book_icon

5G e os desafios ao se contratar profissionais de Telecomunicações

A alta demanda por profissionais de tecnologia já é conhecida, principalmente para cargos que exigem experiência mais avançada

5G e os desafios ao se contratar profissionais de Telecomunicações

A implementação do 5G tem causado uma forte busca pela mão de obra de profissionais qualificados e especializados em redes de telecomunicações. As empresas vencedoras do leilão estão buscando ativamente profissionais com esse perfil para implementar e ampliar as redes nos prazos estabelecidos.

A alta demanda por profissionais de tecnologia já é conhecida, principalmente para cargos que exigem experiência mais avançada. Para se ter ideia, o aumento da demanda do setor de tecnologia em 2020 foi de 600%, segundo a plataforma Catho. Além disso, um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação afirma que o déficit de profissionais pode chegar a 260 mil até 2024.

As operadoras vencedoras do leilão do 5G estão oferecendo salários maiores que os praticados no mercado, tirando os bons profissionais das empresas e dificultando as contratações para as empresas menores  

Outro estudo recente feito com 9.864 profissionais no mundo e 73 da América Latina, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e a The Network, revelou que 93% dos funcionários de tecnologia de empresas latino-americanas entrevistados esperam trocar de empresa nos próximos dois ou três anos. Além disso, 64% já buscam ativamente por novos empregos.

Mas especificamente no mercado de Telecom a dificuldade tem sido sentida mais fortemente agora. Segundo Cláudia Gusukuma, gerente de Recursos Humanos da Eletronet, as empresas vencedoras do leilão 5G, têm sondado os profissionais da área com salários atrativos. “As operadoras vencedoras do leilão do 5G estão oferecendo salários maiores que os praticados no mercado, tirando os bons profissionais das empresas e dificultando as contratações para as empresas menores”, explica, Cláudia.

Segundo a especialista em RH da Eletronet, a dificuldade nas contratações se concentram principalmente nos profissionais de cargos mais técnicos como analistas de redes, técnicos de operações e técnicos de telecomunicações, que exigem maior conhecimento da tecnologia. “Para superar esse desafio de contratação, as empresas precisam apresentar atrativos que as façam concorrer de igual para igual com as grandes empresas de Telecom”, destaca.

Quanto à qualificação profissional, Cláudia destaca que uma experiência interna que vem dando resultados rápidos e positivos é o fato da empresa investir continuamente na contratação de uma equipe técnica experiente e com boa formação profissional, o que possibilita a disseminação do conhecimento para os colaboradores mais jovens. “O compartilhamento do conhecimento faz parte da nossa cultura organizacional. O conceito dos multiplicadores internos foi uma maneira eficaz que encontramos para manter as equipes engajadas, estreitar o relacionamento entre os colaboradores e promover a troca de experiências entre os times, trazendo ganhos para toda a organização e clientes”, reforça a gestora de RH.

Serviço
www.eletronet.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.