book_icon

Usuários de energia solar adotam dispositivo de Inteligência Artificial para reduzir consumo

Tecnologia desenvolvida pela Sun Mobi já é utilizada em várias residências e empresas do Interior de São Paulo e ajuda a reduzir em cerca de 15% consumo de eletricidade

Usuários de energia solar adotam dispositivo de Inteligência Artificial para reduzir consumo

Os assinantes de energia solar no Interior de São Paulo, que utilizam créditos das usinas da Sun Mobi na região, contam com mais uma tecnologia que ajuda na redução na conta luz neste período de escalada nas tarifas de eletricidade no País. Os consumidores residenciais e empresariais possuem um dispositivo de Inteligência Artificial que monitora em tempo real o consumo de eletricidade do local.

O aparelho, oferecido sem custo aos assinantes da Sun Mobi, acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o consumidor para evitar desperdícios e reduzir o gasto. O uso da energia solar via assinatura integrado com a tecnologia de monitoramento pode reduzir a conta de luz dos consumidores em cerca de 15%.

O equipamento é um sensor instalado no quadro de luz do cliente

A Sun Mobi possui dois empreendimentos solares no estado de São Paulo, em Porto Feliz e Araçoiaba da Serra, que atendem consumidores de 27 municípios dentro da área de concessão da CPFL Piratininga, incluindo Santos, São Vicente, Praia Grande, Itu, Jundiaí, Sorocaba e Porto Feliz, entre outros. O modelo de assinatura da empresa, que pode ser contratado da mesma forma que é feito com a internet ou a TV à cabo, tem como foco principal os pequenos comércios e empresas de serviço, como restaurantes, padarias, açougues e mercados, por exemplo.

Nos estabelecimentos comerciais, os relatórios mostram que os maiores vilões no gasto com energia são ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Já nas residências, a atenção deve se voltar para chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.

O equipamento é um sensor instalado no quadro de luz do cliente. A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus assinantes. Aqueles que ocupam edificações menores, com gasto de até 1.000 kWh por mês, recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já para os clientes de maior porte, o monitoramento é feito de forma online via aplicativo.

“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo. Na prática, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento reflete uma grande medida de eficiência energética implementada nas residências, comércios, indústrias e propriedades”, explica Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido.

Serviço
www.sunmobi.com.br.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.