book_icon

Cinco tendências em Telecomunicações para 2022

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o setor de telecomunicações vem crescendo e recebendo importantes investimentos nos últimos anos. Com foco na expansão das redes nacionais e melhora na qualidade dos serviços, pautas sobre as grandes novidades que estão batendo à porta das companhias deste segmento vêm ganhando forte destaque no País – evidenciando importantes tendências que, definitivamente, irão remodelar o futuro do setor.

A robustez nos investimentos feitos pelas operadoras foi o grande destaque em 2021. Apenas no segundo trimestre, foram mais de R$ 8,3 bilhões direcionados para essa estratégia, de acordo com dados divulgados pela Conexis Brasil – quantidade 11% maior do que o mesmo período do ano anterior. Com grandes perspectivas rondando o setor como um todo, determinadas áreas vêm se destacando como as mais relevantes para 2022. Veja as principais:

5G: dentre todos os temas mais populares do setor, a entrada das operadoras no 5G é um dos mais aguardados. Os benefícios para os consumidores serão enormes, uma vez que a quinta rede tecnológica trará uma maior conectividade, velocidade de dados e mobilidade. Para isso, contudo, serão necessários grandes investimentos em infraestrutura, de forma que as antenas suportem tal avanço. Serão exigidos cinco vezes mais torres do que é demandado para o 4G, com uma fibra ótica mais robusta para liberação dos dados. Ainda, como muitos desses equipamentos necessitam ser importados, a tecnologia impulsionará a formação de novos negócios para sua disseminação no País.

Redes neutras: um dos maiores problemas de urbanismo enfrentados pelas operadoras é a sobrecarga dos postes de transmissão de dados. Há dezenas de cabos subaproveitados, que geram custo e ineficiência. Para solucionar esse cenário, as redes neutras trazem enormes perspectivas – com capacidade de atender mais de uma operadora com apenas um cabo de transmissão. Além de reduzir os investimentos das companhias, permite o redirecionamento dos esforços para tarefas mais estratégias, contribuindo imensamente para a aceleração da digitalização do país por meio da expansão de redes. Tudo isso, a um custo muito mais baixo que o atual.

MVNOs: as operadoras de redes móveis, conhecidas pela nomenclatura Mobile Virtual Network Operator, vêm se destacando imensamente no mercado. Com foco principalmente nos provedores de menor porte, permite que compartilhem a mesma infraestrutura utilizada pelas grandes operadoras consolidadas no mercado, sem que precisem se preocupar em investir altas quantias em redes e antenas. Esta união – que permite o oferecimento de serviços de voz, dados, SMS e outros – gera muito mais valor agregado e fidelização do consumidor.

Volta da Oi: por muitos anos, a Oi vem liderando o ranking das maiores operadoras nacionais, mesmo enfrentando um processo de recuperação judicial. Com esse processo finalizado, a operadora volta com força total em 2022, inclusive já apresentando inovações. O movimento deve acelerar a busca por novidades entre todos os seus concorrentes, promovendo uma corrida tecnológica muito mais acirrada.

 Internet das Coisas: a conexão das redes de dispositivos – conhecida pelo conceito de IoT – é uma das maiores tendências que promete revolucionar o mercado de telecomunicações este ano. Mesmo, inicialmente, a um preço um pouco elevado, sua implementação permitirá o desenvolvimento de cada vez mais empresas de automação no país, criando equipamentos inteligentes e trazendo a conectividade para inúmeras tarefas do nosso dia a dia. Muitas oportunidades devem surgir nesse sentido.

Em suma, a tecnologia estará cada vez mais presente no setor de telecomunicações. Com importantes novidades a caminho, será necessário preparo para atender as demandas que, certamente, continuarão a crescer. Seja nos negócios diretos entre empresas ou voltados para o consumidor final, todos os lados serão favorecidos em uma nova era, marcada pela velocidade e alta conectividade.

Por Juliana Najara, gerente de Produtos da G2 Tecnologia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.