book_icon

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios. Com a quinta geração da conexão de rede móvel e banda larga desembarcando em todo o mundo, as possibilidades crescem bastante, uma vez que sua maior velocidade e baixa latência possibilitam a ascensão de tecnologias que demandam a transmissão de um grande volume de dados.

Embora não sejam novidades, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são dois exemplos de soluções vantajosas para as indústrias e para os consumidores, que poderão ser adotadas e integradas com maior assiduidade ao dia a dia das pessoas. São elas que promovem o aumento de desempenho em diferentes tipos de sistemas, oferecendo aos negócios benefícios como assegurar maior eficiência e inteligência na análise e aplicação de dados, bem como a capacidade de utilizar dispositivos que geram e capturam informações com muito mais facilidade.

Como resultado, é ocasionado um aumento exponencial no tráfego de dados, o que exige mais robustez por parte das infraestruturas de conectividade e de soluções em nuvem, além dos próprios Data Centers. Dessa forma, planejar o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica que possua capacidade técnica suficiente é primordial para que o desenvolvimento das tecnologias disruptivas se torne realidade e apresente efeitos significativos aos negócios.

Entre os elementos indispensáveis atualmente, podem ser mencionados os Data Centers neutros. Essa neutralidade, por sua vez, é um benefício oferecido pelos provedores de serviços de Colocation para assegurar a estabilidade dos sistemas, afinal, suas estruturas não estão vinculadas, de modo exclusivo, a uma única operadora de telecomunicação e/ou provedor de internet. Por esse motivo, tal configuração assegura maior diversidade e flexibilidade aos contratantes de escolherem o fornecedor que melhor atende sua demanda.

Os benefícios na prática
A Inteligência Artificial executa análises avançadas e técnicas com base em lógica para interpretar situações, apoiar e automatizar decisões e realizar ações. Isso inclui o Machine Learning (ou aprendizado de máquina), que prevê essas decisões e ações a partir de dados já identificados.

Para os negócios, a aplicação da IA em maior escala desencadeia uma ampla gama de possibilidades de avanços e, quando integrada à IoT, é formada a base de sustentação da Indústria 4.0. Nesse sentido, a aplicação de automação e de tecnologia da informação à produção industrial permite que as máquinas desempenhem funções altamente complexas. Entre as possibilidades, estão:

Autoatendimento virtual mais hábil e robusto com adaptação ao perfil e às necessidades de cada consumidor;
Capacidade de captar e analisar dados para geração de insights, orientando a tomada de decisões estratégicas;
Maior performance e segurança em equipamentos autônomos;
Maior eficiência no monitoramento e na operação remota.

Em função desses benefícios, a aplicação da Inteligência Artificial em maior escala viabiliza a oferta de experiências personalizadas e exclusivas, provocando a quebra de paradigmas e a disposição de serviços com desempenhos cada vez melhores. Da mesma maneira, quando combinados com a neutralidade das infraestruturas do Cloud Computing e dos Data Centers, esses serviços ganham estabilidade e resiliência, impedindo a ocorrência de interrupções e assegurando maior diversidade e flexibilidade aos contratantes.

As características dessa nova era digital são fatores determinantes para o sucesso das operações nos negócios. Soluções baseadas em IA e IoT revolucionam – em diferentes frentes – a forma como os negócios ocorrem de forma autônoma e remota, sendo potencializadas tanto em razão do 5G quanto pela robustez de Data Centers neutros.

Por Eliel Andrade, Gerente de Produtos da Odata.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.