A Check Point Software realizou recentemente o seu evento global CPX 360, conferências de cibersegurança, dedicado a clientes e parceiros. Durante três dias de evento online, em janeiro passado, divididos regionalmente (Américas, APAC e EMEA), a empresa apresentou a tecnologia Quantum Lightspeed, atualmente o firewall mais rápido do mundo, oferecendo desempenho 20 vezes superior aos fornecedores concorrentes, bem como o primeiro lançamento sob a nova identidade visual da Check Point Software em quase 30 anos.
Em sua palestra intitulada “You Deserve the Best Security” (“Você merece a melhor segurança”), o fundador e CEO, Gil Shwed, abriu o evento abordando a grande transformação da empresa e nova identidade visual como resposta à nova era pós-covid e à crescente dependência da rede. “Hoje, mais do que nunca, o ‘quebra-cabeça’ online precisa estar seguro. O nível de sofisticação dos ataques continua a aumentar. Os ataques de quinta geração (Gen V) são algo a que assistimos diariamente: ataques a cadeias de suprimento, de ransomware que podem derrubar um hospital inteiro ou a um oleoduto prejudicando metade da população dos Estados Unidos, e vulnerabilidades como as que acabamos de ver em dezembro do ano passado como a Log4j. Quando olhamos para 2021, este foi um dos anos mais desafiantes em termos de ciberataques”, destaca Shwed.
O slogan “You Deserve the Best Security”, definido para o novo logotipo da empresa, marca o novo impulso estratégico da Check Point Software para levar as organizações a implementar as mais abrangentes soluções de segurança com a abordagem “prevention-first” (prevenção em primeiro lugar) contra a pandemia cibernética. “Todos os ataques aos quais assistimos em 2021, desde o SolarWinds até a vulnerabilidade Log4J, foram ataques de múltiplos vetores de quinta geração (Gen V). Ante estas ameaças, as organizações não podem mais se dar ao luxo de ter a sua segurança comprometida. O ‘segundo melhor’ não é suficiente e não funciona, correndo o risco de falhar”, afirma Shwed.
A arquitetura Check Point Infinity é a base de tudo o que a empresa faz em cibersegurança, pois provê uma solução unificada para cada ameaça, com base em três pilares: a solução Quantum para proteger a rede, a CloudGuard para segurança completa da Nuvem e a Harmony para proteger os usuários e seus acessos, onde quer que se encontrem, em todas as plataformas e qualquer que seja a sua conexão. Tudo isto é baseado no software de gerenciamento Infinity Vision e na rede Check Point ThreatCloud, que é o “cérebro” que liga todos os elementos e assegura a proteção contra todas as ameaças em tempo real e em todos os vetores. Shwed acrescentou que a Check Point Infinity é a única arquitetura no setor que dá a mais ampla cobertura de segurança para todos os vetores de ataque: móvel, rede, e-mail, servidores web, endpoint e Nuvem. “É a única tecnologia de IA que bloqueou o Log4j em zero-day”, reforça o CEO.
A nova tecnologia de firewall Quantum Lightspeed para Data Centers assinala a determinação da Check Point Software em confrontar o crescente cenário de ameaças, comprovado pelas mais recentes conclusões apontadas no Relatório de Cibersegurança de 2022 que a empresa divulgou recentemente, e que dava conta de que os ciberataques aumentaram 50% desde o ano passado, a nível global. A nova solução resulta da colaboração com a Nvidia, uma empresa com uma relação de longa data com a Check Point Software que forneceu a tecnologia ASIC. “A solução Quantum Lightspeed é a mais recente inovação do portfólio da linha Quantum, e, por oferecer desempenho de firewall inovador que permite que as empresas suportem fluxos de dados de grandes dimensões e transfiram terabytes de dados com segurança em minutos em vez de horas, considero a maior revolução de segurança de rede da última década,” afirma Shwed.
Durante o evento CPX 360, os demais executivos da empresa destacaram em suas apresentações as tecnologias inovadoras e as recentes pesquisas sobre o cenário atual de ciberataques e ameaças.
A Dra. Dorit Dor, Chief Product Officer da empresa, ressaltou que o poder de processamento aprimorado trazido pela Nvidia GPU é uma parte fundamental da determinação da Check Point Software para fazer o bom uso de tecnologias de IA para proteger redes e fornecer a maior prevenção em tempo real contra os ataques de Gen V. “Temos de continuar à frente das ameaças emergentes e, para isso, precisamos de tecnologia em evolução que possa identificar e combater as ameaças. Por isso, estamos planejando IA na nossa próxima geração de firewall.”
Quanto a Itai Greenberg, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Check Point Software Technologies, apresentou os planos para 2022 para os três pilares de produtos. Do lado da segurança de rede, destacou as novidades na família Quantum, com especial foco no novo gateway Quantum Lightspeed. “O Quantum Lightspeed redefine a relação preço-desempenho. Oferecemos cinco vezes mais o desempenho da geração de gateways anterior.”
Na linha CloudGuard, Greenberg ressaltou os mais recentes desenvolvimentos na proteção do ambiente de nuvem para DevOps, salientando que a Check Point Software foi o único fornecedor de segurança em nuvem que garantiu proteção preventiva contra a vulnerabilidade Log4j em dezembro de 2021. Já para o acesso seguro do usuário final, ele destacou que a solução Harmony é, na realidade, cinco soluções em uma só, fornecendo uma experiência de segurança consistente, enquanto outros oferecem múltiplos produtos para diferentes tipos de ameaças e vetores de ataque. Greenberg explicou ainda como a solução SASE Harmony Connect é ideal para ambientes de proteção mistos de redes das filiais, usuários remotos e contratados usando dispositivos não gerenciados que precisam do melhor nível de proteção.
A líder da divisão Check Point Research (CPR), Maya Horowitz, vice-presidente de pesquisas da Check Point Software, discutiu o potencial do “ciber poder” exercido pelos pesquisadores da empresa e como eles o utilizam para o bem. “Sobre as organizações que fazem vista grossa ao cibercrime, se o ignorarmos, se não procurarmos saber mais sobre ele, não seremos capazes de nos proteger”, alerta Maya.
Oded Vanunu, head de pesquisa de vulnerabilidade de produtos da Check Point Software, abordou em sua apresentação o Blockchain e os NFTs (Non-fungible tokens), comentando que “Blockchain não é certamente uma tendência passageira e que, de muitas formas, é uma revolução semelhante à que assistimos quando do surgimento da Internet”.
Na edição deste ano, o CPX 360 contou com convidados especiais, como o Chief Security Officer do TikTok, Roland Coultier; o campeão olímpico Usain Bolt que falou sobre o que é preciso para ser o melhor; e com o ator e ativista, George Takei, que comentou sobre a segurança e a natureza tendenciosa das redes sociais.
Legenda foto: Firewall Check Point Quantum Lightspeed
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo