book_icon

Check Point constata que ataques cibernéticos contra redes corporativas no mundo aumentaram

No final de 2021, a Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, uma fornecedora de soluções de cibersegurança global, observou que os ataques cibernéticos contra as redes corporativas aumentaram impressionantes 50% em relação ao ano anterior

Check Point constata que ataques cibernéticos contra redes corporativas no mundo aumentaram

Todos os anos, desde 2006, em 28 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Proteção de Dados, data em que o importante é ressaltar a segurança de todas as informações pessoais e corporativas. No final de 2021, a Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, uma fornecedora de soluções de cibersegurança global, observou que os ataques cibernéticos contra as redes corporativas aumentaram impressionantes 50% em relação ao ano anterior.

O setor de educação e pesquisa foi o mais atingido no mundo, com uma média de 1.605 ataques por semana às organizações deste setor, seguido pelos setores governo/instituições governamentais, empresas de comunicação e provedores de serviços de Internet. Até mesmo os ataques ao setor de saúde aumentaram 71% nos níveis pré-pandemia, mostrando que nada está fora dos limites para os cibercriminosos.

No Relatório de Cibersegurança de 2022, elaborado pela Check Point Research (CPR), também foi observado que o e-mail se tornou um vetor cada vez mais popular para distribuir malware durante a pandemia  

As estatísticas sobre o Brasil, levantadas pela CPR, apontaram que em média ocorreram 1.046 ataques semanais às organizações em geral, um aumento de 77% comparando os períodos de 2020 a 2021. Os setores mais atacados no Brasil no ano passado foram: 1° Varejo/Atacado: 2.158 ataques por semana às organizações (238%); 2° Saúde: 1.685 ataques (64%); 3° Governo/Militar: 1.495 ataques (55%).

No Relatório de Cibersegurança de 2022, elaborado pela Check Point Research (CPR), também foi observado que o e-mail se tornou um vetor cada vez mais popular para distribuir malware durante a pandemia, agora respondendo por 84% da distribuição de malware. Além do mundo corporativo, ficou igualmente claro que ataques em grande escala a infraestruturas críticas, como o incidente à US Colonial Pipeline, tiveram um impacto muito real no dia a dia das pessoas, ameaçando até mesmo sua sensação de segurança física.

O Dia da Privacidade de Dados, ou Dia da Proteção de Dados, é o momento perfeito para indivíduos e empresas avaliarem seus protocolos de higiene e segurança de dados para garantir que suas informações sejam mantidas o mais seguras e protegidas possível.

A Check Point Software inicia 2022 com uma nova direção estratégica que segue o mantra: Você merece a melhor segurança (You Deserve the Best Security). Embora a adoção do tipo de práticas recomendadas de segurança promovidas pelo Dia da Proteção de Dados seja vital, é apenas uma linha de base.

“O Dia da Proteção de Dados é o momento perfeito para usuários e empresas avaliarem seus protocolos de segurança cibernética no que diz respeito à proteção de dados, com o objetivo de garantir que suas informações sejam mantidas o mais seguras possível”, destaca Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil. “Sabemos que as empresas não podem se contentar com o ‘segundo melhor’ quando se trata de se defender em um cenário de ameaças em constante evolução. Neste sentido, a Check Point Software trabalha intensamente no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de ponta, como os recém-lançados firewalls Quantum Lightspeed e nos novos recursos da solução Harmony Connect SASE, e porque cada uma das soluções de software é alimentada pela plataforma global de inteligência de ameaças em tempo real da Check Point Software”, reforça Fernando de Falchi.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.