book_icon

Maioria das operadoras de redes móveis tem planos de implementar o Open RAN em cinco anos

Pesquisa encomendada pela Mavenir junto a operadoras de pequeno, médio e grande porte de vários países todo o mundo traz percepções quanto a virtualização, arquiteturas abertas, redes nativas de Nuvem e automatização

Maioria das operadoras de redes móveis tem planos de implementar o Open RAN em cinco anos

A Mavenir, provedora de soluções para o setor de Telecomunicações, que tem por objetivo construir o futuro das redes com software nativo da Nuvem, patrocinou recentemente uma pesquisa que foi realizada pela Mobile World Live com dados quantitativos do entendimento das operadoras de pequeno, médio e grande porte de todo o mundo sobre inovações tecnológicas, tais como virtualização, arquiteturas abertas, redes nativas de Nuvem e automatização de rede, com o objetivo de popularizar as informações e evidenciar a importância de investir nesses processos que podem causar revolução positiva na nossa sociedade.

A metodologia da pesquisa foi baseada na divisão equilibrada entre operadoras com mais de 10 bilhões de dólares em receitas anuais e as com menos de 10 bilhões. Além disso, a representação geográfica foi composta por executivos de operadoras Europeias (29%), Asiáticas (29%), Norte Americana (24%) e o restante dividido em toda a América do Sul, África e o Oriente Médio.

78% das operadoras entrevistadas já estão migrando para a Nuvem nativa e apenas 22% estão cautelosas em relação a esta migração

A Mavenir buscou entender das operadoras em quais passos elas estão nos processos de implementação de arquiteturas abertas, como o Open RAN, e também na adoção dos procedimentos de virtualização e automatização de rede. De maneira geral, grande parte dos executivos entrevistados considera essas inovações como caminhos essenciais a seguir dentro de suas companhias, já que, além de estarem impactando positivamente a sociedade com soluções tecnológicas inovadoras, as operadoras otimizam custos e garantem flexibilidade nos processos, com a possibilidade de gerenciar a rede com um conjunto de ferramentas de automação.

Mais dados
Além disso, a pesquisa constatou que a migração para Nuvens nativas flexibiliza a operação das operadoras. Isso explica o dado de que 78% das operadoras entrevistadas já estão migrando para a Nuvem nativa e apenas 22% estão cautelosas em relação a esta migração.

De acordo com Bejoy Pankajakshan, chefe de tecnologia e diretor de Estratégia de Mavenir, as operadoras estão buscando migrar para soluções 100% baseadas em software com o objetivo de automatizar mais funções de rede – 98% dos executivos entrevistados entendem a importância da virtualização e as têm no seu radar de atuação e o mesmo número de operadoras estão considerando arquiteturas abertas ou a abertura de suas redes.

A Mavenir é fornecedora de diferentes soluções que ajudam no processo de virtualização dessas empresas e acredita que com esses dados é possível ter um panorama fiel sobre como as operadoras estão se comportando para atender demandas futuras. E essas soluções, como o Open RAN, são cobertas de proteção, o que possibilitou mais da metade dos executivos entrevistados classificarem o aumento da segurança por meio da visibilidade das funções de rede como um dos principais motivos para adotá-las.

Conheça a empresa
Mavenir está emprenhada em construir o futuro das redes com foco na visão de única rede automatizada, baseada em software que opera em qualquer Nuvem. Como fornecedora de software de rede end-to-end nativo da indústria, a Mavenir está focada em “transformar a forma como o mundo se conecta”, acelerando a transformação da rede de software para mais de 250 provedores de serviços de comunicação em mais de 120 países, que atendem a mais de 50% dos assinantes do mundo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.