A RD3 Digital, especializada em Realidade Aumentada (RA), desenvolveu uma plataforma online, em parceria com a Omega House, e um app para o Inovamos Expo, a primeira semana de inovação da Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, que construiu um ambiente metaverso 100% virtual, com experiências em RA.
Utilizando o aplicativo oficial para ler os QR Codes espalhados pela cidade virtual, os participantes conseguiam, pela tela do celular ou tablet, reproduzir elementos 3D no ambiente real, com interação por parte do usuário e explicação em áudio, tudo com recursos visuais.
“As pessoas ainda têm um entendimento simples sobre o metaverso, como a ideia de um ambiente virtual onde se pode comprar uma série de coisas, mas podemos usá-lo para o ambiente corporativo, desenvolvendo um metaverso de uma empresa de qualquer segmento, transformá-la em 3D e trabalhar por lá, por exemplo. É um novo conceito que chega com força ao mercado, e esperamos um aumento significativo nesta demanda a partir deste ano”, afirma Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital.
Durante os dias de evento, os colaboradores da empresa foram convidados a entrar no ambiente virtual e “passear” pela cidade, desenhada com um aspecto futurista, de acordo com a visão da Neoenergia. Nesse passeio, ao entrar nos ambientes, o colaborador conheceu novas tecnologias, projetos e soluções inovadoras em busca de um futuro mais sustentável. Além disso, ao clicar no ambiente de auditório, pôde assistir a palestras com lideranças do grupo e convidados externos.
“Esse projeto trouxe algo inédito, juntando o metaverso, algo totalmente novo e ainda em construção, inovador, com a Realidade Aumentada. Mas o uso da Realidade Virtual também surge como opção nessa mistura. Os caminhos são diversos para serem explorados ainda”, revela Magri.
“O Inovamos Expo, no início de dezembro, foi um marco para o Grupo Neoenergia. Ao experimentar a imersão em um metaverso, com conteúdos em Realidade Aumentada, nossos colaboradores puderam vivenciar na prática a Inovação”, adiciona Luiza Zaide, analista sênior de Inovação da Neoenergia.
Em um mercado que pode movimentar R$ 370 milhões anualmente no mundo, segundo projeção da IHS Markit publicada pela Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), o investimento em Realidade Aumentada, somada às inteligências virtual e robótica, foi o “tiro certeiro” durante a pandemia. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada no final do ano passado, 54% das empresas que usam uma das três tecnologias em seus processos internos passaram a lucrar mais ou igualmente ao período anterior à pandemia da Covid-19.
Realidade Aumentada ganha força
A RA possibilitou que diversas empresas, como Snapchat e Instagram, criassem ferramentas para “viralizar” nas mãos dos usuários. Nos games, o Pokémon GO se tornou um case de sucesso ao levar milhares de pessoas às ruas para caçar os “monstrinhos”. No varejo, sites de móveis usam a tecnologia para criar ambientes, utilizando a estrutura física onde o usuário se encontra e projetando objetos virtuais realistas, como um sofá ou cadeira, em tamanho verdadeiro e com cores e detalhes idênticos ao produto real, o que tira a obrigação da visita física à loja.
Segundo Magri, a maior prova do sucesso da RA é o interesse de empresas gigantes. “Tendo nomes do mundo tecnológico, como Apple, Google e Facebook, desenvolvendo sistemas próprios de RA, nos mostra o tamanho dessa tendência no mundo. Sem dúvidas, o investimento em tecnologia no geral aumentou no planeta, principalmente em RA”, explica.
Com 15 projetos simultâneos em andamento, a RD3 Digital fechou o ano de 2021 com mais de 50% de crescimento com relação a 2020, abrindo portas para o processo de spin off da mesma e, consequentemente, estruturando o crescimento em mercados específicos. “O metaverso, junto com a tecnologia de RA, tem a capacidade de integração entre elementos físicos e virtuais. Cada vez mais, as pessoas buscam informações, interações e experiências com seu smartphone, e a Realidade Aumentada, assim como a Realidade Virtual, possibilita que as marcas impactem, interajam, materializem produtos a distância, ”gamifiquem” ações, encantem pessoas e muitas outras estratégias de marketing”, conclui.
Serviço
www.rd3.digital
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo