A SoftExpert, que atua no mercado em soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e Transformação Digital, implementou em janeiro de 2021 o SAP Business One da Ramo Sistemas, empresa focada em soluções de softwa re de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.
Segundo Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas, um dos benefícios do SAP Business One é “acelerar o processamento dos relatórios de vendas, efetuar conciliações e simulações de renegociações de contas a pagar e receber de forma rápida e sem risco de impactar as operações cotidianas e, ainda, utilizar várias funções de acordo com o padrão e normas brasileiras”.
Gustavo Laqua, gestor de TI da SoftExpert, conta que a empresa estava em busca de parceiros que pudessem oferecer uma solução ERP tanto no Brasil quanto no México, que atendesse globalmente as suas necessidades e as de suas subsidiárias, elevando o nível de automação dos processos administrativos e financeiros; melhorando o de controle de pedidos e projetos, e também, fazendo a integração de comissionamento entre empresas e do SoftExpert Suite com o ERP.
Após o levantamento e a documentação das necessidades da SoftExpert, a Ramo Sistemas definiu quais seriam as melhores práticas do SAP Business One, para tornar os processos da empresa ainda mais eficientes.
Como resultado da adequação da solução SAP, o processo de comissionamento desenhado pela SoftExpert, que antes era manual e pouco eficiente, passou a ser 100% automatizado e teve uma expressiva melhora no seu desempenho. “Hoje, nossos comissionados têm acesso a sua valorização em tempo real, sem interação direta com o departamento financeiro”, explica Laqua.
Além disso, a empresa informa que a integração do SoftExpert Suite com o SAP Business One permite registrar e solicitar o pagamento de comissões, via plataforma SoftExpert, e dar maior visibilidade e previsibilidade ao recebimento de comissão, por meio do módulo Analytics, dentro da solução SoftExpert, evitando o acionamento da campainha para consultar valores.
“Este é o maior processo que temos implementado na SoftExpert”, garante Laqua. “A estratificação completa dos dados do SAP Business One, por meio da integração com as ferramentas, permitiu uma melhor análise de informações para a tomada de decisões estratégicas”, explica.
Outros fatores importantes, segundo o gestor de TI, as divisões das atividades no ERP e a redução da comunicação entre financeiro e comercial; a integração com processos internos; o rastreamento das informações; o melhor controle da contabilidade por departamento/centro de custo, e o controle, pela suíte, de todos os contratos internacionais que estão prestes a vencer, gerando notificações para que os responsáveis pelas contas possam gerenciar as renovações dos clientes.
Segundo Laqua, a expectativa inicial atendeu às necessidades dos departamentos comercial, financeiro e de compras, o que animou a SoftExpert a implementar futuramente o SAP Business One em outros setores, como o de serviços e de treinamento. Mas não para por aí. “Para 2022, a empresa tem planos para novos investimentos e expansão da implementação do sistema na maior subsidiária da SoftExpert, a unidade do México”, conclui o gestor de TI.
Serviço
www.ramo.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo