book_icon

Nova tecnologia de superfície inteligente da NEC melhora serviços 5G

Fato abre caminho para a introdução de serviços 5G de baixa latência e o desenvolvimento do 6G, controlando e fornecendo sinais sem fio fortes e consistentes em espaços abertos

Nova tecnologia de superfície inteligente da NEC melhora serviços 5G

A NEC Laboratories Europe anunciou que alcançou um marco importante no avanço das comunicações sem fio ao desenvolver o primeiro protótipo funcional de uma superfície inteligente totalmente passiva. Isso abre caminho para a fabricação de superfícies inteligentes e a introdução de serviços celulares 5G de baixa latência, controlando e fornecendo sinais sem fio fortes e consistentes em espaços abertos.

Segundo a empresa, os sinais sem fio são inerentemente instáveis ​​em grandes ambientes: a intensidade do sinal limitada e os objetos dentro das zonas sem fio afetam o alcance do sinal e interferem na conectividade do dispositivo. Isso pode afetar a operação de aplicativos existentes e está retardando a implementação de serviços 5G de alta velocidade e o design da arquitetura 6G.

Uma vez comercializadas, as superfícies inteligentes serão integradas às redes sem fio existentes, reduzindo bastante os custos de instalação e manutenção existentes para as operadoras de telecomunicações locais

Superfícies inteligentes, também conhecidas como superfícies inteligentes reconfiguráveis ​​(RISs), são matrizes de material eletrônico programável que controlam e amplificam sinais sem fio em um ambiente direcionado. Eles podem se conectar à maioria das superfícies e transmitir sinais sem fio para áreas específicas: isso permite que diferentes zonas e serviços sejam configurados em apenas alguns ambientes de comunicação sem fio.

“As superfícies inteligentes são incrivelmente versáteis e ideais para criar redes públicas e privadas em grandes espaços abertos, como estações de trem, áreas comerciais e fábricas conectadas por 5G. Isso abre novas oportunidades de negócios para provedores de serviços. para implementar serviços 5G de baixa latência que sejam contextualmente relevantes e específicos do local. Uma vez realizados, a simplicidade desses dispositivos acelerará o planejamento da arquitetura 6G”, afirmou Vincenzo Sciancalepore, principal cientista de pesquisa da NEC.

Comercialização

As superfícies inteligentes da NEC melhoram a tecnologia RIS atual por serem totalmente passivas, sem componentes de radiofrequência ativos, o que reduz o consumo geral de energia e a quantidade de eletrônicos que precisam ser impressos. Isso significa custos de produção mais baixos e uma pegada de carbono menor. “As superfícies inteligentes podem ser projetadas para colar em qualquer coisa para direcionar e amplificar sinais sem fio em espaços abertos, mas até agora seu custo de fabricação impediu uma consideração séria de uso. Com esse problema resolvido, agora temos um roteiro realista para comercialização rápida, o que representa um verdadeiro marco ‘eureka’ para comunicações sem fio”, comentou Xavier Costa, chefe do Grupo de Pesquisa 6G da NEC Laboratories Europe.

Os protótipos de superfícies inteligentes de terceiros existentes apresentam grandes desvantagens, como latência de reconfiguração, complexidade do circuito e alto consumo de energia. Em contraste, as superfícies inteligentes da NEC melhoram o design eletrônico RIS padrão, tornando-o mais simples e aumentando a velocidade de reconfiguração do dispositivo. “Uma taxa de reconfiguração mais rápida permitirá que uma superfície inteligente se conecte diretamente à arquitetura de rede compatível com O-RAN existente, onde quase em tempo real, o RAN Intelligent Control (RIC) pode trocar informações diretamente com o dispositivo e alterar sua configuração”, disse Sciancalepore.

Uma vez comercializadas, as superfícies inteligentes serão integradas às redes sem fio existentes, reduzindo bastante os custos de instalação e manutenção existentes para as operadoras de telecomunicações locais. A tecnologia permitirá uma maior precisão dos sistemas de geolocalização internos, fornecerá forte proteção de campo eletromagnético (EMF) em áreas públicas e ajudará a fornecer serviços personalizados e aprimorados para os usuários finais.

Serviço
www.neclab.eu

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.