book_icon

Centro de Distribuição da Unifique recebe Certificação Lixo Zero

O CD da operadora catarinense passou por uma auditoria do ILZB, o qual constatou um índice de desvio de aterro sanitário e industrial de 99,3%

Centro de Distribuição da Unifique recebe Certificação Lixo Zero

A Unifique, operadora catarinense de Telecomunicação, recebeu o Certificado Lixo Zero pela excelência no tratamento de resíduos em seu Centro de Distribuição (CD), em Timbó, Santa Catarina. Segundo a empresa, as boas práticas corporativas e ambientais já são parte do dia a dia das unidades da operadora, fortalecendo a conformidade com os conceitos ESG (Environmental, Social and Governance). As condutas do projeto Lixo Zero, que levou 9 meses de implantação, passaram por um processo de certificação, realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), representante no país da certificadora ZWIA – Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

Para a obtenção do selo Lixo Zero, o Centro de Distribuição da operadora passou por uma auditoria do ILZB, o qual constatou que a operadora alcançou o índice de desvio de aterro sanitário e industrial de 99,3%. Esse percentual é o estado da arte e ultrapassou a exigência mínima do instituto, que é de 90%.

A Certificação Lixo Zero é a única em vigor atualmente no País reconhecida pela ZWIA. Tem o objetivo de promover alternativas para evitar que os resíduos sólidos sejam enviados a aterros ou incineração e prejudiquem o meio ambiente

A logística do descarte e destinação de materiais no CD da Unifique foi auditada por uma equipe do instituto, que incluiu também a análise dos processos internos referentes a fornecedores e empresas recicladoras ou reutilizadoras de materiais, que têm contrato com a operadora. “Toda a cadeia que trabalha no CD da Unifique deve seguir as mesmas normas de boas práticas. Para isso, treinamos nossos cerca de 200 colaboradores diretos e de empresas terceirizadas para que todos trabalhem em conformidade com as regras de sustentabilidade dos materiais que chegam e saem do nosso CD.”, afirma Anelise Tambosi Sdrigotti, assessora da presidência da Unifique e responsável pela implementação do selo Lixo Zero.

“Práticas sustentáveis estão totalmente em concordância com nossos valores e com o jeito de ser Unifique. A Certificação Lixo Zero vem somar às boas práticas sociais e ambientais promovidas na companhia e fortalecer nossa contribuição para inspirar e levar essas ações para toda a comunidade”, afirma Fabiano Busnardo, CEO da operadora.

Os resíduos analisados foram materiais de rede e de transmissão de Internet e acesso à TVHD, como roteadores e fios utilizados na implementação da rede de fibra óptica, além de resíduos vindos dos POPs (Pontos de Presença), locais onde ficam os equipamentos de Telecomunicações que permitem o acesso local à Internet. A destinação de outros materiais operacionais como papel, papelão, madeira, isopor, e plástico também foram auditados.

Ao longo de 2022, outras áreas, unidades e lojas da Unifique vão passar pelo mesmo processo de certificação e conquista do selo Lixo Zero. Cada uma dessas áreas tem suas especificidades e deverão seguir as recomendações do ILZB.

A Certificação Lixo Zero é a única em vigor atualmente no País reconhecida pela ZWIA. Tem o objetivo de promover alternativas para evitar que os resíduos sólidos sejam enviados a aterros ou incineração e prejudiquem o meio ambiente.

Conforme os princípios da ZWIA, em consonância com o conceito ESG, todos os materiais descartados são recursos; todos os resíduos gerados na área a ser certificada não devem ser queimados em temperaturas acima de 100°C (incineração, coprocessamento, reaproveitamento energético, exceto para os materiais renováveis como madeiras descartadas) ou enterrados nos aterros sanitários.

Serviço
www.unifique.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.