O Autentica, ferramenta de validação biométrica desenvolvida pelo birô de crédito Assertiva Soluções, foi lançado no ano passado e já tem uma nova função habilitada. Usando um algoritmo robusto de Machine Learning para garantir que uma pessoa é quem realmente diz ser, ela pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos.
Porém, agora passa também a servir para fluxos que envolvem diversas pessoas. “Um contrato de locação imobiliária, por exemplo, não precisa mais ser levado ao cartório para reconhecimento de firma dos locatários, fiadores e proprietário do imóvel”, afirma Hederson Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções. “O reconhecimento facial de todos eles já dá ao documento validade jurídica e a segurança necessária para saber que quem assinou realmente se trata de uma das partes envolvidas no contrato, poupando tempo e dinheiro dos envolvidos, além de minimizar riscos de fraude e agilizar os negócios imobiliários”.
Outro setor para os qual a novidade se mostra um grande benefício é o de logística, especialmente quanto ligado ao e-commerce, para a certificação de que o produto comprado foi retirado, transportado e entregue à ponta final corretamente. “Na prática, independente do setor, todo negócio que em algum momento demanda assinaturas pode se beneficiar do reconhecimento facial como dispositivo antifraude”, comenta o CEO.
Outros diferenciais
O Autentica analisa mais de 150 pontos ósseos e musculares do rosto para validar a identidade de uma pessoa, resolvendo, com alto grau de confiança, a questão inteiramente online em questão de minutos. Ele é capaz de aliar o processo antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica.
Entre os principais benefícios, estão a diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda / concessão de crédito a clientes fraudulentos. Além disso, a plataforma traz redução de custo com a mesa de análise e diminui o gasto de logística para assinaturas feitas a mão. Por fim, garante mais organização, agilidade e segurança no armazenamento e entrada de clientes.
Customização
Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME’s. A ferramenta fica na Nuvem, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.
Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço o cliente recebe auxílio da empresa na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, que contempla desde a biometria facial antifraude até a assinatura dos contratos, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital ou somente a prova de vida, por exemplo. “Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez, e fluxos mais simplificados (como prova de vida) quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente”, finaliza Hederson.
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