataforma para uma comunicação Omnichannel
À medida que as empresas se conectam com seus clientes em espaços online e remotos, existe uma necessidade de otimizar e melhorar os canais de comunicação. Ronald explica que o resultado é uma abordagem Omnichannel para a Experiência do Cliente (CX). “A estratégia pode ser composta por várias plataformas nas quais os clientes interagem com a loja. É um processo simples, acessível e econômico. Um exemplo recente é o uso da plataforma WhatsApp Business, que permite que as marcas ofereçam uma experiência de comércio eletrônico dentro da conversa do WhatsApp, tornando as interações online instantâneas, fáceis e poderosas”, ressalta.

Uma nova era de automação com o chatbot
Levantamento da Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, mostra que existe um aumento de 10% no valor médio de pedidos em casos que os clientes conversaram com um vendedor antes de comprar em comparação aos que não fizeram isso.

Para Ronald, a tecnologia de chatbot visa agilizar o CX e reforçá-lo ainda mais graças às inovações em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de Machine Learning (ML). “Por meio de chatbots, as empresas conseguem personalizar suas negociações e ainda identificar padrões e preferências comportamentais para melhorar seus produtos. Além disso, o uso dessa tecnologia funciona como um recurso de economia de tempo para os funcionários, dando-lhes mais tempo e energia para outras tarefas”, comenta.

O poder da conectividade móvel
Deixando de ser um dispositivo apenas para fazer e receber chamadas, os telefones celulares se tornaram responsáveis também pelas compras do dia a dia. É isso que mostra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O levantamento mostra que, em 2021, 87% dos brasileiros utilizaram o dispositivo para fazer compras pela internet, um crescimento de 20 pontos percentuais em relação ao último estudo de 2019.

“Além disso, por meio do contato móvel, as empresas conseguem apresentar soluções inovadoras como métodos de pagamento sem contato, processos de registro online e, de fato, canais de conversação. O sucesso estará em encontrar soluções unificadas que integrem com o maior número possível de funções e serviços, reconhecendo cada ponto de contato como uma oportunidade comercial e apoiando toda a jornada do cliente de maneira contínua, orientada por dados e proativa”, finaliza Ronald.

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