book_icon

Escale Digital apresenta sete carreiras em alta na área da Tecnologia para 2022

Projeção recente realizada pela consultoria do IDados, revela que apenas 500 mil brasileiros deixarão o desemprego em 2022

Escale Digital apresenta sete carreiras em alta na área da Tecnologia para 2022

Apesar do recuo na taxa de desemprego do Brasil, chegando a 11,6%, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022 deve ser um ano de baixa na criação de novas oportunidades de trabalho. Segundo a projeção divulgada pela consultoria IDados, com base em informações do Instituto, apenas 500 mil brasileiros deixarão o desemprego esse ano, o que deve manter o índice estagnado. Para driblar o problema, investir em áreas em que a oferta é maior do que a procura, como no mercado de tecnologia, pode representar um caminho de sucesso na busca por recolocação ou transição na carreira.

“Com um mercado em alta transformação e expansão vertiginosa, é preciso que o investimento em educação tecnológica cresça para que o segmento absorva esses novos talentos. Sobram vagas e faltam profissionais. Para isso, é preciso qualificar mais, especialmente para o uso de dados e Inteligência Artificial, comenta Roberto Mameli, CTO da Escale Digital, scale-up brasileira de tecnologia, B2B2C que por meio de inteligência de dados e tecnologia própria de alta performance tem ajudado as maiores marcas de serviços essenciais na América Latina a conquistarem milhões de novos consumidores.

Com um mercado em alta transformação e expansão vertiginosa, é preciso que o investimento em educação tecnológica cresça para que o segmento absorva esses novos talentos  

Para se adaptar a essa realidade, Mameli explica que as empresas têm buscado alternativas. “Para atrair os jovens para este universo, muitas techs têm dinamizado suas culturas internas, implementando o trabalho remoto e trabalhando temas como ESG e Diversidade” complementa.

A seguir, apresentamos uma lista com sete áreas em alta, em que a oferta é maior que o número de profissionais qualificados, segundo Mameli. Confira:

Especialista em Segurança da Informação
Em um mundo em que os negócios cada vez mais são orientados por dados, a carreira de Especialista em Segurança da Informação vai ajudar as empresas a estarem em conformidade com as leis que regulam a captação e o tratamento de informações. Este profissional administra sistemas de informação e a disponibilidade dos recursos. Um de seus papéis é o de identificar vulnerabilidades em servidores, sistemas e aplicações e networking, sempre com o objetivo de garantir maior segurança e integridade dos dados da empresa.

Product Design
A carreira de Product Design ou Designer de Produto não surgiu necessariamente com o avanço da tecnologia, mas se aperfeiçoou com ela . No Brasil era comum o termo Design Industrial para se referir à área. Com as novas tecnologias, o Product Designer passou a ser responsável pela criação de um produto, envolvendo todas as etapas do processo. Entre suas responsabilidades está a de garantir a excelência no desenvolvimento do produto partindo de um levantamento de um problema para maior entendimento da questão, busca pela solução; definir como o entregará o usuário, além de lançar e acompanhar o desenvolvimento da evolução.

UX Designer
Com o crescimento explosivo do número de aplicativos – seja para versão mobile ou desktop – as empresas de desenvolvimento têm apostado cada vez mais na busca por profissionais de UX Design. A profissão está diretamente ligada ao tipo de experiência do usuário, sem que ela comprometa o funcionamento do produto, ou seja, encontra um equilíbrio entre a usabilidade de um app ou site e a sua funcionalidade técnica que precisa operar corretamente. Uma das funções do UX Design é a de garantir que o usuário permaneça no ambiente do site ou app, por meio de uma experiência fácil e eficiente.

UI Designer
O profissional de UI Designer será responsável pela criação de interfaces nos aplicativos ou sites que permitam que o usuário navegue intuitivamente durante toda sua jornada online, ou seja, que não sinta dificuldade em encontrar os comandos que precisa. A sigla UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário), portanto esta área está mais ligada à estética, ou seja, à “cara” que o ambiente digital terá. Dessa forma, esse profissional trabalhará muito próximo ao UX designer (designer de experiência) e juntos, eles devem garantir que o usuário final queira continuar ou sinta-se motivado a voltar àquele app ou site.

Product Manager
O Product Manager ou “gerente de produtos” em português é o profissional responsável por garantir que um produto será entregue com alta qualidade, e isso não apenas em seu lançamento mas, enquanto ele for ofertado no mercado. Sua especialidade é a de oferecer soluções em desenvolvimento. Com o crescimento das techs no Brasil aumentou também a demanda por profissionais que possam direcionar esse processo, estrategicamente, além de uma procura por profissionais para projetos de construção de plataformas de user acquisition end-to-end.

Soft-engineer
Considerada uma das melhores carreiras na área de TI, o Soft-engineer ou Engenheiro de Software é o responsável por automatizar serviços, a partir da criação de plataformas e outros produtos digitais. Sua atuação passa por garantir o desenvolvimento, implantação e evolução de softwares complexos, tornando-os seguros. Além de desenvolver softwares, apps e plataformas, o Soft Engineer tem que arquitetar o design estrutural dos programas e realizar testes nos sistemas, sempre com o objetivo de proporcionar um produto confiável, eficiente e eficaz.

Especialista em SEO
Em um mundo cada vez mais digital, o volume de informações disponíveis é gigantesco e para isso existem os mecanismos de busca. Um especialista em SEO é o responsável por aplicar estratégias que ajudem a melhorar o ranqueamento de busca de sites, blogs e apps, o que, consequentemente, levará mais tráfego orgânico para as marcas. Entre as tarefas do SEO está o de analisar concorrentes e realizar pesquisas de palavras-chave; planejar e executar otimizações de SEO On Page e Of Page.

Fundada em 2013 pelos norte-americanos Ken Diamond e Matt Kligerman, a Escale é uma scale-up brasileira que conecta grandes marcas de serviços essenciais a milhares de novos consumidores. Por meio de uma tecnologia inovadora e proprietária, conta com grandes marcas em seu portfólio como Itaú, SulAmérica, Bradesco e Claro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.