book_icon

Tecnologia voltada para micro e pequenas empresas estimula maturidade digital

Recurso usado por grandes corporações está disponível para pequenos negócios

Tecnologia voltada para micro e pequenas empresas estimula maturidade digital

O cenário dos últimos anos levou a um grande movimento de digitalização e abertura de novos negócios. De acordo com dados do Governo Federal, em 2021 foram abertas 3.782.437 novas empresas. As micro e pequenas empresas são peças fundamentais para a recuperação econômica do País, responsáveis por cerca de 71% dos empregos gerados no Brasil, segundo levantamento do Sebrae, com base nos dados do Ministério da Economia. Considerando a importância das MPEs e a relevância da tecnologia para a saúde dos negócios, a Microsoft anunciou no final de 2021, o Teams Essentials, desenvolvido para companhias de pequeno porte.

O diretor de tecnologia da InfoWorker Tecnologia, Frederico Stockchneider, afirma que esse lançamento vem para impulsionar a digitalização que ainda é necessária nas MPEs. Essa demanda é confirmada por uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) que indica que, quando se refere a micro e pequenas empresas, 66% dos negócios ainda estão nos primeiros estágios de implementação de tecnologia.

Mais dos que facilitar atividades diárias com a digitalização, a ideia é que o sistema ajude a promover a profissionalização dessas empresas, expandindo a capacidade de comunicação, a segurança e especialmente permitindo a cada organização focar em seu negócio principal  

“Recursos que antes eram acessíveis principalmente para as grandes empresas, estão disponíveis para os empreendimentos menores com o Teams Essentials”, afirma. Ele conta que o programa apresenta uma solução completa tanto para empresas quanto para prestadores de serviço, oferecendo desde ferramentas de comunicação, colaboração e organização, assim como o Teams tradicional, com a vantagem de ser mais simples, intuitivo e muito mais barato. A expectativa de Stockchneider é que o recurso ajude a suprir um déficit para esse grupo empresarial.

A pesquisa, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), aponta que 18% das MPEs ainda estão no nível analógico, enquanto 48% são emergentes e apenas 34% estão mais anaçadas. Stockchneider acredita que um dos principais motivos para isso é que as MPEs não têm conhecimento das tecnologias disponíveis que se encaixem nos seus orçamentos.

Profissionalização
“Mais dos que facilitar atividades diárias com a digitalização, a ideia é que o sistema ajude a promover a profissionalização dessas empresas, expandindo a capacidade de comunicação, a segurança e especialmente permitindo a cada organização focar em seu negócio principal”, explica o especialista. Com os recursos do Teams Essentials, Stockchneider conta que as MPEs podem promover reuniões, treinamentos, lives e até eventos online com limite de 300 pessoas, além de dispor da segurança e suporte padrão da Microsoft.

O Teams Essentials oferece também a possibilidade de integração de documentos e calendários, chats para a equipe e um visual profissional que reúne todos esses recursos. “Esses são pontos importantes quando falamos em profissionalização de uma empresa e são essenciais para o crescimento de um negócio”, afirma.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.