book_icon

Nomus executa diagnóstico gratuito em indústrias de pequeno e médio porte

Em janeiro, a empresa de tecnologia de gestão disponibilizou seu especialista para uma sessão particular para diagnóstico e planejamento para 2022

Nomus executa diagnóstico gratuito em indústrias de pequeno e médio porte

A boa gestão e definição de estratégias para o setor industrial são pontos fundamentais para que empresas do ramo sejam bem-sucedidas. Para evoluir essa questão e ajudar o setor a se desenvolver, a Nomus, especializada em sistemas de gestão industrial, realizou a primeira edição do Diagnóstico Industrial 360. Foram selecionadas cerca de 20 indústrias, de todo o País, para receberem uma sessão de consultoria particular para diagnóstico de seu diretor comercial, Thiago Leão. O executivo é Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui mais de 13 anos de experiência no ramo industrial.

O objetivo do Diagnóstico Industrial 360 é ajudar as lideranças das indústrias a identificarem as áreas com mais gargalos, enxergar as oportunidades de melhorias e discutir ações para serem implementadas. Para tanto, a Nomus esteve com empresas de segmentos diversos, como fabricantes de máquinas e equipamentos, do ramo plástico e químico, por exemplo. Após a reunião individual de uma hora com o especialista, foi elaborado um diagnóstico para orientar ao líder ou gestor os pontos principais que podem entrar em um planejamento de ação para 2022.

Como principal resultado, foi observado que ainda há uma carência na atualização da gestão dentro deste setor para acompanhar a competitividade do mercado atual 

Neste processo, participaram indústrias de pequeno e médio porte com níveis diferentes de maturidade de gestão. Como principal resultado, foi observado que ainda há uma carência na atualização da gestão dentro deste setor para acompanhar a competitividade do mercado atual, conforme explica Thiago. “Notamos que existe uma deficiência, em especial, na definição de processos. Outro ponto é que também a falta de digitalização, porque o uso de papel e planilhas ainda são uma realidade em muitas indústrias. Algumas até possuem uma ferramenta de gestão, mas não exploram todo o potencial por falta de conhecimento ou ineficiência no processo”, afirmou.

Outra observação feita por Thiago foi a carência de investimento na parte de gerenciamento e atualização dos colaboradores. O executivo explica que “frequentemente, o gestor do ramo industrial foca apenas na aquisição de maquinário com tecnologia de ponta para obter melhores resultados, o que não é tão assertivo. É importante aprimorar a eficiência investindo também em gestão e capacitação para que as decisões sejam tomadas de forma rápida e com mais segurança”. A rotina de feedback periódico individual ou em grupo aproxima a equipe e melhora a comunicação, o que é fundamental para atingir bons resultados, e é outro ponto ressaltado pelo engenheiro.

Por fim, a última observação se deu na qualificação das pessoas. “A mentalidade de que a tecnologia pode substituir a presença humana ainda existe nesse setor e precisamos deixar claro o quanto a tecnologia, na verdade, ajuda as pessoas nesse contexto. Os recursos tecnológicos existentes surgem para aprimorar o trabalho desempenhado pelos colaboradores, deixando atividades mais operacionais para sistemas, como o ERP e PCP”, prossegue Thiago. “Esperamos que o nosso diagnóstico impulsione a gestão dessas empresas e que possamos agregar valor ao ramo industrial como um todo”, finaliza.

Serviço
www.nomus.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.