book_icon

Segurança cibernética é a principal área de investimento em tecnologia, diz IDC

Os investimentos em gerenciamento de dados de clientes e integração de sistemas vieram logo em seguida, segundo o estudo Future Enterprise Resiliency and Spending

Segurança cibernética é a principal área de investimento em tecnologia, diz IDC

Os resultados recentes da pesquisa Future Enterprise Resiliency and Spending (FERS) da International Data Corporation (IDC) revelam que o futuro dos investimentos em tecnologia dos ecossistemas da indústria ainda está em estágio inicial, com as atualizações de segurança cibernética continuando a ser o principal facilitador de TI, à medida que as organizações estendem seus ecossistemas dentro e fora de seus setores e migram para modelos de negócios de dados, aplicativos e operações compartilhados. Os investimentos em gerenciamento de dados de clientes e integração de sistemas vieram logo em seguida.

As empresas que investem em seus ecossistemas – tratando-os como blocos de construção que agregam valor – serão mais capazes de se ajustar às mudanças do mercado e identificar oportunidades competitivas

Impulsionados pela economia de plataforma que surgiu nos últimos cinco anos, os modelos de negócios do setor estão se transformando de cadeias de valor lineares para ecossistemas integrados, aproveitando dados e insights compartilhados, aplicativos, operações e conhecimentos. No futuro dos ecossistemas da indústria, as organizações devem continuar a reconhecer e reagir às tendências disruptivas formando – ou fortalecendo – parcerias que vão além de seus respectivos setores para gerar valor, construir resiliência, promover inovação e antecipar ameaças e oportunidades. As empresas que investem em seus ecossistemas – tratando-os como blocos de construção que agregam valor – serão mais capazes de se ajustar às mudanças do mercado e identificar oportunidades competitivas.

Embora a segurança cibernética tenha sido identificada como a principal área de investimento em todas as regiões, ela não foi uniforme – 46% dos entrevistados da América do Norte identificaram a segurança cibernética como uma prioridade, impulsionada por altos níveis de investimento em aplicativos e infraestrutura em Nuvem. Por outro lado, apenas 28% e 32% dos entrevistados na região EMEA e Ásia/Pacífico identificaram a segurança cibernética como uma das principais áreas de investimento.

Muito atrás nos resultados da pesquisa estavam os investimentos em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (AI/ML). Na América do Norte, apenas 13% dos entrevistados identificaram IA/ML como uma prioridade de investimento; os resultados da pesquisa na Ásia/Pacífico (15%) e EMEA (19%) foram semelhantes. Os investimentos em Blockchain e tecnologias de Nuvem baseadas em Borda também foram prioridades relativamente baixas em todas as regiões.

“Ainda estamos em uma fase de versão 1.0 de investimento em TI para o futuro dos ecossistemas da indústria”, disse Jeffrey Hojlo, vice-presidente de Pesquisa Futuro de Ecossistemas Industriais e Estratégias de Inovação de Produto. “À medida que as iniciativas de Transformação Digital amadurecem para incluir um conjunto variado de parceiros e conhecimentos externos, as organizações expandirão o investimento além da segurança cibernética para atender aos requisitos de inovação, monetização de dados e sustentabilidade por meio de aplicativos, análises, gerenciamento de dados de clientes e tecnologias baseados em Nuvem”, comentou.

Em 8 de fevereiro, a IDC promoverá o webinar Future of Industry Ecosystems, Industry Ecosystems Reorient for Purpose, Profit, and Digital Transformation, que analisa como uma proporção maior da capacidade de uma organização de gerar valor estará vinculada à sua participação em uma nova economia e novos ecossistemas.

Serviço
www.idc.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.