book_icon

Axway avança com solução para o Open Everything

Tema que tem dominado o mercado financeiro, o Open Banking é apenas o início de uma revolução, que deverá ocorrer com o compartilhamento de dados de usuários em vários setores econômicos

Axway avança com solução para o Open Everything

Assim, há quem já esteja de olho nos recursos que serão necessários para operar essas oportunidades de negócios.

A Axway, empresa que atua soluções de integração, traz ao mercado a Axway Open Banking, uma solução de tecnologia completa para os padrões e requisitos do Open Banking, e que vai ainda além. O produto prepara tecnologicamente os clientes para aproveitarem as possibilidades que devem surgir, como o Open Insurance (Seguros), Open Investment (Investimentos) e Open Health (Planos de Saúde), entre outros. As instituições financeiras Banco Fibra e Tribanco são algumas que já utilizam a solução de Open Banking da Axway, e estão entre os primeiros a serem certificado na Open Banking Brasil Functional API Implementations – Payments.

A tecnologia é baseada na plataforma de API Management, Amplify, com componentes adicionais 

“O Open Banking é componente fundamental dentro da nossa estratégia de negócio. Estamos trabalhando com a solução da Axway para Open Banking desde abril deste ano, e a parceria tem mostrado ótimo desempenho. A Axway respondeu às mudanças nas especificações e manteve a solução atualizada, permitindo-nos ser uma das primeiras instituições certificadas. Também já vislumbramos e nos preparamos para as possibilidades do Open Finance (mercado financeiro aberto), optando por uma solução que vai nos preparar para esse cenário, nos colocando à frente nos negócios”, explica Rodrigo Ferreira da Costa, Head de Arquitetura e Inovação do Banco Fibra.

A tecnologia é baseada na plataforma de API Management, Amplify, com componentes adicionais. Entre as novas funcionalidades estão o módulo de consentimento (em que clientes e instituições poderão administrar as autorizações de uso dos dados), servidor de autorização, portal de desenvolvedores específico, além do cumprimento a todos os requisitos de segurança e já com as APIs padrões do Open Banking. A tecnologia ainda pode ser integrada aos canais e sistemas já existentes nas instituições.

“Com esta solução damos a oportunidade para que os nossos parceiros possam atender plenamente todas as necessidades técnicas e de negócios do Open Banking. Porém, ela é baseada em uma plataforma de integração híbrida, ou seja, não é restrita ao Open Banking. O cliente pode ir além, e se preparar tecnologicamente para o futuro do mercado financeiro”, explica Claudio Maia, especialista em Soluções para Integração e Transformação Digital da Axway.

Assim, a instituições já estarão com a base tecnológica necessária para explorar os próximos “opens”, sem a necessidade de novas transformações de infraestrutura digital. Outro benefício, é que a solução poderá ser adaptada aos requisitos do Open Banking em outros países, sendo uma vantagem significativa para instituições que operam internacionalmente. A Axway Open Banking é fornecida pelo próprio desenvolvedor da solução, que também oferece o suporte, enquanto outras tecnologias são comercializadas por terceiros.

“A Axway também tem o compromisso de seguir as definições do Open Banking, mantendo a solução constantemente atualizada e em conformidade com os requisitos regulatórios vigentes”, afirma Maia. “Uma das principais preocupações dos clientes é o compliance com a segurança, pois é um padrão novo e com uma certa complexidade. A solução da Axway é certificada para o padrão FAPI Brasil, que são as definições de segurança determinadas pela Estrutura de Governança do Open Banking Brasil. Nossos clientes também precisarão adquirir esse certificado e nós temos os auxiliado a cumprir essa etapa”, diz.

Além disso, a Axway promove reuniões semanais com os clientes e seus participantes do Programa de Open Banking para discutir e planejar novas implementações do sistema exigidas pelo Banco Central.
A empresa ainda oferece uma iniciativa em que eles podem receber consultoria de negócios de executivos referências globais no Open Banking, como Eyal Sivan, conhecido como Mr. Open Banking.

“Nosso objetivo é oferecer aos clientes uma solução que os permita explorar toda a sua potencialidade, oferecendo produtos e serviços excepcionais hoje, mas também olhando para um futuro do mercado financeiro cada vez mais aberto e internacional”, afirma Marcelo Ramos, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Axway na América Latina.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.