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Vendas de tablets e chromebooks tiveram queda no quarto trimestre, diz IDC

As remessas de tablets encolheram quase 12% no último trimestre, mas cresceram 3% no ano; o tombo nas vendas de chromebooks foi de 63% no 4T21

Vendas de tablets e chromebooks tiveram queda no quarto trimestre, diz IDC

As vendas mundiais de tablets atingiram 46 milhões de unidades durante o quarto trimestre de 2021 (4T21), registrando uma queda pela segunda vez desde o início da pandemia em 2020. As remessas caíram 11,9% ano a ano no 4T21 à medida que a demanda desacelerou, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. Para todo o ano de 2021, as remessas totais de tablets aumentaram 3,2% ano a ano e atingiram 168,8 milhões de unidades, o nível mais alto do mercado desde 2016. Enquanto isso, as remessas de chromebooks caíram 63,6% ano a ano no 4T21, mas conseguiram crescer 13,5% para o ano completo.

A oferta tem sido incomumente apertada para os chromebooks, pois a escassez de componentes levou os fornecedores a priorizar as máquinas Windows, devido aos seus preços mais altos

“Embora 2021 tenha sido um ótimo ano para o mercado de tablets, as vendas começaram a desacelerar, pois o mercado ultrapassou o pico de demanda em muitas regiões”, disse Anuroopa Nataraj, analista sênior de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “No entanto, as remessas em um futuro próximo permanecerão acima dos níveis pré-pandêmicos, pois o aprendizado virtual, o trabalho remoto e o consumo de mídia continuam sendo prioridades para os usuários”.

“Grande parte da demanda inicial por chromebooks foi saciada em mercados primários, como EUA e Europa, e isso levou a uma desaceleração nas remessas gerais. No entanto, a demanda de chromebooks em mercados emergentes teve um crescimento contínuo no ano passado”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “A oferta também tem sido incomumente apertada para os chromebooks, pois a escassez de componentes levou os fornecedores a priorizar as máquinas Windows devido aos seus preços mais altos, suprimindo ainda mais as remessas de chromebooks em escala global”, completou.

Em todo o ano passado, as remessas de tablets somaram 168,8 milhões de unidades, crescendo 3,2% em comparação a 2020. A Apple encabeçou o ranking, com 57,8 milhões de dispositivos vendidos, market share de 34,2% e crescimento de  8,4% em comparação a 2020. A Samsung ficou na segunda colocação, com 30,9 milhões de unidades vendidas, participação de 18,3% no mercado e crescimento de 3,8% no ano. A terceira colocada foi a Lenovo, com 17,7 milhões de tablets vendidos, market share de 10,5% e crescimento de 19,2% sobre o ano anterior.

Já em relação aos chromebooks, os fabricantes venderam no ano 37 milhões de unidades, um crescimento de 13,5% em comparação a 2020. O quarto trimestre foi fraco, com as vendas caindo 63,6%, perfazendo remessas de 4,8 milhões. A HP aparece em primeiro lugar no ranking, com 10,2 milhões de unidades vendidas no ano, um aumento de 9,3% e market share de 27,7%. A Lenovo vem em seguida,com remessas de 8,3 milhões, aumento de 23,4% no ano e participação de 22,4% no mercado. Aterceir colocação ficou com a Acer, com 6,4 milhões de equipamentos vendidos no ano, crescimento de 4,6% e market share de 17,3%.

Serviço
www.idc.com

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