book_icon

Service IT desenvolve programa para capacitar colaboradores na proteção de dados

Intitulado “Agentes de Privacidade”, projeto ajuda a mitigar riscos e reduzir possibilidades de crises

Service IT desenvolve programa para capacitar colaboradores na proteção de dados

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e segurança cibernética, anuncia o programa Agentes de Privacidade, no qual os colaboradores são capacitados para mitigar eventuais riscos, como vazamentos de informações sensíveis e possíveis ameaças à organização. O objetivo do projeto é treinar pessoas-chave de cada setor para a proteção de dados sigilosos de suas respectivas áreas de atuação e promover a cultura de privacidade na organização.

O programa dispõe de uma “trilha” de informações sobre proteção de dados, composta por nove temas, como mapeamento de informações, direito dos titulares, boas práticas de governança de dados e violação de dados pessoais. Ao final do programa, os agentes selecionados são submetidos a testes para avaliar os seus conhecimentos e de como é o tratamento de dados em suas áreas.

O objetivo do projeto é treinar pessoas-chave de cada setor para a proteção de dados sigilosos de suas respectivas áreas de atuação e promover a cultura de privacidade na organização 

A iniciativa da Service IT é uma prática da organização para adequação com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a ISO 27701, norma cujo objetivo é aprimorar o Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação existente com requisitos adicionais para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gerenciamento de Informação de Privacidade.

“O programa Agentes de Privacidade é parte importante de um conjunto de esforços para a adequação à LGPD. Entendemos que essa iniciativa de formação de profissionais com especialização em privacidade é estratégica para que tenhamos, de fato, uma cultura em torno do assunto dentro da Service IT”, afirma Leonardo Lemes, sócio-diretor da Service IT. “A formação teve uma carga horária teórica e prática que impulsionaram o programa.

Esse conhecimento será contínuo, com um sistema de créditos chamado Continuing Professional Education (CPE) baseado no framework da lnformation Systems Audit and Control Association (ISACA), similares aos utilizados em certificações internacionais. Para que o papel dos agentes formados siga pertinente, serão oferecidas oportunidades de capacitação e atividades práticas que contribuirão para a somatória de CPE”, completa.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.